Saiba mais sobre O Hobbit, Senhor dos Anéis…

Lançado o livro “J.R.R. Tolkien the esperantist Before the arrival of Bilbo Baggins”

Foi lançado hoje (14 de julho de 2017) o livro J. R. R. Tolkien the Esperantist. Before the arrival of Bilbo Baggins (J.R.R. Tolkien o Esperantista. Antes da chegada de Bilbo Bolseiro). Depois de sua edição original em italiano J. R. R. Tolkien l’esperantista. Prima dell’arrivo di Bilbo Baggins, agora é publicada em Inglês.

Publicado pela editora Cafagna, J. R. R. Tolkien the Esperantist  é uma coletania de ensaios de renomados estudiosos de Tolkien: Oronzo Cilli, Arden R. Smith; Patrick H. Wynne. O livro incluí o prefácio de John Garth e contribuição de Tim Owen, secretário da Esperanto Association of Britain (Associação Esperantista Britânica).

As informações oficiais do lançamento do livro, fornecidas ao site Tolkien Brasil pelo autor Oronzo Cilli, são as seguintes:

O livro contém estudos de Arden R. Smith, Patrick H. Wynne e Oronzo Cilli, que restabelecem as ligações que existiam entre o autor de O Senhor dos Anéis, J. R. R. Tolkien e a língua planejada Esperanto, criada por L. L. Zamenhof.

O ensaio de Smith e Wynne, publicado originalmente na revista Anglo-americana Seven (2000), apresenta os primeiros experimentos de Tolkien com as línguas artificiais (Animalico, Nevbosh e Naffarin) e analisa em profundidade seu encontro inicial com o Esperanto, como mencionado em um caderno de 1909, que ele chamou de “Livro do Foxrook”. Os dois estudiosos americanos analisam com precisão e visão excepcional todos os conceitos e símbolos observados por Tolkien refletindo sobre o seu ensaio “A Secret Vice” [Um Vício Secreto], publicado a título póstumo por seu filho, Christopher.

O ensaio de Cilli abrange dois períodos da vida de Tolkien, começando com o período de 1907 a 1909, em que Tolkien encontrou o esperanto pela primeira vez em sua juventude, através do corpo de treinamento dos oficiais e do movimento escoteiro de Lord Baden-Powells. O segundo período abrange 1930 a 1933 e o envolvimento de Tolkien no movimento esperantista britânico, graças ao surgimento de novas informações até então desconhecidas. Cilli começa com a celebração do Congresso Mundial de Esperanto em Oxford, em 1930, que contou com a presença do Inkling Ronald Buchanan McCallum e termina com o Congresso britânico de Esperanto de Oxford, em 1933, no qual Tolkien foi nomeado como Patrono. Graças à pesquisa de Cilli, está incluído um documento anteriormente desconhecido em estudos de Tolkien, The Educational Value of Esperanto, assinado por Tolkien ao lado de outros acadêmicos britânicos eminentes da época.

Uma contribuição de Tim Owen da Esperanto Association of Britain ( Associação Esperantista Britânica) enriquece o livro, que acrescenta detalhes biográficos sobre Tolkien e seu interesse em línguas, e adiciona informações sobre como ele constrói seu Legendarium, fornecendo o contexto do Esperanto na época em que Tolkien o conheceu.

O Prefácio é confiado a John Garth, um dos estudiosos mais importantes da vida e obra de J.R.R. Tolkien e autor dos livros Tolkien and the Great War: The Threshold of Middle-earth (HarperCollins, 2003) e Tolkien at Exeter College (Exeter College, 2014).

O livro é importante para todos os leitores de J.R.R. Tolkien que pretendem entender mais sobre sua vida e sobre como ele desenvolveu suas próprias línguas que depois foram utilizadas no seu legendarium como a língua dos elfos, humanos e anões.

Mais informações sobre o livro podem ser lidas AQUI e o livro pode ser adquirido diretamente pela editora AQUI.

 

Facebooktwittergoogle_plusredditby feather

Deixar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: