Saiba mais sobre O Hobbit, Senhor dos Anéis…

O parentesco entre Bilbo e Frodo – Por Ronald Kyrmse

Ronald Kyrmse é membro da Tolkien Society e do grupo de estudos dos idiomas élficos "Quendili", estudioso de Tolkien há mais de 30 anos e membro fundador do primeiro grupo de entusiastas tolkienianos do Brasil, tendo colaborado como consultor ou tradutor em quase todas as publicações de Tolkien no Brasil.

Ronald Kyrmse é membro da Tolkien Society e do grupo de estudos dos idiomas élficos “Quendili”, estudioso de Tolkien há mais de 30 anos e membro fundador do primeiro grupo de entusiastas tolkienianos do Brasil, tendo colaborado como consultor ou tradutor em quase todas as publicações de Tolkien no Brasil.

 

Publicado em 13/01/2016.

bilbo_and_frodo_by_mensuramjr-d706lca Nota do editor (Sérgio Ramos): os hobbits Bilbo e Frodo são parentes duas vezes, pois seus antepassados vêm de duas distintas famílias do Condado: os Bolseiros e os Tûks. Por causa disso, muitas pessoas se confundem e não sabem direito qual realmente é o grau de parentesco entre ambos. Ronald Kyrmse, ainda em 2005, dissecou a questão confeccionando os gráficos e comentários abaixo, onde ele explica em inglês e português os graus de “primalidade” entre os hobbits (publicados aqui pela primeira vez com sua graciosa permissão).

..:::::…..

PARENTESCO ENTRE BILBO E FRODO

FAMÍLIA BOLSEIRO:

Primos em 4º Grau

Família Bolseiro - Primos em 4º Grau (clique para ampliar).

Família Bolseiro – Primos em 4º Grau (clique para ampliar).

 

FAMÍLIA TÛK:

Primos em 2º Grau

Família Tûk - Primos em 2º Grau.

Família Tûk – Primos em 2º Grau (clique para ampliar).

RELAÇÕES ENTRE PRIMOS

Em português, de acordo com as definições do Dicionário Eletrônico Houaiss da Língua Portuguesa 1.0:

primo em segundo grau [2ª definição] = primo do pai ou da mãe de um indivíduo em relação a este

primo em terceiro grau = filho de um primo em segundo grau de um indivíduo, em relação a este; primo terceiro e da hipótese – comumente aceita – de que o filho de um primo em grau n é primo em grau n+1 *

Em inglês:

first, second, third, … cousins estão uma, duas, três, … gerações abaixo dos seus antepassados que são irmãos entre si

once, twice, … removed conta o número de gerações que um dos ramos está abaixo do outro

Nota:

* É bem verdade que o Código Civil brasileiro (art. 1594) define que “Contam-se, na linha reta, os graus de parentesco pelo número de gerações, e, na colateral, também pelo número delas, subindo de um dos parentes até ao ascendente comum, e descendo até encontrar o outro parente.” Isso faz dos primos-irmãos, 2ºs, 3ºs parentes em 4º, 5º, 6º grau, e assim por diante; mas tal definição não é a usada na linguagem coloquial.

Facebooktwittergoogle_plusredditby feather
  • Mailson Silva Sena

    Valeu!