Saiba mais sobre O Hobbit, Senhor dos Anéis…

“J. R. R. Tolkien, o Esperantista” – novo livro biográfico de Tolkien

Capa do livro "Tolkien, o Esperantista - Antes da Chegada de Bilbo Bolseiro".

Capa do livro “J. R. R. Tolkien, o Esperantista – Antes da Chegada de Bilbo Bolseiro” (clique para ampliar).

Por: Sérgio Ramos

Foi anunciado por Oronzo Cilli, renomado tolkienista italiano, em seu BLOG que já está em pré-venda o livro “J. R. R. Tolkien, o Esperantista – Antes da Chegada de Bilbo Bolseiro”, co-escrito por Arden Smith e Patrick Wynne.

O novo livro trata da relação de Tolkien com a língua Esperanto. Inclusive, já publicamos um artigo de Cilli sobre isso AQUI.

O ensaio assinado por Smith e  Wynne, já publicado na revista Seven (The Marion E. Wade Center, 2000) e pela primeira vez traduzido para o italiano, apresenta as primeiras experiências de Tolkien com as línguas inventadas (AnimalicoNevbosh e Naffarin) e uma análise aprofundada da primeira abordagem ao esperanto mantidos em seu caderno de anotações de 1909, intitulado Livro de Foxrook. Os dois estudiosos americanos analisam, com precisão rara e competência, cada conceito e sinal observado por Tolkien, adicionando reflexões sobre seu ensaio A Secret Vice, publicado postumamente por seu filho Christopher.

Em seu ensaio, Oronzo Cilli vai reconstruir dois momentos da vida de Tolkien: entre 1907 e 1909 e entre 1930 e 1933. O primeiro momento trata das primeiras abordagens com a língua Esperanto e a participação no Officers´ Trainng Corps  e no movimento escoteiro do General Robert Baden-Powell em Birmingham. O segundo, da participação ativa no movimento esperantista britânico graças a descoberta de novas informações até então desconhecidas. Cilli abrange os anos que viram as celebrações em Oxford do Congresso Universal de Esperanto (1930), em que também participou o membro dos Inklings, Ronald B. McCallum, e o Congresso de Esperanto Britânico (1933), que teve Tolkien citado entre os patronos. Aqui também tem o documento, até agora inédito, o Valor Educativo do Esperanto, assinado em maio de 1933 pelo próprio Tolkien, juntamente com outros eminentes acadêmicos britânicos.

Enriquecendo o livro, que é uma contribuição valiosa para o estudo biográfico de Tolkien e seus interesses linguísticos, há dois artigos assinados por Renato Corsetti, da Federação Italiana de Esperanto, e Tim Owen, da Associação Britânica de Esperanto.

O Prefácio é escrito por John Garth, um dos mais importantes estudiosos da obra e vida de J. R. R. Tolkien, autor de Tolkien and The Great War. 

O livro contém 160 páginas e será lançado pela editora italiana Cafagna, com a permissão da Tolkien Estate, pelo valor de € 15,00. <ATUALIZAÇÃO: a versão em inglês da obra será lançada já no início de 2016, segundo informação de Oronzo Cilli>.

Para mais informações sobre o lançamento, seus autores e como adquirir, veja AQUI.

Facebooktwittergoogle_plusredditby feather

Deixar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: