Saiba mais sobre O Hobbit, Senhor dos Anéis…

Tolkien em Histórias em Quadrinhos!

 

 tolkien quadrinhos

 

Existem poucas histórias em quadrinhos que, oficialmente, adaptaram as obras de Tolkien. Conhecemos apenas a adaptação do Hobbit feita por Charles Dixon e ilustrada por David Wenzel, e outra feita do Senhor dos Anéis (mas questionável em questões de direitos autorais).

O pouco número de HQs baseadas nas obras de Tolkien é realmente algo complicado, pois as histórias são complexas e deveriam ser simplificadas para se adequar a esse formato e acredita-se que Christopher Tolkien, como atual gestor dos direitos autorais dos livros de Tolkien, parece não concordar com esse tipo de atitude.

Contudo, o escritor J.R.R.Tolkien aparece em algumas homenagens em histórias em quadrinhos. Vamos analisar as mais conhecidas HQs em que o professor aparece como personagem.

 

 

HEAVEN’S WAR

 

Heaven's_War

Heaven’s War  (Guerra do Paraíso) é uma graphic novel de Micah Harris e Michael Gaydos, lançada em 2004 com 120 páginas. Nessa história em quadrinhos o protagonista é o Charles Williams, mas ele conta com o apoio de seus amigos C.S.Lewis e J.R.R.Tolkien.

A história se passa pouco antes da Segunda Guerra Mundial, em 1938 (um ano após a publicação do Hobbit de J.R.R.Tolkien). Começa uma guerra no céu para determinar o destino da humanidade, e tudo parece se tornar um caos no mundo oculto. Nesse momento Aleister Crowley planeja dominar o mundo usando seus poderes, mas deve ser impedido pelos Inklings.

A história mistura figuras conhecidas, como os Inklings e Aleister Crowley, em uma história ficcional.

Aleister Crowley foi um ocultista e mago conhecido na Inglaterra por afirmar ser reencarnação da besta e utilizar o número 666 como seu símbolo. Crowley é conhecido por ter sido influência dos Beatles, Black Sabbath, Raul Seixas e outros famosos. De fato ele viveu na mesma época e país que os Inklings, embora não haja dados que ele tenha algum contato com os escritores.

Charles Williams, amigo de Tolkien, realmente participou de um grupo hermético chamado Order Of The Golden Dawn, e alguns sustentam que esse estudo do oculto acabou o afastando de religiosos mais conservadores como o Tolkien.

O resumo da HQ fornecido pela editora é o seguinte:

1938: pouco antes da Segunda Guerra Mundial, uma batalha secreta entre anjos começa nos reinos celestiais para determinar o destino da humanidade. O infame Aleister Crowley planeja manipular os combates angelicais e assim modelar o mundo de acordo com sua vontade. Somente os escritores de fantasia J.R.R.Tolkien, C.S.Lewis e Charles Williams (conhecidos Inklings) podem se opor a essa ameaça de Crowley. Os escritores devem decifrar uma geometria sagrada para deterem Crowley que se encontra próximo do paraíso. E para um dos Inklings, tentar realizar isso levará um tempo enorme de pesquisa.

 

Michael_Gaydos_-_TolkienWilliamsLewis

 

 

 

THE PROFESSOR, THE QUEEN AND THE BOOKSHOP

 

1000px-DWM_429

Em 2011 a revista do seriado Dr. WHO, em seu número 429, apresentou uma rápida história em quadrinhos em que há como protagonista o Dr.Who em uma aventura de fantasia. No final da história vemos C.S.Lewis e o Dr.Who como um Inkling. Nessa oportunidade Tolkien aparece também apresentando sua opinião sobre a história (uma referência a opinião de Tolkien sobre Crônicas de Nárnia).

“The Professor, the Queen and the bookshop”  narra as aventuras de Amelia e Rory, que entram em uma livraria misteriosa e começam a ler um livro, porém o dono da livraria (que é o Dr.Who) proibe a leitura dos livros pois eles poderiam leva-los para mundos imaginários. Contudo, a menina já havia lido um livro e eles foram transportados para outro mundo e assim acontece quando tentam ler outro livro.Eles enfrentam diversas criaturas até que conseguem superar os obstáculos, com Amelia escrevendo histórias. Ao final o Dr.Who entrega os originais para C.S.Lewis que parece ter gostado da história e (ter sido influenciado por elas). Nessa oportunidade Lewis pede a opinião de Tolkien e ele apresenta suas críticas por ser uma história infantil e alegórica demais, porém vemos que o Dr.Who se torna um Inklings e está pronto para influenciar os outros escritores no pequeno Pub de Oxford.

tolkien who

JRR TOLKIEN – THE TRUE LORD OF THE RINGS

 

Orbit - JRR Tolkien_001

Publicado no ano passado (2012), J.R.R.Tolkien the true lord of the rings ( J.R.R.Tolkien o verdadeiro senhor dos anéis) é uma história em quadrinhos dedicada especialmente ao professor Tolkien. Nessa HQ de cerca de 25 páginas, é narrada a história da vida do professor Tolkien, destacando os principais acontecimentos de sua vida. O roteiro é de Brian McCarthy e Michael Lent a editora é Bluewater Comics.  O estilo da HQ é interessante, uma espécie de pintura.

O fato de ser uma HQ que conta a história da vida de Tolkien é algo interessante, especialmente para tentar imaginar algumas passagens da vida do escritor e como isso pode ter influenciado na escrita dos seus principais livros O Hobbit, Senhor dos Anéis etc. Essa edição se torna especial justamente por ser a primeira que aborda a vida do professor Tolkien e o coloca como protagonista da história, ou seja, ele não apenas é um personagem coadjuvante com poucas aparições.

A edição impressa foi limitada em poucos números, porém pode ser adquirido o ebook pela internet por poucos dólares.Veja abaixo uma pequena passagem da vida do professor Tolkien, que foi bem retratada na HQ:

tolkien hq

facebooktwittergoogle_plusredditby feather