Saiba mais sobre O Hobbit, Senhor dos Anéis…

O Senhor dos Anéis é o livro mais vendido no mundo até o momento?

Livros tolkien

O Senhor dos Anéis é indubitavelmente um fenômeno. Não apenas por ser uma história impressionante e considerada por muitos como o melhor livro do século XX. Mas também em questão de número de vendas.

Existem várias listas na internet sobre os livros mais vendidos no mundo até hoje e em praticamente todas essas listas o Senhor dos Anéis de J.R.R.Tolkien está entre os dez primeiros colocados.

Mas esse tipo de dado é complicado de saber com precisão, especialmente porque muitos livros listados (como a Bíblia) são anteriores a invenção da imprensa, ou há livros cujos dados são difíceis de se aproximar de algo concreto porque foram publicados antes do século XX.

Pensando nisso, vamos tentar projetar (ou imaginar) quantos livros já foram vendidos do Senhor dos Anéis e em que posição talvez ele se encontraria em uma lista desse tipo.

Primeiramente temos que estabelecer um tempo. Consideraremos apenas os livros publicados entre 1900 a 2013, pois os dados desse período são mais concretos e mais fáceis de se aproximar do que seria realmente o número de vendas dos livros. Dessa forma devem ser desconsiderados nessa lista os livros: Dom Quixote (Cervantes), O Conde de Monte Cristo (Alexandre Dumas), Um Conto de Duas Cidades (Charles Dickson), O Peregrino (John Bunyan),O Livro dos Mártires (John Foxe), O livro da oração comum (Thomas Cranmer), O Sonho da Câmara Vermelha (Cao Xueqin), Ela, a Feiticeira (Henry Rider Haggard).

Também não serão considerados nessa listagem os livros que apresentam os dogmas religiosos ou ideologias políticas, pois são publicações que não são vendidas como livros comuns. Elas não são lidas como livros comuns, pois há toda uma carga de crença ou ideologia que faz com que seus leitores busquem propagar esses livros em vários meios possíveis (doando, vendendo com preços irrisórios ou tendo incentivos de governos etc). Ou seja, não é todo dia que você encontrará uma pessoa batendo na sua porta e dizendo que pretende ler um trecho do Senhor dos Anéis para você não é¿ Por isso não seria ‘justo’ colocá-los nessa lista, até mesmo porque o número de suas vendas ultrapassam o de qualquer livro comum. Assim devem ser desconsiderados nessa lista: A Bíblia, o Alcorão (que em muitas partes do mundo não pode ser vendido, apenas doado), o Livro de Mórmon (Joseph Smith), O Livro Vermelho (Mao Tsé Tung) e Mein Kampf (Adolf Hitler).

Series de livros não podem ser contadas como um volume ou um livro. Ou seja, não se pode dizer que “o livro” de Harry Potter vendeu mais de 400 milhões de cópias, pois na verdade essa é uma série de sete livros, cujo primeiro exemplar vendeu mais de 120 milhões de cópias (dados de 2008 do site Abril : http://www.abril.com.br/noticia/diversao/no_292574.shtml), a mesma regra se aplica a séries como Cinquenta Tons de Cinza, Guerra dos Tronos e Crepúsculo. Deve-se lembrar que O Senhor dos Anéis foi concebido pelo Tolkien como um livro único, mas que os editores resolveram dividir (por razões de economia) em três volumes, mas atualmente pode-se comprar a obra em volume único em vários tipos de formatos.

Tendo em vista esses critérios, pode-se afirmar que o livro mais vendido entre os anos de 1901 a 2013 foi O SENHOR DOS ANÉIS, de J.R.R.Tolkien, com uma venda de mais de 150 milhões (dados de 2007 do site: http://www.thestar.com/entertainment/2007/04/16/tolkien_proves_hes_still_the_king.html) sendo mais de um terço desse número vendido após o lançamento dos filmes de Peter Jackson.

Frodo-reading

Assim a lista dos dez livros mais vendidos, com as datas do ano em que a informação foi divulgada, seguindo aqueles critérios seria a seguinte:

  1. SENHOR DOS ANÉIS (J.R.R.Tolkien) – mais de 150 milhões (em 2007)
  2. O Pequeno Príncipe (Saint-Exupéry) – mais de 140 milhões (em 2012)
  3. Harry Potter e a Pedra Filosofal (J.K. Rowling) – mais de 120 milhões (em 2008)
  4. O HOBBIT (J.R.R.Tolkien) – mais de 100 milhões (em 2008)
  5. O Caso dos Dez Negrinhos (Agatha Christie) – mais de 100 milhões (em 2007)
  6. O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa (C.S.Lewis) – mais de 80 milhões (em 2010)
  7. O Código da Vinci (Dan Brown) – mais de 80 milhões (em 2008)
  8. Think and Grow Rich (Napoleon Hill) – mais de 70 milhões (em 2008)
  9. Harry Potter e o Enigma do Príncipe (J.K. Rowling) mais de 65 milhões (em 2008)
  10. O Apanhador no Campo de Centeio (J.D. Salinger) mais de 60 milhões (em 2008)

 

Nota-se que as datas das informações acima são um pouco antigas e por isso pode ocorrer variações entre esses dez mais vendidos. O Hobbit, por exemplo certamente deve ter ultrapassado os 100 milhões agora com o lançamento do primeiro filme de Peter Jackson adaptando essa obra, e certamente tenderá a vender muito mais nos próximos anos.

Se fizermos uma breve conta (que não diz realmente os fatos), tomando como média (150 dividido por 53) cerca de 3 milhões de exemplares vendidos por ano desde 2007, poderemos verificar que atualmente o livro O Senhor dos Anéis estaria com o número de mais de 170 milhões de livros vendidos. Sem contar que provavelmente o Senhor dos Anéis deve estar vendendo mais por causa dos filmes d’o Hobbit. Então, entendemos que provavelmente após 2015 o número de vendagens do Senhor dos Anéis estaria aproximando dos 200 milhões de livros vendidos, enquanto que o Hobbit possa estar com mais de 130 milhões de exemplares vendidos (veremos…).

No Brasil os livros de Tolkien venderam muito após o lançamento dos filmes. Segundo informação dada em uma entrevista pelos diretores da Martins Fontes, O Senhor dos Anéis conseguiu ser vendido por mais de 1 (um) milhão de cópias no Brasil.

Segundo informações de Sandra Reimão em artigo publicado na USP: “Ainda na linhagem de literatura infanto-juvenil aparecem entre os livros de ficção mais vendidos no Brasil entre 2000 e 2009, O Senhor dos Anéis – A sociedade do anel, de J. R. R. Tolkien, em 2001 – 7o e 10o lugares (edição completa); em 2002 – 4o (edição completa) todos publicados no Brasil pela editora Martins Fontes”.(Tendências do mercado de livros no Brasil).

P1050026

Mas saber que os livros de Tolkien são bem vendidos é realmente é importante para os fãs¿ Isso é realmente relevante?

Certamente que se torna relevante apenas para verificar o quanto os livros de Tolkien foram disseminados pelo mundo e mostrar um pouco da extensão do seu sucesso. Mas ressaltamos que em se tratando de fãs, creio que cada pessoa tem seu gosto pessoal e não necessariamente significa que o Senhor dos Anéis seria o melhor livro ou que teria a melhor qualidade.

Além disso, saber que o livro está sendo bem vendido pelo mundo e no Brasil é importante na medida em que serve como incentivo para empresas buscarem lançar novas coisas no mercado (livros, bonecos, camisas etc). No caso do Brasil, serve como incentivo também para as editoras que pensam em publicar algo sobre Tolkien ou mesmo traduzir novos livros do professor e que, com esses dados tem uma maior confiança de que há um mercado interessante sobre Tolkien.

 

FONTES:

Fonte: http://www.abril.com.br/noticia/diversao/no_292574.shtml

Fonte: http://thetimes-tribune.com/news/little-prince-discovery-offers-new-insight-into-classic-book-1.1310195

Fonte: http://entertainment.howstuffworks.com/21-best-selling-books-of-all-time.htm

Fonte: http://news.bbc.co.uk/2/hi/uk_news/england/dorset/7302101.stm

Fonte:http://www.telegraph.co.uk/culture/books/books-life/7545438/The-20-greatest-childrens-books-ever.html

Fonte: http://entertainment.howstuffworks.com/arts/literature/21-best-sellers10.htm

Fonte: www.revistas.usp.br/matrizes/article/download/38315/41162

facebooktwittergoogle_plusredditby feather
  • Leonardo

    Artigo muito, mas muito bom! Só vocês mesmo para pesquisar o conteúdo da publicação e dar novas visões e informações pra gente! =)

  • Stuntplick Sq

    Um Conto de Duas Cidades vendeu 200 milhões de cópias. Senhor dos Anéis também é considerado uma série por vendas, já que a contagem dos 150 milhões inclui porções da Sociedade do Anel, As Duas Torres e o Retorno do Rei. Don Quixote se não me engano vendeu umas 300 milhões de cópias, as peças de Shakespeare só venderam menos que a Bíblia, mas claro são obras separadas.

  • Lázaro Tanan

    Gostei do texto verdadeiro, mesmo sendo fâ de Harry Potter claro que respeito, gosto e sei que O Senhor tem uma excelente historia bem complexa talvez a melhor, respeito as diferenças e qualidades. Mas esqueceste que hoje a serie HARRY POTTER é citada no wikipedia com cerca de 1Bilhão de livros o que significa que na questão de apenas um exemplar ele pode tambem ter ultrapassado Tolkkien .

    • Leonardo

      Um bilhão é um pouco demais. Mas com todos os livros juntos com certeza que venderam muito.

  • sidnei luis fermino

    Demais adorei essa lista, mas vc já leu o
    livro “reverso” apesar de não ser tão conhecido, se destaca por
    marcar a história, pois coloca em cheque, as leis que governam o nosso
    universo, e ainda por cima desafia os principais dogmas religiosos, nossas
    principais crenças são postas em dilemas cruciais, enfim se trata de um livro
    arrebatador, esse é o link do livro. Abraços..

    http://www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?nitem..

  • willlotr

    vomitando arco-iris

  • Sam Galdor

    Adorei a matéria, pessoal. Como sempre, bem pesquisada e escrita; mas fiquei com uma dúvida… é dito no texto “Series de livros não podem ser contadas como um volume ou um livro” , no entanto a listagem contém dois livros do Harry Potter e um das Crônicas de Nárnia, então acabei por não compreender a lista divulgada.

    • Isabella

      No caso ele quis dizer que não poderia ser listadas ao todo, no caso ele só pegou um livro da série Crônicas de Nárnia e não a saga inteira, o que seria injusto.