Saiba mais sobre O Hobbit, Senhor dos Anéis…

Saiba mais sobre os 12 volumes da série “História da Terra-média”

 Melkor-and-Ungoliant

 Em 18 de julho de 2013, iniciamos uma petição pública com a finalidade de incentivar as publicações dos 12 volumes da série History of Middle-earth, ainda inéditos no Brasil. Mas muitas pessoas questionaram sobre quais são os conteúdos desses livros. Preparamos esse breve resumo de cada uma das obras para que se compreenda melhor e se verifique a importância desses livros na literatura tolkieniana. (Se você também quer que esses livros sejam traduzidos e publicados no Brasil, por favor assine a petição AQUI)

Os 12 volumes da série História da Terra-média podem ser divididos em quatro focos, de acordo com a época em que foram escritas, tendo como marco O Senhor dos Anéis.

 I – Escritos anteriores ao Senhor dos Anéis

  1. The Book of Lost Tales 1 (1983)
  2. The Book of Lost Tales 2 (1984)
  3. The Lays of Beleriand (1985)
  4. The Shaping of Middle-earth (1986)
  5. The Lost Road and Other Writings (1987) 

    II – Escritos de desenvolvimento de  O Senhor dos Anéis

  6. The Return of the Shadow (The History of The Lord of the Rings v.1) (1988)
  7. The Treason of Isengard (The History of The Lord of the Rings v.2) (1989)
  8. The War of the Ring (The History of The Lord of the Rings v.3) (1990)
  9. Sauron Defeated (The History of The Lord of the Rings v.4) (1992)

    III – Escritos posteriores ao Senhor dos Anéis
     
  10. Morgoth’s Ring (The Later Silmarillion v.1) (1993)
  11. The War of the Jewels (The Later Silmarillion v.2) (1994)
  12. The Peoples of Middle-earth (1996)

Em 2002 foi publicado um livro adicional chamado “The History of Middle Earth: Index”, que contem um índice completo a todos os livros.

 Segue pequenos resumos de cada um dos livros listados acima.

 home01

História da Terra-média 1: O Livro dos Contos Perdidos, parte um

Com o título original “The Book of Lost Tales, Part One” esse é o primeiro volume da série e também a primeira parte de dois livros que contem os mitos e as lendas mais antigas escritas por Tolkien. Começando por escritos, que mais tarde geraram O Silmarillion, que foram feitos em uma época antes de Tolkien ter ido para a primeira guerra mundial.

O livro conta a viagem no mar por um marinheiro chamado Eriol que chega a uma ilha solitária (Tol Eressëa) onde ficam os Elfos. Nessa ilha ele aprende as verdadeiras histórias, os contos perdidos de Elfinesse. Nos contos são encontrados antigos relatos dos Deuses e Elfos, Anões, Balrogs e Orcs; das Silmarils e as duas árvores de Valinor, da Geográfia e cosmologia do mundo criado por Tolkien.

 home02

História da Terra-média 2: O Livro dos Contos Perdidos, parte dois

O título original é “The Book of Lost Tales, Part Two”, esse é o segundo volume dos escritos mais antigos sobre a Terra Média, que geraram as histórias épicas do Silmarillion.

Essa segunda parte de “O Livro dos Contos Perdidos” inclui o conto de Beren e Lúthien, Túrin e o Dragão, e as únicas narrativas completas das histórias do Colar dos Anões e a Queda de Gondolin, a melhor e mais excitante representação de uma batalha que Tolkien já escreveu.

Cada conto é seguido por um comentário em forma de um pequeno ensaio, juntamente com os textos dos poemas associados, e contem informações extensivas sobre nomes e vocabulários das antigas versões das línguas élficas.

home03

História da Terra-média 3: As Baladas de Beleriand

O terceiro livro da série, “The Lays of Beleriand” nos dá uma visão privilegiada sobre a criação da mitologia da Terra-média, por meio dos contos e versos aliterativos de duas das histórias mais importantes no mundo de Tolkien – aquelas sobre Turien e Luthien.

O primeiro dos poemas é a não publicada “Balada dos Filhos de Húrin”, narrando com grande escala a tragédia de Turin Turambar. O segundo uma modificação da Balada de Leithien, a fonte primária do conto de Beren e Luthien no Silmarillion, contando a aventura da Silmaril e o encontro com Morgoth nas foralezas subterrâneas.

Acompanhando os poemas estão os comentários sobre a evolução da história dos dias antigos. Também está incluída uma crítica notável da Balada de Leithian escrita por C.S.Lewis. que leu o poema em 1929.

home04

História da Terra-média 4:  A formação da Terra-média

O quarto volume “The Shaping of Middle-earth” apresenta a formação da estrutura cronológica e geográfica das lendas da Terra-média e Valinor.

Somos apresentados ao desconhecido “Ambarkanta” ou “A forma do mundo”, o único relato dado sobre a natureza do universo imaginado, acompanhado por mapas e diagramas do mundo antes e depois do cataclisma da Guerra dos Deuses e a queda de Númenor. O primeiro mapa de Beleriend também está reproduzido e comentedado. Nos Anais de Valinor e Os Anais de Beleriend nos é mostrado como a cronologia da primeira Era foi moldada: e o conto de Aelfwine, o Inglês que viajou para o oeste e chegou a Tol Eressea, a ilha solitária, onde ele aprendeu as histórias antigas dos Elfos e Homens.

Também está incluído o original ‘Silmarillion’ de 1926, e o Quenta Noldorinwa de 1930 – a única versão dos mitos e lendas da primeira Era que J.R.R.Tolkien completou até o seu final.

home05

História da Terra-média 5: A Estrada Perdida e Outros Escritos

O quinto volume da História da Terra-média chamado“The Lost Road and Other Writings”.

No final de 1937, JRR Tolkien, relutantemente, pôs de lado o seu trabalho sobre os mitos e as lendas heróicas de Valinor e a Terra-média e começou a escrever O Senhor dos Anéis. Este quinto volume completa o exame de sua escrita até aquele momento. As formas tardias dos Anais de Valinor e Os Anais de Beleriand tinham sido compostos, O Silmarillion estava se aproximando de uma completudo em uma grandiosa forma amplificada, e um novo mapa tinha sido feito. A lenda da Queda de Númenor tinha completado seu trabalho, incluindo as ideias centrais: o Mundo feito redondo e o estreito caminho para o Ocidente desaparecido.

 Bem associado a isso estava a história abandonada de ‘viagem no tempo’, a história “The Lost Road” (A estrada perdida), juntando o mundo de Numenor e a Terra-média com as lendas de muitas outras épocas e povos.

Também estão incluídos neste volume o The Lhammas, como ensaio sobre as línguas complexas e dialetos da Terra-média, e um “dicionário etimológico” contendo um extenso relato dos vocabulários élficos.

 home06

História da Terra-média 6: O Retorno da Sombra  

Esse é o primeiro volume dos livros que tratam da História da criação do Senhor dos Anéis, contendo diversas informações sobre essa trilogia, incluindo diversas cenas adicionais e um epílogo ainda inédito.

Em “The Return of the Shadow” (título abandonado do primeiro volume do Senhor dos Anéis), pode-se ver como o anel mágico de Bilbo se tornou parte da história do Senhor do escuro; incluindo uma impressionante momento em que um cavaleiro negro aparece no Condado. O personagem hobbit chamado Trotter (posteriormente Aragorn) é desenvolvido, e os companheiros de Frodo passam por muitas mudanças de nomes e personalidade.

O livro vem completado com reproduções dos primeiros mapas e páginas de fac-símile dos manuscritos mais antigos.

home07

História da Terra-média 7: A Traição de Isengard

A Traição de Isengard, “The Treason of Isengard” continua o relato da criação de O Senhor dos Anéis iniciado no volume anterior. Contem uma grande expansão dos contos das novas terras e povos dos sul e do leste das Montanhas Sombrias: a beleza de Lothlórien, dos Ents, dos Cavaleiros de Rohan, e sobre Saruman, o branco na fortaleza de Isengard.

Nos primeiros rascunhos de Tolkien, feitos a lápis em pedaços de papel, pode-se ver a primeira aparição de Galadriel, as primeiras ideias sobre a história de Gondor, e do primeiro encontro de Aragorn e Éowyn, o sua significativa mudança completa.

O livro também contém um relato completo do mapa original que era para ser a base da geografia emergente da Terra-média.

 home08

História da Terra-média 8: A Guerra do Anel

O livro “The War of the Ring” é a terceira parte de relatos sobre a criação do Senhor dos Anéis, contando a história da Batalha do Abismo de Helm e a destruição de Isengard pelos Ents, continuando a jornada de Frodo, Sam e Gollum pela passage de Cirth Ungol, descreve a Guerra em Gondor, e termina com um encontro entre Gandalf e o embaixador do Senhor das trevas, diante do Portão de Mordor.

O livro é ilustrado com planoss e desenhos das mudanças concepções de Orthanc, Templo da Colina (Dunharrow), Minas Tirith e os túneis da toca de Laracna.

 home09

História da Terra-média 9: Sauron Derrotado

O livro “Sauron Defeated” é a parte final dessa série que narra a História do Senhor dos Anéis. Na primeira parte desse livro, Christopher Tolkien completa o seu fascinante estudo sobre O Senhor dos Anéis. Começando com o Sam resgatando Frodo da torre de Cirth Ungol, e dando uma narração bem diferente do Expurgo do Condado, esta seção termina com versões do até então inédito Epílogo, em que, anos após a partida de Bilbo e Frodo do Portos Cinzentos, Sam tenta responder a perguntas de seus filhos.

A segunda seção é uma edição de “The Notion Club Papers”. Estes papéis misteriosos, descobertos nos primeiros anos do século, contém o relatório das discussões de um clube de Oxford nos anos 1986-7, em que, após uma série de temas, o centro do interesse se volta para a lenda da Atlântida, estranhas comunicações recebidas por outros membros do clube a partir do passado, e o surgimento violento da lenda no  Noroeste da Europa.

home10

História da Terra-média 10: O Anel de Morgoth

O livro “Morgoth’s Ring” é o primeiro livro que analisa documentos mais recentes do Silmarillion.

Depois do lançamento de O Senhor dos Anéis, J.R.R.Tolkien voltou sua atenção novamente para “os temas dos Dias Antigos”. O texto de Anais de Aman, a “terra abençoada” ao longe no leste, é fornecida por completo; enquanto se escrevia pode-se ver os problemas que Tolkien explorava nos anos posteriores, com ideias novas e radicais,modificando as antigas narrativas, emergindo o coração da mitologia, e tratando sobre o destinos dos Homens e Elfos, mortais e imortais, juntamente com um alargamento da percepção do mal de Melkor, a Sombra sobre Arda.

A segunda parte dessa história trata sobre o Silmarillion posterior, no que se refere ao seu desenvolvimento nas lendas de Beleriand depois de terminado O Senhor dos Anéis.

 home11

História da Terra-média 11: A Guerra das Jóias

 “The War of the Jewels” é  segundo de dois volumes que tratam dos escritos tardios do Silmarillion. Nesse livro Christopher Tolkien trata de comentar as histórias mais recentes do Silmarillion, logo depois do livro anterior.

A história se volta para a Terra-média, no conflito dos Altos Elfos e os homens, seus aliados, contra o poder do Senhor do escuro. Com a publicação desse livro encerra-se as últimas análises e os últimos documentos escritos por Tolkien sobre as histórias da primeira era, tratadas no Silmarillion e que teve início no Livro dos Contos Perdidos.

Este livro contém o texto completo dos Anais Cinzentos, o registro principal da Guerra das Jóias, e uma grande história da Terra Média agora publicada pela primeira vez: o conto do desastre que se abateu sobre os povos da floresta de Brethil, quando Hurin veio até eles depois de sua libertação de longos anos de cativeiro em Angband, a fortaleza de Morgoth.

 home12

História da Terra-média 12: Os Povos da Terra-média

O livro ”The People of Middle Earth” é o ultimo de toda a série sobre a História da Terra Média. Esse livro trata de examinar os Apêndices do Senhor dos Anéis, traçando uma evolução dos escritos, fornecendo uma estrutura histórica abrangente da Segunda e Terceira Era, incluindo calendários, genealogias dos Hobbits, e tratados linguísticos. O livro termina com dois textos não terminados: “A Nova Sombra”, que se passa em Gondor durante a Quarta Era (depois da guerra do anel), e o conto “Tal-Elmar”, que trata da chegada dos navios númenorianos, sob um ponto de vista dos homens que viviam nos anos escuros da Terra-média.

Com a publicação deste livro, a longa história da criação de JRR Tolkien é completada e o estado enigmático de sua obra pode ser entendido.

facebooktwittergoogle_plusredditby feather
  • FERNANDO FELISBERTO

    PELO AMOR DE DEUS, EU JA LI PRATICAMENTE TODOS OS LIVRO DO SENHOR DOS ANEIS (SILMARILLION, FILHOS DE HURIN, HOBBITS, ATLAS DO SENHOR DOS ANEI, ETC.. ENTAO POR FAVOR TRADUZAM LOGO ESSES LIVROS PARA PORTUGUES PARA EU PODER LE-LOS, JA Q A MARTINS FONTES NAO QUER TRADUZIR E TRAZER PRACA, PARA DESFRUDOR DOS LUCROS, QUE OUTRAS EDITORAS PUBLIQUEM OS DOZE LIVROS DA HISTORIA DA TERRA MEDIA, OBRIGADO.

  • Leonardo

    Queria muito que fossem publicados aqui no Brasil! Mas até que não seja, vou comprar em inglês mesmo.

  • Gabriel Spalla de Carvalho

    The Complete History of Middle-Earth é o compilado dessas historias?

  • Gabriel Spalla de Carvalho

    Até onde vai o livro do silmarilion?

  • Daniel

    Eu tenho-os!

    • daiane

      onde vc comprou estes livros? são em portugues ??

  • Jean Corrêa

    A Dagor Dagorath é relatada em algum desses livros?!?

  • Gustavo Kaspary

    Mas estes livros não são parte do livro o Silmarillion?

  • Pingback: Publicado novo livro do Tolkien: "A ùltima Canção de Bilbo" - Tolkien Brasil()

  • Fernando Rocha

    por favor alguem tem q publicar esses livros

  • Pingback: Petição pela publicação dos 12 volumes do "Histórias da Terra-Média | Kalango Atômico()

  • Ronaldo Hoch

    Tem esses livros para comprar no submarino, mas em inglês!