Saiba mais sobre O Hobbit, Senhor dos Anéis…

Quais livros de Tolkien podem ainda ser publicados no Brasil? (atualizado)

P1050487

Esse artigo foi publicado em 12 de novembro de 2013. Desde então novos livros do Tolkien foram publicados graças ao esforço da editora Wmf Martins Fontes e agora em 2016 a lista precisou ser atualizada.

No artigo original ressaltamos a importância de se publicar o livro “Smith of Wooton Major” que felizmente foi publicado como “Ferreiro de Bosque Grande” com tradução de Ronald Kyrmse. “O livro é importante por si mesmo, pois foi escrito e publicado durante a vida do professor Tolkien e possui uma história interessante, não apenas para os fãs, mas para um público mais universal que gosta de literatura de fantasia.”

O artigo concluiu que esse livro deveria ser a prioridade editorial dentre os destacados na lista. Uma cópia desse artigo foi encaminhada a editora Wmf Martins Fontes na época e felizmente a editora ouviu o clamor dos leitores e publicou o livro. 

Embora ainda inéditos, não foi incluído na lista os livros “As Aventuras de Tom Bombadil” versão expandida por Christina Scull e Wayne Hammond, pois ele será publicado no ano que vem pela editora Martins Fontes. Também não foi incluído o livro “The Lay of Aotroun e Itroun” pois acreditamos que também esteja nos planos da editora publicá-lo.

Agora confira os livros ainda inéditos:

———–

Em épocas de filmes o mercado editorial relacionado a Tolkien sofre uma dinâmica e aquecida, já que há muita publicidade e isso implica uma maior facilidade em vendas dos livros. O que para os fãs é algo muito bom. Muitos chegam a dizer que nessas épocas a quantidade de produtos são tantas que poderiam exaurir seu orçamento.

No ano de 2012 tivemos mais de 12 novos livros (sem contar reimpressões) de autoria de Tolkien ou sobre ele. E nesse final de ano também ocorreram diversas publicações (Veja AQUI e AQUI).

Esses novos livros são interessantes e completam ainda mais as bibliotecas e coleções dos fãs do professor Tolkien, porém ainda restam alguns títulos importantes que poderiam ser traduzidos e publicados no Brasil.

Muitos fãs desejam a publicação de livros relacionados diretamente ao Legendarium de Tolkien (Saiba mais sobre isso AQUI), chegando até mesmo a realizar petições na busca de que editoras publiquem esses livros. Como é o caso a petição para publicação dos 12 volumes da série History of Middle Earth (Veja a petição AQUI).

Ocorre que a publicação da série History of Middle Earth exige da editora um custo alto de produção e uma certa incerteza quanto a vendas (por isso a importância da petição).

Mas, além desses livros existem pequenos livros de autoria de Tolkien, que são muito mais fáceis de serem traduzidos e com um custo de produção bem mais baixo. Assim, o presente texto tenta mostrar quais livros poderiam ser publicados no Brasil no próximo ano.

Esses são os livros mais relevantes e que tem alguma projeção relacionada ao legendarium:

  • The Road Goes Ever On (1967)
  • Pictures by J. R. R. Tolkien (1979)
  • J. R. R. Tolkien: Artist and Illustrator (1995)
  • The Art of the Hobbit (2011)
  • The Art of the Lord of the rings (2015)
  • The History of the Hobbit (2007)
  • A Brief History of the Hobbit
  • The History of Middle Earth

Para análise seguinte não foram considerados os livros  history of middle earth e the history of the hobbit, tendo em vista que são livros diferenciados por serem mais extensos e por terem um custo de produção maior. Optamos por analisar os livros mais simples.

Também não foi levado consideração o livro “Pictures by J.R.R.Tolkien”, pois o conteúdo (ilustrações) desse livro em sua maioria está reproduzido no livro “J.R.R.Tolkien:Artist and Illustrator”.

 

9418578690_311f7b28c6

 

 

1.Facilidade de tradução

Dizer o quanto uma obra é fácil de ser traduzida é algo realmente complicado, já há uma série de fatores que poderiam levar a outras conclusões. Colocamos a lista dessa forma tomando como base a quantidade de textos (número de palavras) que devem ser traduzidos e não foi levado em conta a complexidade dos livros em questão de dificuldade de adaptações (como pode ocorrer no The Road Goes Ever on que são músicas e exigem muito trabalho nisso).

  1. The Road Goes Ever On (1967)
  2. The Art of the Hobbit (2011)
  3. The Art of the Lord of the rings (2015)
  4. J. R. R. Tolkien: Artist and Illustrator (1995)

2.Custo de produção

É difícil estimar o valor de um livro sem saber quanto será cobrado de direitos autorais pela editora Harpercollins e a Tolkien Estate. Mas, pretende-se aqui apresentar o custo de publicação levando em consideração o número de páginas e o fato de ser colorido ou não.

  1. The Road Goes Ever On (1967) 97 páginas, preto e branco
  2. The Art of the Hobbit (2011) 144 páginas, colorido
  3. J. R. R. Tolkien: Artist and Illustrator (1995) 207 páginas colorido
  4. The Art of the Lord of the rings (2015)  238 página colido

Os livros The Road Goes Ever on é um livro pequeno e preto e branco, o que torna sua publicação bem mais acessível do que os outros dois.

Como exemplo de publicação de livro colorido “O Hobbit em quadrinhos” publicado pela Wmf Martins Fontes tem 138 páginas e tem todas as páginas coloridas, com papel couche e tem o preço de R$ 49,80.

Acreditamos que um trabalho semelhante poderia ser feito com o livro “J.R.R.Tolkien: Artist and Illustrator”, que na versão paperback da editora Houghton Mifflin tem 207 páginas.

3.Relevância da obra

  1. The Road Goes Ever On (1967) e J. R. R. Tolkien: Artist and Illustrator (1995)
  2. The Art of the Lord of the rings (2015) 
  3. The Art of the Hobbit (2011)

Como obras relevantes temos The Road Goes Ever On e J. R. R. Tolkien: Artist and Illustrator. O primeiro tem sua importância por ser um livro escrito por Tolkien e por ser parte do seu legendarium e o segundo contém ilustrações feitas pelo próprio professor Tolkien.

Por último, porém não menos importante, o livro The Art of the Hobbit pode até ter um número de vendas melhor do que os outros livros por sua temática ser a mesma dos filmes de grande sucesso com direção de Peter Jackson. Da mesma forma o livro The Art of the Lord of the rings.

Republicação da biografia de Humphrey Carpenter

O livro “J.R.R. Tolkien a Biografia” foi publicada no Brasil em 1992, com tradução de Ronald Kyrmse, pela editora Martins Fontes. Trata-se da biografia oficial de Tolkien de autoria de Humphrey Carpenter. Depois daquele ano nunca mais foi republicada, mesmo com o sucesso dos filmes de O Senhor dos Anéis e O Hobbit. É certamente uma obra que não pode faltar no mercado editorial e que os fãs de Tolkien valorizam muito. Como a Martins Fontes publicou a obra inicialmente caberia a essa editora republica-lá.

Conclusão

O livro The Road Goes Ever on por conter um texto menor e um custo menor que os outros pode ser a próxima escolha para publicação no Brasil.

Os livros contendo ilustrações de Tolkien, embora possam parecer caros de serem publicados certamente terão um grande público para os consumir.

Ressalte-se também que a biografia oficial de Tolkien de autoria de Humphrey Carpenter precisa ser republicada, pois contém materiais imprescindíveis ao fã de Tolkien.

Evidentemente que os fãs querem que todos os livros de Tolkien sejam publicados no Brasil, por isso este artigo teve o objetivo de apontar as obras que podem ser publicadas com mais facilidade nos próximos anos. Espera-se que as editoras verifiquem as possibilidades das publicações.

Facebooktwittergoogle_plusredditby feather