Saiba mais sobre O Hobbit, Senhor dos Anéis…

Primeira edição do Hobbit é leiloado por £137,000 (660 mil reais)

91571_1

Uma primeira edição de O Hobbit com dedicatória de Tolkien a sua aluna foi vendida em um leilão por £137,000, equivalente atualmente em 2015 a R$660.000,00 (seiscentos e sessenta mil reais).

Em 21 de Setembro de 1937 aconteceu a publicação de O Hobbit pela editora George & Allen Unwin. Devido a questões econômicas da época, que vivia um período entre a primeira e a segunda guerra mundial, a editora teve que publicar apenas 1.500 exemplares do livro na sua primeira impressão.

Além dessa pouca tiragem inicial, durante a Segunda Guerra Mundial uma parte do estoque da editora foi atingido por um bombardeio de aviões nazistas e fez com que boa parte desses exemplares fossem queimados, o que tornou seu número ainda mais reduzido.

Ao publicar o livro o professor Tolkien lembrou de seus amigos e conhecidos que teriam algum interesse no livro. Assim, ele preparou uma lista para enviar os exemplares assinados e com dedicatórias.

Nessa lista de nomes estavam amigos, familiares, colegas e ex alunos: E. V. Gordon, Elaine Griffiths, Helen Buckhurst, Simonne d’Ardenne, Stella Mills, Hilary Tolkien, Jane Neave, C.S. Lewis e Katherine Kilbride.

O livro leiloado recentemente contém a dedicatória para Katherine Kilbride, apelidada de “Kitty”. Durante a década de 20 do século passado, ela foi aluna de Tolkien na Universidade de Leeds e desenvolveu uma boa amizade com o professor.

Foto de Tolkien na época que foi professor em Leeds. Ao lado de Stella Mills.

Foto de Tolkien na época que foi professor em Leeds. Ao lado de Stella Mills.

Tolkien passou boa parte de sua vida enviando cartas, cartões de natal e exemplares de livros na medida em que iam sendo lançados.O livro do Hobbit foi enviado em 22 de Dezembro de 1937, na pretensão que fosse um presente de natal.

Kilbride, que faleceu em 1966, era uma pessoa com deficiência física que, segundo seu sobrinho “foi muito presenteada com cartas e cartões de Tolkien. Os livros eram dados para ela assim que eram publicados”.

Em uma carta (arquivada em Oxford Bodleian Library), Kilbride agradece a Tolkien pelo livro e diz ao escritor: “Quanta diversão você deve ter tido desenhando os mapas”.

Kilbride recebeu exemplares de O Senhor dos Anéis (com a dedicatória “C.M. Kilbride” escrita por Tolkien). Um exemplar dessa obra foi vendido na Sothebys em 19 de Julho de 1982, Lot 315, e novamente pala Sotheby em New York em 11 de outubro de 1993, lot 581. Um cartão postal autografado por Tolkien para ela, datado de 24 de dezembro de 1926, foi vendido pela Bonham em 12 de junho de 2012, lot 150.

O livro dedicado a Katherine Kilbride

Além de ser uma primeira edição do Hobbit muito bem conservada, sem aparente danificação, o livro ainda contém a dedicatória de Tolkien para sua aluna, bem como um trecho escrito em Inglês Antigo.

Segundo John D. Rateliff, especialista em Tolkien e autor de “The History of the Hobbit”, esse escrito é um trecho da história “The Lost Road” (A Estrada Perdida).

“The Lost Road” é uma história inacabada de Tolkien em que ele relaciona o seu mundo com uma viagem no tempo envolvendo a lenda de Númenor. O conto foi publicado postumamente em The Lost Road and Other Writings, o quinto livro da série de 12 volumes “The History of Middle Earth”, ainda não publicada no Brasil.

Esse conto foi um acordo de cavalheiro feito por Tolkien com o C.S. Lewis. A ideia é que o professor escrevesse sobre uma história de viagem no tempo e Lewis uma história sobre viagem no tempo.

Lewis terminou a história proposta e publicou no livro “Out of the silent Planet”, que faz parte de uma série de três livros (No Brasil esse livro fou publicado com o título “Além do Planeta Silencioso” pela editora Wmf Martins Fontes).

Contudo, Tolkien não terminou o seu conto. Segundo ele “foi por muito tempo uma maneira de voltar ao que eu realmente queria fazer, uma nova versão da lenda de Atlantis”.

Kilbride hobbit

Tom Shippey, renomado estudioso de Tolkien, autor de “The Road to Middle-earth”, cita um poema similar e o traduz como: “Há muitas coisas na região oeste desconhecidas por mim, maravilhas e seres estranhos, uma terra linda e justa, a terra natal dos elfos e a bênção dos deuses…” .

Mas de acordo com Susan Irvine, professora da UCL, há divergencia na terceira linha, pois Tolkien teria escrito: eardgard elfa ou a terra natal dos elfos com eorclanstanas / on dunscrafum digle scninath. Que ela traduziu como “pedras preciosas/ brilhando secretamente nas cavernas das montanhas. Assim “e a bênção dos Deuses…” foi mudado por pedras preciosas brilhando secretamente nas cavernas das montanhas.

Estabelecendo critérios para o valor do livro

Em se tratando de exemplares de livros raros em leilão não existe necessariamente um critério para definir valores. Isso passa pelo subjetivo daqueles que vão adquirir a obra e daqueles que vão vender. Ou seja, o gosto pessoal e a importância que cada um dá naquele objeto.

Ocorre que existem pontos que podem ser estabelecidos para se ter noção do valor do exemplar para colecionadores e admiradores. Os critérios de historicidade, conservação, valor simbólico etc. Aqui tentamos evidenciar algumas informações relevantes para isso:

1 – Uma primeira edição do Hobbit – O livro que traz pela primeira vez uma história que se passa na Terra-média de J.R.R. Tolkien. O capítulo cinco da obra é diferente das obras posteriores.

2 – Número reduzido de exemplares – Como já dito acima existem menos de 1.000 exemplares no mundo.

3 – Assinatura de J.R.R. Tolkien – Tolkien não chegou a ser uma estrela da cultura pop durante sua vida. Ele normalmente assinava livros para amigos e conhecidos, o que torna o exemplar muito mais valioso.

4 – Dedicatória com texto – O livro se torna ainda mais valioso com uma dedicatória ou apontamento diferenciado. Nesse caso há uma inscrição em Inglês Antigo com o trecho de uma de suas obras inacabadas.

5 – Relação com C.S. Lewis – Tolkien era amigo de C.S. Lewis, um dos mais conceituados escritores do século XX. E o trecho em Inglês Antigo remete ao conto “The Lost Road” que estava sendo concebido naquela época.

6 – Estado de conservação impecável – O livro ser preservado com o tempo faz com que seu valor aumente ainda mais. No caso desse exemplar, ele está praticamente intacto, o que é algo raro até mesmo entre as edições do Hobbit, pois a maioria tem dustcovers com danos ou mesmo não tem a dustcover.

Esses são pontos fortes que fazem esse exemplar especificamente ter um valor inestimável.

Existem outros exemplares do Hobbit que podem ter um valor ainda mais significativo. Como por exemplo o exemplar com dedicatória a C.S. Lewis, ou ainda o exemplar recentemente doado por George R.R. Martin (veja a notícia AQUI). Mas até o momento o exemplar mais caro já leiloado é esse com a dedicatória para Kilbride.

most-expensive-the-hobbit-jacket

Valorização dos livros de Tolkien

Até então, antes do lançamento dos filmes do Hobbit, em 2008, a edição mais cara que havia sido leiloada foi pelo preço de £50.000 (cinquenta mil libras)

Após o lançamento dos filmes de O Senhor dos Anéis, dirigidos por Peter Jackson, ocorreu uma tendência de valorização dos livros do professor Tolkien, já que a procura passou a ser mais frequente. E agora com os mais recentes filmes de O Hobbit isso foi ampliado ainda mais e com o passar do tempo esses livros irão ficar cada vez mais valiosos.

Prova disso é qu esse mesmo exemplar com dedicatória para Kilbride já havia sido vendido em um leilão datado de 13 de Dezembro de 2002, também pela empresa Sotherby, porém agora novamente sendo leiloado o valor do livro foi duplicado.

Nesse mesmo leilão foi arrematado um exemplar da primeira edição de “Harry Potter e a pedra filosofal”, de J.K. Rowling, por £25.000 (vinte e cinco mil libras), e um exemplar duplo de “Alice no País das Maravilhas”, de Lewis Carrol, com dedicatória do autor, por £10,000 (dez mil libras).

most-expensive-the-hobbit

SAIBA MAIS LENDO:

A LENDÁRIA PRIMEIRA EDIÇÃO DE O HOBBIT

G.R.R. Martin doa primeira edição do Hobbit para universidade!

Facebooktwittergoogle_plusredditby feather

Deixar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: