Saiba mais sobre O Hobbit, Senhor dos Anéis…

Petição Pública pela publicação dos 12 livros de “A História da Terra-média” de J.R.R.Tolkien

 

 524710_540465909337854_955740737_n

O Brasil tem um grande número de leitores do professor J.R.R.Tolkien e a todo momento novas pessoas descobrem as obras por meio das redes sociais, pela mídia em geral e pelos recentes lançamentos dos filmes de Peter Jackson, etc.

Ocorre que mesmo tendo um grande número de leitores, ainda restam algumas obras importantes do professor Tolkien que não foram traduzidas para o Português.

Evidentemente que os fãs brasileiros gostariam de ver todos os livros traduzidos e publicados, mas inicialmente há uma maior procura pelos livros que tratam do Legendarium (histórias do mesmo mundo em que se passa o Senhor dos Anéis). 

Alguns pequenos livros que podem ser traduzidos e publicados com certa facilidade no Brasil ainda estão na fila de espera. Para saber quais livros do Tolkien que ainda não foram publicados acesso aqui: http://tolkienbrasil.com/noticias/sobre-livros/proximos-livros-tolkien-serem-publicados-brasil/

Mas, os fãs brasileiros querem no momento a tradução dos doze livros que tratam de várias histórias do mundo criado por Tolkien. Esses doze livros são chamados de “The History of Middle-earth” ou em português “ A História da Terra-média”.

Ocorre que a tradução desses dois volumes acarreta um gasto muito grande para a editora (pagamento dos tradutores, edição dos livros e especialmente o valor alto da compra de direitos autorais) e isso pode gerar uma incerteza econômica.

Diante disso, o site Tolkien Brasil criou uma petição pública no site Avaaz com o objetivo de colher assinaturas online, visando mostrar que há um público interessado nessas obras e que a publicação é viável.

Esse público vem se ampliando cada vez mais desde o lançamento dos filmes do Senhor dos Anéis e agora alcança maior proporção com o lançamento dos filmes do Hobbit e por isso as obras serão bem contempladas no Brasil.

Do que trata os 12 volumes da série História da Terra-média?

 

Para saber mais sobre os doze volumes da série HISTÓRIA DA TERRA MÉDIA acesse: http://tolkienbrasil.com/noticias/sobre-livros/saiba-mais-sobre-os-12-volumes-da-serie-historia-da-terra-media/

Qual o objetivo da petição?

 

São basicamente dois objetivos:

1 – A petição é basicamente um pedido de atenção endereçado às editoras brasileiras que podem adquirir os direitos de tradução para o Português dos doze volumes da série História da Terra Média. É basicamente promover essa ideia e essa possibilidade de publicação no Brasil.

2 – Como objetivo secundário visa também pedir a publicação de outras obras do professor Tolkien, enquanto não se torna viável a tradução e publicação dos 12 livros do História da Terra-média. Esses livros que podem ser publicados estão relacionados nesse artigo: http://tolkienbrasil.com/noticias/sobre-livros/proximos-livros-tolkien-serem-publicados-brasil/

Em resumo, a petição visa mostrar que os fãs querem mais livros publicados no Brasil.

history

Onde posso assinar e como assinar a petição?

 

Basta ter um email e votar na petição do Avaaz nesse link: http://www.avaaz.org/en/petition/Publicacao_no_Brasil_dos_12_volumes_da_serie_History_of_MiddleEarth_de_JRRTolkien/?copy

Quando a petição será encerrada?

 

A petição será finalizada exatamente no dia 31 de Janeiro de 2014, por volta das 22 horas. Após essa data será elaborado um documento formal pelo advogado e pela economista do site Tolkien Brasil e enviado para as duas editoras (Wmf Martins Fontes, Martins – selo Martins), juntamente com dados sobre os leitores e a petição pública.

Mas o Christopher Tolkien disse que não vende os direitos para tradução?

 

No passado ocorreram alguns problemas com as traduções em outros países, isso acarretou uma maior dureza para conceder os direitos autorais para traduções dos doze livros. Mas os direitos podem ser negociados normalmente. Para saber mais sobre essas questões e os critérios da Tolkien Estate para conceder os direitos autorais veja aqui: http://tolkienbrasil.com/noticias/sobre-livros/as-polemicas-traducoes-do-history-of-middle-earth/

history of middle earth

Alguma editora já manifestou interesse em publicar os 12 livros?

 

Até então não havia nenhuma manifestação oficial concreta de alguma editora no sentido de procurar publicar esses livros.

Mas em 14 de novembro de 2013, Alexandre Martins, diretor executivo da Wmf Martins Fontes (editora oficial dos livros de Tolkien no Brasil)  disse o seguinte:

 “Quem controla [as publicações] lá fora, é uma editora inglesa Harpercollins, que é responsável pela venda de direitos autorais no mundo todo. E nós somos os editores das obras de Tolkien no Brasil. Nós temos mais de vinte livros publicados no Brasil. Certamente tem coisas ainda a se publicar. E a gente pretende publica-las“.

E complementou:

Talvez a obra, que não foi publicada no Brasil ainda, e que os fãs do Tolkien pedem pra que seja publicada, é uma história da Terra Média. Mas é um projeto de muito fôlego. São doze volumes que reúne cartas, poemas e estudos que o Tolkien fez ao longo de toda sua vida. Vamos ver quando é que a gente vai conseguir lançar essa obra no Brasil”.

Evidente que não é uma decisão concreta e definitiva sobre a publicação, mas é uma demonstração de interesse e isso é muito importante para atingirmos o objetivo da petição.

Para ver a entrevista completa em vídeo acesse:http://tolkienbrasil.com/noticias/sobre-livros/entrevista-alexandre-martins-fontes-diretor-editora-wmf-martins-fontes-band-news/

Quantos livros serão publicados por ano?

 

Como nem mesmo a compra dos direitos autorais foi acertada não podemos prever como será a publicação. Mas acreditamos que possa ocorrer a publicação de um ou dois livros por ano, dependendo do trabalhos tradutores.

Em nossa conversa com o Ronald Kyrmse (tradutor das obras de Tolkien no Brasil) ficou entendido que poderia ser um livro por ano. (veja o vídeo dessa conversa em nosso canal no youtube aqui: http://tolkienbrasil.com/noticias/eventos/aniversario-tolkien-brasil/

tolkienbrasil

 

Conclusão:

 

Não cabe a nós fãs obrigarmos a editora a publicar os livros, até mesmo porque não temos esse poder de coerção. Mas cremos que essa iniciativa é uma forma de mostrar o quanto queremos ler em nossa língua portuguesa esses livros importantes do nosso tão querido professor Tolkien.

Esperamos que esse ano de 2014 seja repleto de novidades com a despedida do último filme sobre a Terra-média nos cinemas com direção de Peter Jackson.

Então se você não assinou ainda a petição por gentileza assine e divulgue para todos os seus amigos. Colabore para termos a oportunidade de ampliar o número de livros do Tolkien no Brasil!

“Tudo o que temos de decidir é o que fazer com o tempo que nos é dado” – Gandalf

facebooktwittergoogle_plusredditby feather