Saiba mais sobre O Hobbit, Senhor dos Anéis…

Opa! Cinco livros tolkienianos anunciados pela HarperCollins!

Inscreva-se no canal AQUI e acompanhe as novidades

by Eduardo Stark

O anúncio oficial de que a HarperCollins Brasil assumiria a publicação das obras de J.R.R. Tolkien no Brasil foi visto com bons olhos pela maioria dos leitores do escritor. E a nova editora parece entender o clamor dos fãs do maior escritor de fantasia.

Em contato com Samuel Coto, o editor responsável pela HarperCollins Brasil, tivemos muitas informações de como será o cenário Tolkieniano de publicações nos próximos anos.

A ideia da editora HarperCollins é apresentar um material de qualidade e que faça justiça ao bom nome de J.R.R. Tolkien. Isso é devido não apenas ao fato de que são os representantes da segunda (oscilando em primeira) maior editora no mundo, mas também pelo fato de ser uma empresa guiada por verdadeiros fãs do autor.

Samuel Couto é leitor das obras do C.S. Lewis e Tolkien desde sua infância, quando teve contato com os desenhos animados do Senhor dos Anéis e o Hobbit, mostrados por sua mãe. Sendo um fã assíduo, não apenas leu quase todas as obras do Tolkien disponíveis, mas também demonstra um conhecimento ampliado sobre o universo em relação a obra. Além de acompanhar o site Tolkien Brasil desde muito tempo, Samuel também chegou a realizar cursos sobre a obra do Tolkien e teve experiências no estrangeiro em relação a isso. Certamente a editora HarperCollins está em boas mãos e os fãs do Tolkien se sentem representados por alguém que valoriza a obra como merece. (E, diga-se de passagem, não são elogios vagos, eu realmente fiz um questionário e vi que ele sabe mesmo coisas que só fãs sabem).

Em nossa conversa, que durou algumas horas, vários temas foram tratados, em especial as próximas publicações do Tolkien no Brasil.

A editora HarperCollins pretende publicar TODAS AS OBRAS DO TOLKIEN, nos próximos sete anos, incluindo livros desejados pelos fãs como a famosa série História da Terra-média. Serão publicados tantos os livros que tratam do Legendarium, quanto os livros acadêmicos e de especialidade do Tolkien.

Segundo o editor, os livros terão o mesmo padrão e tamanho e em sua maioria serão em capa dura. Além disso, edições especiais serão também eventualmente lançadas, com um estilo diferenciado e voltado para os colecionadores.

Capa de “Beren and Lúthien”, arte de Alan Lee (clique para ampliar).

As novidades para esse ano são as seguintes:

  1. Beren e Lúthien – com tradução de Ronald Kyrmse, a ser lançado em Novembro 2018.

O livro narra a bela história do casal Beren e Lúthien, que são protagonistas em O Silmarillion. O livro contém vários textos reunidos por Christopher Tolkien e que formam um retrospecto de como se formou essa história. A obra apresenta, portanto, fragmentos das versões em prosa e verso em uma determinada ordem cronológica. O livro foi publicado em 2017 pela HarperCollins no Reino Unido e agora chegará as livrarias do Brasil no final do ano.

  1. A Balada de Aoutrou e Itroun – a ser lançado em Novembro 2018

Lançado em 2016, a Balada de Aoutrou e Itroun conta a história de um velho rei que não tinha filhos e que se sentindo desesperado com o futuro do seu legado, decide procurar uma bruxa que lhe fornece uma poção mágica, porém, ela quer algo em troca… O livro é escrito em forma de versos em um estilo que só o Tolkien consegue fazer. Com edição de Verlyn Flieger, inclui também notas de Christopher Tolkien.

Capa de The Lay of Aotrou & Itroun (clique para ampliar).

  1. O Dom da Amizade (de Colin Duriez) – a ser lançado em Junho de 2018.

A biografia que reúne a vida de C.S. Lewis e J.R.R. Tolkien de forma entrelaçada será também lançada pela editora HarperCollins. O livro já havia sido publicado com tradução de Ronald Kyrmse, e agora terá um formato diferenciado. Tolkien e Lewis foram grandes amigos e tiveram muitos aspectos em suas vidas que se complementavam. Lewis ficou conhecido mundialmente por ser o autor de Crônicas de Nárnia. Inclusive a editora HarperCollins Brasil já adquiriu os direitos de boa parte das obras de C.S. Lewis e republicou no ano passado algumas obras importantes.

  1. O Silmarillion – com tradução de Reinaldo J. Lopes, sem prazo no momento.

O Silmarillion terá uma nova tradução e um novo formato. O tradutor escolhido é o Reinaldo José Lopes, um leitor e fã do Tolkien por muitos anos.  Em conversas com o tradutor Reinaldo disse que irá observar os vários aspectos que foram deixados de lado na outra tradução. Terá sempre a busca por um tratamento merecido para o Silmarillion. Até o momento não há previsão para o lançamento do novo Silmarillion.

  1. J.R.R. Tolkien, a Biografia – escrito por Humphrey Carpenter– que foi anunciado no evento e previsão para ser lançado ainda em 2018

Em 25 de Março de 2018 aconteceu um evento especial do Dia de Ler Tolkien. Onde os fãs se reuniram para celebrarem o ato de ler as obras. Nesse mesmo dia, a editora HarperCollins Brasil promoveu um evento especial em São Paulo, onde apresentou muitas informações sobre a editora e os planos para publicações.  Foi um momento em que as pessoas presentes fizeram perguntas e entenderam o que iremos ter no Brasil. O evento realizou também sorteio de brindes e a apresentação de uma novidade editorial além dos quatro livros mencionados acima teremos mais um, que foi anunciado pelo editor no evento. Esse livro também é esperado por muitos fãs e que certamente irá agregar muito nas bibliotecas Tolkienianas brasileiras. A previsão é de que seja lançado ainda esse ano. Trata-se da biografia autorizada de Humphrey Carpenter, uma obra que trata da vida do Tolkien com informações primárias.

A editora HarperCollins Brasil está só começando e teremos muito mais novidades para os próximos meses. Será sempre um processo contínuo de publicações e de eventos sobre as obras de J.R.R. Tolkien. O site Tolkien Brasil ficará atento as novidades e traremos boas informações através do contato direto com a editora.

Facebooktwittergoogle_plusredditby feather

8 comentários

  1. Leonardo /

    Haverá lançamento de uma nova publicação dos livros da trilogia do senhor dos anéis?

  2. Os novos livros serão exclusivamente capa dura ou teremos a opção de brochura também?

  3. Elias Ravizza /

    Alguém sabe me dizer se a ordem que a editora vai publicar as obras de Tolkien no Brasil é a melhor para começar a ler? (começou com A Queda de Gondolin)

    • Caroline Cousen /

      Não, a verdade é que a ordem seria, mais ou menos: O Silmarillion, O Hobbit, O Senhor dos Anéis e Os Contos Inacabados. Os Filhos de Húrin, Beren e Lúthien e A Queda de Gondolin meio que acontecem simultaneamente, tendo pouco diferença de tempo entre eles, e todos tem a versão resumida da história no Silmarilion. O que eu aconselho: ler primeiro O Hobbit e O Senhor dos Aneis, para pegar amor pela Terra Média, e depois partir para os demais, que são mais densos e um pouco confusos.

  4. I think I enjoy the Silmarillion more than Lord of the Rings. But I had the books ruined by seeing the movies first. The Silmarillion was all new material to me. It just felt so epic and the feeling of loss is so strong. Fingolfin fighting Morgoth is one of my favorite scenes in any work of fiction.

  5. Marcos Santos /

    Estamos no aguardo.

  6. Marcelo /

    A Harper não está para brincadeira!

Deixar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veritabanına bağlantı sağlanamadı
error: