Saiba mais sobre O Hobbit, Senhor dos Anéis…

OFICIAL: livro A Queda de Gondolin será lançado em 30 de agosto 2018!

(se inscreva no canal para ver novos vídeos AQUI)

———

A editora britânica HarperCollins anuncia oficialmente o lançamento do livro “The Fall of Gondolin” (A Queda de Gondolin). Conforme já mencionamos anteriormente (veja AQUI) o livro conterá material inédito e republicações sobre o conto que trata sobre a cidade oculta dos elfos Gondolin.

O livro é o último trabalho realizado por Christopher Tolkien (filho do próprio J.R.R. Tolkien) que tem atualmente 93 anos e atua com os manuscritos deixados.

Com a publicação de A Queda de Gondolin um ciclo de materiais sobre o Legendarium de Tolkien está fechado. Esse é o terceiro livro que trata dos Grandes Contos da Terra-média, juntamente com Os Filhos de Húrin e Beren e Lúthien. (veja essa matéria AQUI).

A edição conterá trechos dispostos em ordem cronológica, visando mostrar o desenvolvimento do conto sobre a Queda de Gondolin. Começando pelos textos mais antigos de 1917 até detalhes dos últimos anos da vida do autor. Nesse sentido, terá uma estrutura similar a edição publicada de Beren e Lúthien (ainda inédita no Brasil, com previsão para publicação em Novembro desse ano pela HarperCollins Brasil).

O livro será publicado em versões Capa Dura, de luxo, large print e e-book. Conterá cerca de 304 páginas, com previsão de lançamento para 30 de agosto de 2018.

O livro conterá ilustrações do artista Alan Lee, que já fez trabalhos para O Senhor dos Anéis, O Hobbit, Os Filhos de Húrin e Beren e Lúthien. Alan Lee participou também das artes dos filmes de O Senhor dos Anéis e o Hobbit dirigidos por Peter Jackson.

A publicação em Português para o Brasil ainda não tem previsão de ser realizada. Porém, certamente a editora HarperCollins Brasil, que agora detém os direitos das obras do Tolkien, irá providenciar o quanto antes esse novo livro do Tolkien.

Segue abaixo a nota oficial da HarperCollins:

No Conto da Queda de Gondolin estão duas das maiores potências do mundo. Existe Morgoth do mal extremo, não visto nesta história, mas governando sobre uma vasta potência militar de sua fortaleza de Angband.  Fortemente contrário a Morgoth está Ulmo, o segundo em poder após Manwë, chefe dos Valar.

A cidade de Gondolin é central nessa inimizade dos deuses, sendo bela, porém oculta. Foi construída e povoada pelos Elfos Noldorin que, quando moravam em Valinor, a terra dos deuses, rebelaram-se contra o seu domínio e fugiram para a Terra-média. Turgon, Rei de Gondolin é odiado e temido acima de todos os seus inimigos por Morgoth, que procura em vão descobrir a cidade maravilhosamente escondida, enquanto os deuses em Valinor em um debate acalorado se recusam a intervir em apoio aos desejos e projetos de Ulmo.

Nesse mundo chega Tuor, primo de Trin, o instrumento dos desígnios de Ulmo. Guiado sem ser visto por ele, Tuor parte da terra de seu nascimento na terrível viagem à Gondolin. Em um dos momentos mais impressionantes da história da Terra-média, o próprio deus do mar aparece para ele, erguendo-se do oceano em meio a uma tempestade. Em Gondolin ele cresce e se casa com Idril, a filha de Turgon. Seu filho é Erendel, cujo nascimento e profunda importância nos dias por vir são previstos por Ulmo.

Finalmente chega o terrível final. Morgoth aprende através de um ato de extrema traição tudo o que ele precisa para montar um ataque devastador na cidade, com balrogs e dragões e inúmeros orcs. Após um relato minuciosamente observado da queda de Gondolin, a história termina com a fuga de Trin e Idril, com a criança Erendel, olhando para trás de uma fenda nas montanhas enquanto eles fogem para o sul, nos destroços em chamas de sua cidade. Eles estavam viajando para uma nova história, o Conto de Erendel, que Tolkien nunca escreveu, mas que foi esboçado neste livro a partir de outras fontes.

Após sua apresentação de Beren e Lúthien, Christopher Tolkien usou a mesma “história em seqüência” na escrita desta edição de A Queda de Gondolin. Nas palavras de J.R.R. Tolkien, foi a primeira história real deste mundo imaginário e, juntamente com Beren e Lúthien e Os Filhos de Húrin, ele considerou-o como um dos três “Grandes Contos” dos Dias Antigos.

 

Abaixo está a capa oficial ilustrada por Allan Lee. Nela pode ser visto o personagem da história diante da cidade oculta de Gondolin:

A Queda de Gondolin

 

Facebooktwittergoogle_plusredditby feather

5 comentários

  1. Marcos Soares /

    Tem pré encomenda? 🙂

  2. Obrigado você me ajudou muito.quake on the lake

  3. marcelo /

    Deu até vontade de chorar! já é agosto?

  4. Tárik /

    Este vai ser no estilo Os filhos de Húrin, que conta mais detalhes a respeito da história ou apenas versões diferentes daquela que se apresenta no Silmarillion?

    De qualquer forma, é uma notícia ótima. Temos que rezar para que o Cristopher Tolkien não morra tão cedo e continue lançando as obras do pai.

Trackbacks/Pingbacks

  1. Dissecando livros: “A queda de Gondolin”, de J.R.R Tolkien | Anatomia de uma estante - […] *Informações da sessão curiosidade foram retiradas do site Tolkien Brasil. […]
  2. Novo livro “A Queda de Gondolin” de Tolkien será lançado em Agosto de 2018!? - Tolkien Brasil | Tolkien Brasil - […] ATUALIZAÇÂO: As suspeitas se confirmaram e a HarperCollins anunciou oficialmente o lançamento do livro. Veja mais AQUI. […]

Deixar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: