Saiba mais sobre O Hobbit, Senhor dos Anéis…

Novos livros de Tolkien no Brasil “Beowulf” para 2015 e “A História da Terra Média”?

 

Capa beowulf

 

 

Conforme foi anunciado AQUI, em maio desse ano (2014) teremos o lançamento de mais um livro do Tolkien.  Essa será uma versão do Beowulf feita pelo próprio Tolkien, junto com comentários e ensaios, em um livro que soma cerca de 448 páginas. O livro reúne esses materiais inéditos e tem edição de Christopher Tolkien, filho e herdeiro literário do professor.

Para a alegria dos fãs de Tolkien brasileiros, há pouco tempo foi anunciado pela editora Wmf Martins Fontes que esse livro será publicado também no Brasil. Mas a previsão de lançamento do livro ficará para 2015. Isso se justifica até pela complexidade para tradução (poemas) e número de páginas que a obra tem.

Divagando sobre o assunto, entendemos que essa demora para o lançamento do livro possa estar vinculada a um possível lançamento de mais uma obra do Tolkien que ainda não havia sido traduzida (talvez Smith of Wooton Major??) no final desse ano no Brasil.

Mas observando a fanpage oficial da editora Wmf Martins Fontes encontramos o seguinte comentário, no mesmo post da notícia em que anunciavam a tradução do Beowulf:

fanpage

 

Muitos fãs querem a possibilidade de ler em português a série “The History of Middle-earth”  ou A História da Terra Média. Essa série de 12 livros ainda é inédita no Brasil e conta com diversos textos e contos feitos pelo professor Tolkien em diversas fases de sua vida e o processo de formação dos seus livros básicos como O Senhor dos Anéis e o Silmarillion.

No ano passado (2013), o site Tolkien Brasil realizou uma petição pública que contou com mais de 16.000 assinaturas. Essa petição tinha como objetivo mostrar que existe um público interessado nessas obras do professor Tolkien e que a editora deveria pensar em investir nisso. Um documento formal junto com o informe das assinaturas foram enviados as editoras que publicam os livros de Tolkien no Brasil (Selo-martins e Wmf Martins Fontes). Ao que parece essa foi a maior petição pública online por publicação de livros já feita no Brasil.

Como o livro do Beowulf será publicado no ano que vem, traz um indicativo que talvez (TALVEZ) a editora esteja se empenhando em traduzir a série História da Terra Média para a alegria de todos os fãs brasileiros.  Evidente que traduzir os doze livros de uma vez não seria possível em tão pouco tempo, mas a publicação de pelo menos um livro seria o começo de tudo. Se isso se confirmar, finalmente poderemos ter a base do legendarium de Tolkien traduzida em nossa língua.

As editoras não se pronunciaram ainda em contato com o Tolkien Brasil, sobre a petição pública e a possibilidade de publicação dessas obras no Brasil. Estamos no aguardo de uma resposta concreta e objetiva.

Fato é que no final do ano teremos novos livros do Tolkien e quem sabe grandes novidades…

1521714_10153663090965532_64437491_n

Série de 12 livros A História da Terra Média

  • Túlio

    :D

  • Victor Oliveira

    Ótimas notícias!