Saiba mais sobre O Hobbit, Senhor dos Anéis…

Novo livro “A Queda de Gondolin” de Tolkien será lançado em Agosto de 2018!?

ATUALIZAÇÂO: As suspeitas se confirmaram e a HarperCollins anunciou oficialmente o lançamento do livro. Veja mais AQUI.

Primeiramente é importante dizer que não se trata de uma notícia oficial. Um fã do Tolkien encontrou um anúncio em sites de venda e postou no grupo do facebook da Tolkien Society, o que ocasionou diversos debates nessa semana.

Tudo indica que se trata realmente do livro The Fall of Gondolin com o ISBN: 978-0008302757, pois as empresas que estão anunciando o livro em pré-venda já colocaram esse título, especialmente a Amazon da França e da Alemanha (veja AQUI).

 

 

Quando os livros A História de Kullervo e Beren e Lúthien foram colocados em pré-venda, como ocorre agora, os fãs ficaram sabendo dessa mesma forma. Então as chances de realmente ser real o lançamento são grandes, especialmente pelo fato de que consta esse título em sites de vendas com o registro ISBN.

No ano passado fizemos um artigo falando dessa possibilidade e o quanto poderia ser interessante para os leitores ter mais esse livro do Tolkien. Lá tem muitas informações chaves veja o artigo AQUI.

Naquela época alertamos sobre isso, pois a família Tolkien não havia descartado essa oportunidade de publicação.O livro A Queda de Gondolin fecha um ciclo dos Grandes Livros da Terra-média, junto com Beren e Lúthien e Os Filhos de Húrin.

Existe um material amplo sobre A Queda de Gondolin que pode formar um livro independente. Todo o conteúdo da história em forma de prosa foi publicado no segundo livro da série A História da Terra-média (ainda inédito no Brasil), chamado The Book of Lost Tales Parte 2. Nesse livro A Queda de Gondolin preenche as páginas 144 a 220. Ocorre que esses escritos contêm muitas informações que foram posteriormente abandonadas por Tolkien (nomes diferentes, características dos personagens e enredo), pois o texto foi escrito por volta de 1917 e as histórias da Terra-média ainda estavam no período de gestação. O editor, que talvez seja ainda o Christopher Tolkien, pode agora ter realizado um trabalho de adaptar o texto em relação aos escritos mais recentes ou realizar uma publicação com enfoque cronológico, como foi feito em Beren e Lúthien.

Além desse material em prosa existe ainda a história em versos chamada “The Lay of the Fall of Gondolin” que não foi publicada por inteiro nem mesmo nas versões originais.

Resta agora aguardar a novidade e mais atualizações e esperar a tradução para o Português pela editora HarperCollins Brasil.

Facebooktwittergoogle_plusredditby feather

Sem comentários

Trackbacks/Pingbacks

  1. OFICIAL: livro A Queda de Gondolin será lançado em 30 de agosto 2018! - Tolkien Brasil | Tolkien Brasil - […] “The Fall of Gondolin” (A Queda de Gondolin). Conforme já mencionamos anteriormente (veja AQUI) o livro conterá material inédito…

Deixar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: