Saiba mais sobre O Hobbit, Senhor dos Anéis…

Entrevista com o Alexandre Martins Fontes diretor da editora Wmf Martins Fontes!

 

 alexandre martins fontes

 

Buscando apresentar os novos livros publicados no Brasil de Tolkien, o diretor executivo da WMF Martins Fontes deu entrevista no quinta feira passada (14 de novembro de 2013) a Band News e disse muita coisa boa!!!

A  entrevista está cheia de informações e novidades importantes para os fãs de J.R.R.Tolkien no Brasil. Ele fala sobre as próximas publicações de livros de Tolkien, as novas edições recentemente lançadas, uma edição de luxo especial do Hobbit para o final do ano que vem e muitas novidades. Confira a entrevista na integra abaixo:

Inicialmente ele fala sobre a relação da editora com os fãs e um pouco do sucesso literário de Tolkien. “Certamente é o autor e são as obras em que os fãs mais se mostram fãs. Quer dizer. Eles estão a todo tempo em contato com a gente, através das mídias sociais. Nós começamos a publicar o Tolkien há mais de vinte ano. Então são vinte anos de contato com os fãs espalhados por todos os cantos do Brasil”. Realmente nós do site Tolkien Brasil reconhecemos que o trabalho do setor de Marketing da editora é muito atento as causas dos fãs. Tanto é que o site tem o apoio da editora desde o seu início. A Wmf apoia várias iniciativas de fãs em todo o Brasil e isso é muito importante. Um evento interessante foi o hangout ao vivo que o site fez com o tradutor dos livros de Tolkien no Brasil, que você pode ver na integra AQUI.

 Durante a entrevista o diretor Alexandre Martins Fontes fala sobre as novas obras que foram publicadas, A QUEDA DE ARTUR, ÁRVORE E FOLHA, O HOBBIT ILUSTRADO, O Hobbit, a desolação de Smaug guia ilustrado. Para saber mais sobre esses livros clique AQUI. Mas além disso a entrevista chama a atenção por outras informações interessantes. Veja:

 

SOBRE A PUBLICAÇÃO DO THE HISTORY OF MIDDLE EARTH

 

 

A entrevistadora diz que Tolkien publicou mais de 60 livros, e pergunta se todos esses livros já foram publicados. O Alexandre Martins Fontes responde:

Quem controla [as publicações] lá fora, é uma editora inglesa Harpercollins, que é responsável pela venda de direitos autorais no mundo todo.
E nós somos os editores das obras de Tolkien no Brasil. Nós temos mais de vinte livros publicados no Brasil. Certamente tem coisas ainda a se publicar. E a gente pretende publica-las“.

Interessante notar essa pretensão de publicar novos livros no Brasil e os fãs realmente querem mais obras em nossa língua. E mais importante ainda

“Talvez a obra, que não foi publicada no Brasil ainda, e que os fãs do Tolkien pedem pra que seja publicada, é uma história da Terra Média. Mas é um projeto de muito fôlego. São doze volumes que reúne cartas, poemas e estudos que o Tolkien fez ao longo de toda sua vida. Vamos ver quando é que a gente vai conseguir lançar essa obra no Brasil”.

De fato, os fãs de Tolkien querem muito que a série História da Terra Média seja traduzida para nossa língua e publicada. Pois ela traz muitas informações sobre os personagens e o mundo criado pelo professor. Pensando nisso, foi criada uma petição com a pretensão de mostrar as editoras de Tolkien no Brasil que os fãs querem e são muitos (há público).

A petição pública  criada no avaaz, já tem mais de 7.000 (sete mil) assinaturas até o momento e terá prazo final até o lançamento do filme O Hobbit, a Desolação de Smaug. Momento em que logo em seguida será entregue cópia de documento sobre aspectos econômicos, informações sobre o público e a viabilidade dessas publicações no Brasil. Se você também quer o História da Terra Média assine a petição AQUI.

 Além do History of Middle earth, há outros livros menores que também poderiam ser publicados no Brasil. É o caso do livro Smith of Wooton Major, The Road Goes Ever on e outros. Veja o artigo a respeito dessas obras AQUI.

 

EDIÇÃO DE LUXO DE O HOBBIT NO FINAL DO ANO QUE VEM

 

Em 2001 a editora Martins Fontes, em virtude do lançamento do primeiro filme, lançou uma edição especial com capa dura, com bordas douradas.A edição ficou limitada a apenas 10.000 exemplares, todos numerados. Hoje essa edição é considerada objeto raro entre colecionadores. Ao que parece a editora Wmf Martins Fontes pretende fazer o mesmo com o Hobbit. No ano passado foi lançada a edição comemorativa dos 75 anos de lançamento do livro O Hobbit, a edição veio com capa dura e um estilo especial, mas sua edição não era numerada e limitada como ocorreu com o Senhor dos Anéis.

Durante a entrevista o Alexandre Martins Fontes disse o seguinte:

A gente está preparando uma edição para o ano que vem para comemorar o final do lançamento do terceiro filme. E a ideia é fazer um lançamento do Hobbit em uma edição ainda mais luxuosa com imagens, ilustrações, desenhos do próprio Tolkien etc”.

Agora fãs de todo o Brasil terão que aguardar e poupar suas economias para o final do ano que vem,  pois se for uma edição limitada haverá uma corrida pela aquisição e o livro poderá se esgotar no mesmo mês de lançamento, como ocorreu praticamente com a edição do Senhor dos Anéis de luxo.Veja mais informações sobre a edição de luxo do Senhor dos Anéis em nossa vídeo resenha AQUI.

É interessante notar que a edição de O Hobbit de 75 anos da 1ª edição não tem o mesmo tamanho (em largura e altura) que a versão de luxo do Senhor dos Anéis. Seria interessante se a edição de luxo do Hobbit tivesse o mesmo tamanho que a versão de luxo do Senhor dos anéis, ou mesmo em um estilo parecido.

Em julho desse ano, ocorreu a suspeita que poderia haver o lançamento de uma versão capa dura do Silmarillion, mas a editora informou que ainda não tem pretensões de publicar tal edição. (veja a notícia AQUI).

 

 

NOVAS CAPAS DE LIVROS

 

Durante a entrevista foram sendo mostradas imagens dos livros que a editora WMF já publicou, porém apareceram algumas capas de livros novas, ou que pelo menos nos era desconhecidas.  Importante destacar que a editora WMF afirmou no facebook que teria planos para republicar o ATLAS DA TERRA MÉDIA, razão pela qual suspeitamos que essa seja a sua nova capa. Os outros livros também parecem que serão reeditados com essas novas capa (Veja nosso ebook com informações sobre todos os livros publicados no Brasil AQUI)..

Facebooktwittergoogle_plusredditby feather

Sem comentários

Deixar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: