Saiba mais sobre O Hobbit, Senhor dos Anéis…

A lendária primeira edição de “O Hobbit”

 

Muitas pessoas não sabem, mas existem duas edições do livro O Hobbit. A primeira edição foi publicada em 21 de setembro de 1937 pela editora George Allen & Unwin. A segunda edição foi publicada em 1951 com correções e mudanças na história original.

Essa que você provavelmente tem em mãos, traduzida para o português ou mesmo em Inglês é uma impressão da segunda edição do hobbit.

No site tolkienlibrary pode-se encontrar a venda a primeira edição, pelo singelo valor de $45.000,00 (quarenta e cinco mil dólares). Mas essa é uma edição que não foi assinada por Tolkien e a condição da sobrecapa não está totalmente integra.

E quanto a uma primeira edição assinada por Tolkien? A seguir temos um vídeo do The Roadshow Archive que mostra uma apresentação de um exemplar em excelente estado de conservação, além de ser assinado pelo próprio Tolkien, o valor segundo o avalista pode ser estimado em $80.000,00 (oitenta mil dólares) a $120,000,00 (cento e vinte mil dólares).

Ocorre que o vídeo foi filmado em uma época anterior aos filmes de Peter Jackson sobre o Hobbit, o que pode ter ocasionado uma redução no valor. Mas agora com o lançamento dos filmes e toda publicidade envolvida, o preço de uma primeira edição, assinada por Tolkien tem um valor inestimável. Como diz o avalista “o céu é o limite para esta edição”. Então, a cada momento que se passa os livros se valorizam mais e mais.

MAS PORQUE ESSA PRIMEIRA EDIÇÃO É TÃO VALIOSA?

 

Inicialmente porque é a primeira edição. O ponto inicial do sucesso dos livros de Tolkien. O início das publicações de livros sobre a Terra-Média, contendo uma capa desenhada pelo próprio Tolkien.

Além disso, o fato de que nessa primeira conter elementos e momentos que foram alterados posteriormente por Tolkien. Durante a escrita do Senhor dos Anéis, Tolkien decidiu que deveria mudar alguns capítulos da primeira edição, a fim de adequar a história do livro O Hobbit ao mundo do Senhor dos Anéis. De fato, o universo mitológico de Tolkien teve inicio nos anos 10 do século XX, e em principio o Hobbit não tinha a pretensão de ser uma história dentro desse mesmo Universo. Seria uma história isolada, mas que ele acabou colocando pontos desse mesmo universo já criado.

A mudança mais considerada entre os leitores é o fato de Gollum na primeira edição DAR o anel para Bilbo, caso ele acertasse as charadas. O capítulo Advinhas no escuro foi alterado significativamente nesse aspecto para formar a ligação, através do anel, entre a história do hobbit Bilbo Bolseiro e o Senhor dos Anéis.

Os leitores atentos do Senhor dos Anéis, ao lerem logo no início do livro A sociedade do Anel, poderão ver uma espécie de “desculpas” ou “justificativa” para essa alteração na história dentro do Universo de Tolkien. Segundo consta, Bilbo havia contado a história de forma diferente do que teria realmente acontecido.

Além disso, pela fato de ser a primeira edição, conter histórias que foram modificadas na segunda edição, esse livro foi publicado com uma pequena tiragem de apenas 1.500 (hum mil e quinhentos) exemplares.

tolkienlibraryfotoTolkienlibraryphoto

A GRANDE NOVIDADE 

A grande novidade é que a editora inglesa está planejando a publicação da primeira edição do Hobbit em uma versão fac-símile.

Ou seja, será uma cópia da primeira edição do hobbit com todos os detalhes que ela contém, em capa dura e tudo mais. Será um box contendo essa versão, além de um livro que trata da história das publicações e um CD com gravações inéditas de Tolkien lendo o livro O Hobbit.

Essa nova edição com capa dura será lançada pela editora HarperCollins, com um valor aproximado de $50,00 (cinquenta dólares).

Então para aqueles que são colecionadores essa é uma boa oportunidade de ter ao menos uma cópia da primeira edição de O Hobbit.

 

Agradecemos a The Roadshow Archive  pelas informações complementares e pela rapidez nas respostas.

Fonte: http://www.pbs.org/wgbh/roadshow/archive/201102A52.html

Fonte2: http://www.tolkienlibrary.com/tolkien-book-store/001118.htm

Facebooktwittergoogle_plusredditby feather