Saiba mais sobre O Hobbit, Senhor dos Anéis…

Em produção o Filme ‘TOLKIEN & LEWIS’!

AttFlm_Int_quad_TolkienandLewis_v4.indd

Um projeto muito interessante começou há poucos meses e já está atraindo a atenção dos fãs de Tolkien.  O plano é produzir um filme que narra a história de dois dos maiores escritores do século XX:  J.R.R.Tolkien e Lewis.

Com produção de Wernher Pramschufer , pela empresa Attractive Films, o filme parece ser promissor, especialmente porque já conta com uma equipe bem preparada. Estão trabalhando na produção executiva o renomado Mark Cooper (Chocolate, Shakespeare Apaixonado, As loucuras do Rei George,   A Outra, Sete dia com Marilyn), Michael O’ Sullivan (ex VP Paramount Pictures), trabalha na industria de filmes por mais de 40 anos e tem uma vasta experiência em filmes internacionais, TV, video/DVD e cinema. E ainda na produção executiva  Joan Lane, que trabalhou no filme O Discurso do Rei.

O roteiro ficou sob os cuidados de Jacqueline Cook, uma escritora australiana e Paul Bryan um roteirista da Inglaterra.  A diferença de fuso horário parece não ter sido um grande problema para a comunicação entre eles. Escrever o roteiro desse filme se torna uma tarefa muito complicada e exige muitas pesquisas, pois tanto Lewis quanto Tolkien tiveram vidas cheias de acontecimentos intrigantes.

Então até o momento a equipe está sendo formada e temos os seguintes nomes:

 

Screenplay……………………………….  Jacqueline Cook  & Paul Bryan

Producer ………………………………….Wernher Pramschufer (Attractive Films)

Executive Producers ………………… Michael O’Sullivan, Leo Cooper & Joan Lane

Co-Producer ……………………………. Mark Cooper

Composer ……………………………….. Wernher Pramschufer

Music Arranger ………………………… John Cameron

Music Supervisor ……………………… Graham Walker

 

O elenco ainda está sendo  criteriosamente analisado, pois além dos aspectos físicos (semelhança com os escritores), estão buscando talentos que possam expressar os sentimentos desses dois grandes escritores de forma mais intensa.

O C.S. Lewis já teve alguns filmes dedicados a sua vida completa ou parte dela. Um dos filmes mais conhecidos é o Shadowlands (Terra das Sombras), em que Lewis é interpretado peplo famoso ator Anthony Hopkin. Dificilmente será escolhido para  o filme Tolkien e Lewis um ator do porte de Hopkin, mas espera-se que novos talentos sejam revelados.

Como Tolkien nunca foi representado em um filme (de uma forma decente e como protagonista) essa é uma oportunidade para um artista mostrar seu talento e nos apresentar um pouco do que poderia ter sido Tolkien.  A responsabilidade se torna ainda maior, especialmente se o roteiro pretender distorcer ou mesmo passar uma imagem equivocada de quem foi o professor Tolkien.

Não há filmes biográficos sobre o Tolkien até o momento em razão de uma política conservadora e protecionista por parte da Tolkien Estate (herdeiros do Tolkien), que busca sempre preservar a imagem do professor Tolkien, evitando abusos ou distorções. Até o momento não se sabe qual a posição da TOLKIEN ESTATE a respeito da produção desse filme, mas acredita-se que não haverá problemas judiciais como ocorreu no filme “Mirkwood”.

A representação de Tolkien por atores até o momento foi feita basicamente em filmes ou documentários para televisão (geralmente que o relacionam ao Lewis também). A última aparição foi em  “Tolkien’s The Lord of the Rings: A Catholic Worldview” em 2011, em que é interpretado por Kevin O’Brien.

O filme TOLKIEN & LEWIS parece ser ousado nesse sentido por tentar aprofundar-se na representação da vida de dois grandiosos escritores e pretende preencher essa lacuna de filmes com interpretações de Tolkien e Lewis.

Foi divulgado um pôster para o filme. Na imagem há a figura do Nazgul (Senhor dos Anéis) montado em seu cavalo e também o leão Aslan (Crônicas de Nárnia). Logo abaixo há um livro aberto e em cima dele um anel e uma chave dourados, representando O UM anel do Senhor dos Anéis e a chave do guarda roupa para Nárnia.

Veja abaixo o primeiro pôster oficial do filme (clique na imagem para ampliar):

 tolkienelwstolkienbrlewis

 

Juntamente com a imagem, a equipe apresentou um resumo do filme que você confere a versão traduzida para o português e em seguida da versão original em inglês:

 

Tolkien & Lewis é um drana biográfico que se passa durante a guerra na Grã-Bretanha , em 1941, revelando como J.R.R. Tolkien e C.S Lewis tornaram-se os autores de fantasia mais importantes do mundo . Ambos são superstars literários , conhecidos em todo o mundo como os criadores da Terra-média e Nárnia . Mas poucos sabem da importante e complexa amizade entre estes dois brilhantes, mas disfuncional estudiosos de Oxford.A amizade sem a qual nunca poderiam ter escrito seus amados clássicos, O Senhor dos Anéis ou O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa.Enquanto cada um ajuda o outro:  Tolkien a enfrentar seus pesadelos psicóticos e  Lewis redescobrir sua criança interior – sua amizade parece mais profunda do que nunca. Mas mesmo as sociedades mais fortes são testadas. Quando Lewis revela seus contos de Nárnia e se projetou nos holofotes com discursos religiosos na rádio BBC, Tolkien desperta suas inseguranças.  Ciúme , neurose, e as questões de fé agora ameaçam sua amizade.

Algumas amizades duram para sempre. Outras duram até que não sejam mais necessárias…

 —————————

Tolkien & Lewis is a biopic drama set in war torn Britain in 1941 revealing how J.R. Tolkien and C.S. Lewis became the world’s foremost fantasy authors. Both are literary superstars, known the world over as the creators of Middle-Earth and Narnia. But few know of the important and complex friendship between these two brilliant but dysfunctional Oxford scholars. A friendship without which they might never have written their beloved classics, The Lord of the Rings or The Lion, The Witch and the Wardrobe. As each helps the other: for Tolkien to face his psychotic nightmares and for Lewis to rediscover his inner child – their friendship seems deeper than ever. But even the strongest fellowships are tested. When Lewis reveals his tales of Narnia and catapulted into the spotlight with faith-inspired speeches on BBC Radio, Tolkien’s insecurities are awakened. Jealousy, neurosis, and matters of faith now menace their friendship.

Some friendships last forever. Others last until they are no longer needed…

 

Provavelmente quem não conhece um pouco da vida do professor Tolkien deve ter lido com uma certa admiração a frase “Tolkien a enfrentar seus pesadelos psicóticos”. Há aí um destaque para algo que ocorria na vida do professor. Ele tinha certos pesadelos com o mar, possivelmente uma lembrança da viagem que realizou quando criança da Inglaterra para a África do Sul, mas isso não seria algo que o atrapalhasse profundamente a ponto de precisar de uma amizade como a de Lewis, como suporte psicológico.

O tema da amizade de Tolkien e Lewis foi explorado em alguns livros, com destaque especial para a obra “O Dom da Amizade Tolkien e Lewis”, publicado no Brasil pela editora Nova Fronteira (uma obra biográfica indispensável) de autoria de Colin Duriez.

A amizade de Tolkien com o Lewis foi intensa, mas sofreu um certo desgaste nos últimos anos e até o momento não se sabe ao certo o que levou Tolkien a se afastar de Lewis. Talvez o fato de que Tolkien queria que seu amigo deixasse o ateísmo e se convertesse ao catolicismo (Lewis se tornou cristão, mas protestante), ou pelo fato de Lewis ter uma forte amizade com o Charles Williams (que se envolvia com assuntos do ocultismo que não agradavam Tolkien). Alguns dizem que o fato de Tolkien ter deixado de lado sua amizade por um tempo foi o fato de Lewis ter publicado livros que contrariavam suas teorias sobre como os livros de fantasia deveriam ser escritos (Tolkien não gostou de Crônicas de Nárnia). Há também o descontentamento do Tolkien em relação a algumas coisas que foram copiadas (não necessariamente um plágio) por Lewis e escritas em suas histórias. Alguns dizem que sua amizade ficou mais distante apenas pelo fato do sucesso do Senhor dos Anéis e a exigência de tempo que isso implicaria na vida de Tolkien.

Enfim, fato é que pelo menos durante vários anos esses dois escritores foram grandes amigos e trouxeram obras maravilhosas e que encantam o mundo todo. E o mais fascinante é saber que ambos eram amigos.

 Espera-se que o filme tenha lançamento para o final de 2014. Aguardemos…

 

Facebooktwittergoogle_plusredditby feather