Saiba mais sobre O Hobbit, Senhor dos Anéis…

O Senhor dos Anéis A Sociedade do Anel Lançado há 15 anos nos Cinemas!

by Eduardo Stark

Exatamente há quinze anos atrás, em 10 de dezembro de 2001, o filme O Senhor dos Anéis A Sociedade do Anel era exibido pela primeira vez na Premiere em Londres, Reino Unido.

Deste dia em diante o mundo conheceu um dos melhores filmes já feitos para o cinema. Ele não apenas transformou a tecnologia cinematográfica com novos métodos, como também revolucionou  o cinema como um todo.

A estreia mundial ocorreu em 19 de dezembro de 2001, mas o Brasil só conseguiu ver nas telonas o filme em 1 de dezembro de 2001. Mas já tínhamos expectativas de que esse não era apenas um filme comum nos cinemas. Era a tentativa de mostrar as obras de Tolkien como poderiam ser na realidade.

A alta qualidade dos efeitos, do roteiro e da atuação somados formaram filmes premiados em diversas modalidades, culminando com o Senhor dos Anéis, O Retorno do Rei que ganhou 11 Oscar.

A partir da estreia do primeiro filme os brasileiros começaram a buscar mais sobre esse Universo encantado e quem era o criador disso tudo. Centenas de fóruns, sites, grupos de estudos, cosplays, itens de colecionadores, livros, artigos, teses acadêmicas, surgiram e brotaram como se existisse uma fonte inesgotável de criatividade.

A partir de O Senhor dos Anéis no cinema vários filmes posteriores buscavam seguir o estilo de fantasia e mostrar histórias fantásticas, o que culminou em uma verdadeira atenção de Holywood para esse tipo de filme. É graças ao Senhor dos anéis temos essa época em que o cinema dá atenção às histórias em quadrinhos e filmes com tecnologia que conhecemos. Assim, o Senhor dos Anéis abriu as portas para vários novos materiais da chamada “cultura Nerd”.

Antes dos filmes, os livros do Tolkien já eram mundialmente conhecidos, porém, alguns países como o Brasil ainda não tinham “despertado” quanto a obra desse escritor.  Os fãs de Tolkien eram reservados a poucos jogadores de RPG, alguns leitores de ficção e fantasia (o que não passava de dez mil pessoas). Então, a grande expansão de novos leitores no Brasil se deve ao lançamento dos filmes.

o-senhor-dos-aneis-filme-poster-oficial

Talvez esse fenômeno jamais se repetirá novamente.Quem vivenciou essa época sabe que os filmes de O Hobbit de Peter Jackson não chegaram nem próximo a explosão do que foi O Senhor dos Anéis. Mas talvez haja um pouco de esperança para algo semelhante quando algum filme de O Silmarillion for lançado nos próximos anos.

A essência de O Senhor dos Anéis pareceu muito mais voltada ao desejo de ver algo relacionado a Tolkien nos cinemas do que um mero blockbuster como foi com os filmes de o Hobbit. Veja por exemplo esse comentário do diretor Peter Jackson na época:

Nas versões estendidas de O Senhor dos Anéis há documentários sobre a vida do escritor Tolkien e sempre que possível eram ressaltadas as suas qualidades como escritor. Enquanto que nas versões estendidas dos filmes do Hobbit não há material algum a respeito do professor, demonstrando a diferença de ideias dos filmes.

A produção recebeu diversas indicações ao Oscar de 2002, incluindo Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Ator Coadjuvante para Ian McKellen, entre várias outras, e ganhou os prêmios de Melhor Fotografia, Melhor Maquiagem, Melhor Trilha Sonora e Melhores Efeitos Visuais.

O professor Tolkien tem essa capacidade de revolucionar os meios que veiculam suas histórias. Quando lançou o Senhor dos Anéis em 1954-1955 praticamente apresentou uma nova forma de se ver a literatura e inaugurou a fantasia moderna. Com os programas do Senhor dos Anéis na Rádio BBC de Londres foram um grande sucesso e que proporcionou boas consequências. Quando no cinema, as histórias do professor revolucionaram novamente dando abertura para novos filmes e histórias fantásticas.

O Senhor dos Anéis no cinema nada mais é do que a demonstração que uma boa história quando se é contada de uma forma interessante pode cativar não apenas uma geração, mas se eternizar por longos e longos anos.

Se você sentiu o ar da nostalgia… Que tal pegar o seu filme e assistir após quinze anos… (talvez com algum filho…). Será mesmo que se passaram longos quinze anos desde que esse filme foi lançado?

Confira abaixo reportagens de especiais de dez anos dos filmes e o  primeiro trailer lançado em 2000.  

Agradecemos a Warner Bros, ao jornalista Mário Augusto e a RedeMinas por disponibilizarem os vídeos.Assine nosso canal no youtube e veja muito mais vídeos sobre o Universo de Tolkien AQUI.

facebooktwittergoogle_plusredditby feather
  • Demetrius

    Jamais me esquecerei da sensação de assistir o primeiro trailer em uma conexão discada de péssima qualidade, rsrs. Aquilo mudou minha vida, o impacto que essa trilogia teve e ainda tem é algo que pra mim dificilmente será superado. Vida longa ao Senhor dos Anéis, e um dia ainda alimento esperanças de ter O Silmarilion adaptado com toda a escala épica e o carinho merecido, assim como foi com a primeira trilogia.