Saiba mais sobre O Hobbit, Senhor dos Anéis…

O Hobbit “promove o fumo entre crianças” diz o Prof Stanton Glantz

conference-photo40

 

Conhecido no mundo todo como um dos maiores combatentes do fumo. O Prof Stanton Glantz dessa vez decidiu atacar o filme O Hobbit. Ele acusa o governo da Nova Zelândia de sabotar o seu próprio programa anti fumo (que visa promover a zero o número de fumantes até 2025).

O Prof. Santon Glantz é diretor da Universidade da California San Francisco School of Medicine Centre for Tobacco Control Research and Education e diz que: ”

“O governo não deveria isentar os tributos de nenhuma empresa que tivesse alguém fumando nos filmes. Pois isso promove o fumo do cigarro e suas vendas para as crianças. È um estimulo muito forte.  Centenas de milhares de crianças pelo mundo todo podem começar a fumar por causa do filme. O Governo não deveria fazer isso. Eles estão efetivamente desfazendo todo o belo trabalho que tem sido feito”.

E complementa:

“Quando lançar o Hobbit 2, o Governo deve perguntar ao Peter Jackson se haverá cenas de fumo no filme, e se ele disser que sim porque é artisticamente necessário, então o governo deve afirmar que é fiscalmente necessário para nosso sistema de saúde pública não apoiar o filme.”

A Weta Workshop foi contactada para responder aos comentários do prof. Glantz, mas  não teve o tempo necessário para responder adequadamente.

O que o Prof Stanton Glantz não sabe é que o fumo pelos personagens da história do Hobbit não é algo exclusivo dos filmes. Basta ler as obras de J.R.R.Tolkien que haverá várias referências ao fumo. Tendo até mesmo uma seção específica dedicada ao fumo entre os hobbits, tal como algo cultural, no primeiro livro do Senhor dos Anéis.

Existe, portanto, uma justificativa plausível para que os filmes apresentem cenas de fumo entre os personagens, em especial porque trata-se de uma adaptação do livro.

O professor Tolkien via o ato de fumar tabaco, como algo cultural e isso está intimamente ligado a época em que ele viveu. Em um audio gravado em 1929 ele apresenta um pouco da sua admiração pelo tabaco.

VEJA AQUI O PRIMEIRO AUDIO GRAVADO PELO PROFESSOR TOLKIEN EM SUA VIDA, CUJO TEMA È SOBRE TABACO.

O professor ignora o fato de que existe uma classificação de idade para o filme. No caso do primeiro filme do hobbit ele é permitido para pessoas com idade acima de 12 anos. Ou seja, jovens e adultos podem assistir tranquilamente o filme, crianças NÃO.

O site Imdb fornece um guia (em inglês) para os país com filhos menores de idade.Veja AQUI.

131164-bilbo-smoking

Você concorda com a opinião do Prof. Stanton Glantz de que os próximos filmes do Hobbit não devem ter mais cenas de fumo? Comente abaixo e deixe sua opinião sobre isso.

 

Fonte:http://www.nzherald.co.nz/entertainment/news/article.cfm?c_id=1501119&objectid=10877073

Facebooktwittergoogle_plusredditby feather

5 comentários

  1. “Hobbit 2” Ta certo

  2. Quem tá fumando é esse cara.

  3. Então. Concordo que há um certo extremismo da parte do professor. Mas ele em nenhum momento disse deveriam não transmitir o filme. Apenas que não deveria haver investimento público. E nisso eu concordo.

  4. Cecília /

    falta do que fazer.. fumado é ele!

  5. Guest /

    Que absurdo esse extremismo politico ….

Deixar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: