Saiba mais sobre O Hobbit, Senhor dos Anéis…

O Hobbit não ganhou nenhum Oscar. E agora?

gollumoscar

 

By Eduardo Stark

Ontem, 24-02-2013, o filme O Hobbit não ganhou nenhuma premiação das três categorias que concorria no Oscar. O que demonstra claramente o descontentamento da academia com o filme de Peter Jackson.

Quando disse que havia gostado apenas de partes do filme O Hobbit e fiz os meus comentários de algumas coisas que notei (veja aqui a análise do filme O Hobbit) muitos fãs dos filmes de Peter Jackson ficaram ofendidos, outros até mais agressivos. Os fãs sempre tendem a gostar das produções de quem eles admiram, mesmo que elas não sejam da forma e qualidade necessária.O senso crítico as vezes é diminuído pelo simples fato de ter sido feito pela pessoa que se admira.

As provas (pelo menos nos padrões atuais) que demonstram o quanto um filme é aclamado ou não no cinema são as críticas realizadas em diversos meios de comunicação e em especial eventos como o BAFTA e o OSCAR.

Em geral quem escreve críticas ou é membro dessas academias não são fãs das obras de Tolkien e por isso tem uma certa independência e até maior imparcialidade em relação a opinião sobre o filme de Peter Jackson.

Mesmo eu sendo um fã das obras de Tolkien e dos filmes de Peter Jackson, tenho que realmente  concordar que o filme do Hobbit não é o que o público geral esperava.

Sendo o filme mais esperado do ano (e para os fãs por quase dez anos), o filme não correspondeu às expectativas do público geral, que esperavam uma espécie de Senhor dos Anéis melhorada nos efeitos especiais.

Mas o que encontramos ao assistir o filme do Hobbit é simplesmente o que vimos há quase dez anos atrás, com a diferença de qualidade de imagem, 3D, som melhorado etc. Mas coisas como música (muitas repetições de temas do Senhor dos anéis), efeitos especiais (abusaram demais de personagens de computação gráfica) etc.

O grande fator que impediu um brilho maior do filme foi aquilo que é mais essencial no cinema: INOVAÇÃO.

No momento em que o filme estava sendo exibido nos cinemas, eu convidei um amigo que não tinha assistido os filmes do senhor dos anéis (nem lido os livros) para assistir ao filme. E a impressão dele foi que ficou tudo muito confuso em algumas partes. Ele não entendeu certas conversas dos personagens (que eu tive que explicar) e achou corrido demais em algumas cenas e devagar demais em outras.

E ao perguntar se ele achou algo inovador no filme a resposta foi simplesmente: “Não vi nada de novo, esperava algo que fosse diferente dos filmes atuais, que só tem cenas digitais e histórias sem muito aprofundamento nos personagens, faltou emoção no filme”.

Isso seria uma impressão isolada de uma pessoa, mas ela estava acompanhada de outras três que compartilham da mesma opinião.

Mas enfim, para quem é fã da trilogia dos anéis ter visto os personagens novamente este mundo fantástico pode ter sido uma das melhores experiências, mas para quem não é fã o filme poderia ter sido melhor (poderia ter inovado mais).

Conseguir o mesmo sucesso que O Senhor dos Anéis não é tarefa fácil, nem mesmo para o Peter Jackson e era justamente o que ele temia quando decidiu ser o diretor do hobbit: ser comparado consigo mesmo em outra época.

E quanto ao Oscar?

Como disse, as pessoas que fazem parte da academia, em sua grande maioria não são fãs e por isso seu julgamento em relação ao filme foi totalmente justo com o que acharam do filme. O que se busca é inovação e o Hobbit poderia ter buscado mais isso, em especial por ser um filme ambientado no mesmo cenário dos filmes do senhor dos anéis.

Ao que tudo indica, o diretor dos filmes do Hobbit teve essa intenção de tentar fazer esse link do primeiro filme do hobbit com a trilogia dos anéis, por isso uma série de referências e uso de músicas repetidas etc. Agora espera-se que nos próximos dois filmes tudo seja diferente…

Facebooktwittergoogle_plusredditby feather

19 comentários

  1. Titanic ganhou um monte de óscar e é um filme bem meia boca.

  2. mauro de khriszaor /

    É que para os jovens enfacebookados de hoje o filme só é bom se ganhar uma pá de Oscas(vai entender???…)
    Avatar, na época, tava concorrendo a um monte de Oscar mais quem levou tudo foi um filme de guerra que nem sei mais o nome e não vejo ninguém falar dele. Enquanto avatar todo mundo conhece.

  3. cara , ententa filme é uma ADAPTAÇÃO , não uma cópia do livro. Alguém já viu o caçador de pipas , água para elefantes , Harry Potter etc … Tem muita coisa que muda , afinal nada vai agradar a todos , mas o filme o hobbit me emocionou , e muito , e eu tenho amigas que nunca viram LOTR e amaram o hobbit , infelizmente as pessoas criticam demais, o livro do Tolkien é pouco descritivo , e muitas coisas são explicadas no livro do senhor dos anéis , que é mais um exemplo , pra quem leu claro , que o filme muda diversas cenas no livro. Enfim , gosto mais do hobbit que LOTR . e Martin Freeman arrasou como Bilbo. Mas cada um com sua opniao né , bjs.

    • Shinji Kimura /

      Sim, é claro que é uma adaptação… Nunca disse que não era. O que estou falando é sobre a qualidade dessa adaptação. Como você mesmo disse Tolkien é muito descritivo e isso é por um motivo além é claro da ambientação do seu mundo fantasioso, muito do que o escrito escreve é reflexo do contexto histórico em que ele viveu, críticas normalmente. A adaptação alterou de certa forma a personalidade de alguns personagens e isso cria uma ambientação com desnexo com a verdadeira obra, e por ser uma adaptação ela não precisa ser exatamente igual a obra original, mas ela deve passar a mesma mensagem. Não é só uma questão de opnião, é uma questão de análise e não só da obra, mas de quem era Tolkien.

  4. casiano pereira /

    Não tenho nada a dizer a não ser que foi ótimo o filme, ate minha mãe que não e chegada a ver filmes gostou.

  5. Bruno Flameschi /

    Mas quando aconteceu o Academy Awards o Hobbit ainda estava nos cinemas pelo que eu me lembre então ele não seria para o Academy Awards 2014???

  6. Victor Antunes Campos /

    Eu sinceramente gostei do filme, mas esperava mais
    Uma história melhor, mais curta (três filmes é um absurdo), mais fiel e com anões com CARA de anão, aquilo é humano que não cresceu .. mas o filme é bom, nada incrível, nada surpreendente, apenas bom

  7. Bruno Pacheco /

    Como se ninguém soubesse que o Oscar é mó armação. É mais políticagem e “negócio” do que uma avaliação artística e técnica das obras. Existem tantos filmes excelentes que não ganharam o Oscar e nem por isso eles deixam de ser obras de arte. Oscar é extremamente superestimado.
    Concordo com a Ionara, “O Hobbit” é uma obra pequena perto de “O Senhor dos Anéis” e foi criado assim, porque deveria ser diferente no cinema? Uma coisa é fato, é impossível agradar a todo mundo e “O Hobbit” não foge a regra.

  8. gabriel /

    eu achei justa as indicaçoes e tmb achei justo n ter ganho nelas ex: efeitos especiais tava muitooo bom tanto q foi indicado mais as aventuras de pi tava com uns efeitos especiais muito foda. e concordo plenamente com a parte q diz ”corrido demais em algumas cenas e devagar demais em outras.” e sim eu tive q ficar explicando o filme todos para os meus amigos q eu levei a força .

  9. Por que O hobbit tinha que inovar? Afinal o filme se passa na mesma Terra-média, com as mesmas criaturas e é uma história bem mais light que O senhor dos anéis. Fui assistir com meu namorado, ele não leu o livro, era leigo no assunto e adorou o filme, entendeu completamente. O hobbit correspondeu bem minhas expectativas (eu li os livros e assisti a trilogia O Senhor dos anéis). O que vocês sugerem que O hobbit poderia apresentar de novo? Quando Peter Jackson adaptou a trilogia, não se via filmes como aqueles. O senhor dos anéis foi um divisor de águas na produção de filmes de fantasia. Depois disso, fomos bombardeados com filmes do gênero. O 3D também chegou ao ápice com Avatar. O que tem em O hobbit que poderia ser “maior” ou “mais inovador” que O senhor dos anéis? Nada. A única coisa problemática no filme é que sua primeira metade é um tanto arrastada. No mais, está dentro do que eu esperava. Sinceramente, filmes não são como iphones que precisam sempre melhorar a tecnologia. E sim, o filme não ganhou um Oscar? E daí? Isso por acaso é alguma obrigação? Esse é exatamente o problema da reação negativa que o filme teve. as pessoas esperavam por algo maior que O senhor dos anéis e O Hobbit não é isso. Não é maior como livro, porque deveria ser como filme?

    • Totalmente a favor. O fato de o não ter ganhando o Oscar não tem relevância algum para a grandeza da Obra exibida no cinema, Acho que a maioria dos fãs. De Tolkien adotaram e irão em dezembro assistir e se deliciar com esse universo chamado Terra-Média.

    • ELIAS FILHO /

      Concordo em número, gênero e grau contigo Ionara. Me irrita esses caras se acharem donos do saber como se Peter Jackson fosse um amador. O cara é gênio, é foda! Amei os dois primeiros filmes O Hobbit e estou na expectativa do 3º filme da Trilogia. Tenho a versão estendida da Trilogia O Senhor dos Anéis e fico fascinado até hoje, e olha que já vi todos eles umas 15 vezes rsrsrsrsr

  10. O Hobbit pode não ter sido um filme muito inovador, mas na maquiagem ele inovou e muito. Eles tiveram que criar novas técnicas de maquiagem por causa dos 48 frames. Pode ter certeza que a maquiagem do Hobbit está a anos luz a frente da maquiagem de Os Miseráveis. Eles transformaram os atores de uma forma incrível. Tanto que pra mim a Cate Blanchett parecia mais nova do que a 11 anos atrás.

  11. pros fãs como eu o hobbit foi o melhor do ano com certeza, mas ele não ter ganha em maquiagem (a melhor do cinema ) e os efeitos especiais (melhores efeitos que eu já vi) é muita sacanagem

  12. Diego Klautau /

    Muito lúcida sua opinião, de fato o Hobbit foi um filme de fã para fã. E de fato ficou um pouco cansativo em sua variação de roteiro. Vamos esperar para ver se o PJ consegue reverer isso nos próximos filmes.

  13. No fundo acho que o Hobbit realmente não mereceu nenhum prêmio. O que eu acreditava um pouco era Melhor Maquiagem e Direção de Arte, mas no fim podemos ver que surgiram filmes que mereciam mais.
    Tomara que o PJ tenha entendido todas as críticas negativas que O Hobbit recebeu e assim possa montar a Desolação de Smaug de uma forma mais agradável aos fãs e ao público geral.

    • Não, Os Miseráveis não merecia ter ganho o prêmio de Melhor Maquiagem, pois nesse quesito O Hobbit foi incrível.

      • E só complementando: para quem leu o livro “Os Miseráveis”, o personagem Jean Valjean não foi “envelhecido” o suficiente. Acho que em maquiagem “O Hobbit” estava espetacular, mas a decisão é da academia.

  14. Infelizmente a quantidade de indicações ao Oscar já foi baixa. Espero que nos próximos filmes isso mude. Creio que irá.

Deixar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: