Saiba mais sobre O Hobbit, Senhor dos Anéis…

Fãs Russos pedem que Peter Jackson não mate um personagem em O Hobbit!

ATENÇÂO!

Se você não leu o livro ainda provavelmente este possa ser um grande spoiler (do tipo: “Luke, eu sou seu Pai”). Por isso recomendamos que não leia o texto a seguir se não quer saber uma informação vital do livro e que provavelmente deve ocorrer no terceiro filme de O Hobbit.

O site Tolkien Brasil tem o papel de tentar informar seus seguidores sobre tudo relacionado a vida e obras de J.R.R.Tolkien. Assim, cumprindo esse intuito, mesmo discordando desse ponto de vista, temos que mostrar a situação e o apelo desses fãs.

========================================================

Para todos aqueles que leram O Hobbit, sabem que uma das cenas mais emocionantes do livro é a morte de Thorin, escudo de carvalho. É de fato uma cena triste para quem acompanhou a jornada dos anões e a vontade de reconquistar seu tesouro.

Embora os dois primeiros filmes de O Hobbit não tenham sido de todo modo fiéis ao livro, uma das cenas mais esperadas é justamente a morte dos personagens e como isso será retratado no cinema.

Com uma finalidade mais comercial, tipica dos filmes de Holywood, o personagem sofreu alterações em sua caracterização. A imagem do Thorin do livro é de um anão barbudo e mais velho que o restante da companhia. Thorin era um descendente real da família conhecida pelo sobrenome de ‘Barba-Longas’. Nos filmes,  Thorin é apresentado mais jovem, com barba curta e interpretado por um ator galã de olhos claros.A escolha do ator para esse personagem foi feita pela roteirista Philypa Boyens (que achou o Armitage bonito).

Thorin e a montanha

O ator Richard Armitage tem muitas fãs espalhadas pelo mundo e com o papel de Thorin ele atingiu um número ainda maior.Esse número de fãs do Thorin/Armitage é composto em geral de mulheres jovens, especialmente adolescentes.

Em março de 2014 um grupo de fãs dos filmes na Russia realiza um movimento para que Peter Jackson não mate Thorin, escudo de Carvalho no final do filme O Hobbit, A Batalha dos Cinco Exércitos.

A idealizadora do projeto é a jovem russa Olga Garbuzova e a Maria, que fizeram um grupo com essa finalidade e uma petição na internet.

A petição já atinge mais de 300 assinaturas (veja a petição aqui ). E apresenta o pedido da seguinte forma:

Dos fãs de Thorin para Peter Jackson: Nós gostaríamos de ser ouvidos

Caro Sr. Jackson ! Você criou um incrível mundo no cinema da Terra-média , que já se tornou a casa de milhares e milhões de fãs, que nos deu maravilhosos e brilhantes personagens , que são perfeitos e únicas personificações dos amados heróis . Esta é uma camada real da cultura, da cultura de fãs em todo o mundo , incrivelmente rica e diversificada. A Trilogia “O Senhor dos Anéis ” foi um trabalho titânico , mas você pegou uma  tarefa não menos complexa e emocionante — para filmar “O Hobbit”.Ver a Terra Média na tela grande novamente — é como  voltar para casa para muitos de nós. E você nos agradou com sua beleza hipnotizante , ação de tirar o fôlego e personagens marcantes de novo. Mas , apesar do amor de muitos fãs aos personagens principais mais conhecidos como Bilbo e Gandalf , nós gostamos do Thorin Escudo de Carvalho. Para muitos de nós , ele significa mais do que se poderia imaginar: para cada um de nós , seus fãs, ele representa algo diferente , atraente , à sua maneira , e isso não é apenas um amor de fã histérica. Lamentamos profundamente que o Professor Tolkien tenha matado Thorin no livro, mas absolutamente não queremos e não vamos tentar corrigir esta ação. Em vez disso, decidimos recorrer a você com um pedido para não matá-lo pelo menos no filme. Sabemos que é muito difícil mudá-lo, porque é dito que as filmagens já foram concluídas, e que a mudança do final do livro, no final do filme é uma grande responsabilidade. Percebemos que a probabilidade de que algo vá mudar o filme terminado para nós, os fãs, é insignificante. Mas não podemos desistir da ideia de apelar para você, porque a morte de Thorin causará uma grande dor para muitos fãs, mais do que muitos de nós gostaríamos de passar. Por favor, não mate Thorin! Este pedido  é uma tentativa de escrever para você é uma tarefa incomum para nós , gostaríamos de , pelo menos de ser ouvidos, e se você não será capaz de fazê-lo , vamos ter paciência. Mas acreditamos que, por causa de um forte amor de muitas pessoas com um herói em particular as vezes acontecem coisas impossíveis e espero por isso.

Obrigado por toda a beleza que você criou!

 

Uma das idealizadoras do projeto até gravou um vídeo, pedindo ao Peter Jackson que não mate o Thorin:

 

O filme O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos tem estréia no final do ano e milhões de fãs do mundo esperam a conclusão da trilogia.

Temos consciência de que fizemos nosso papel de divulgação dos fatos. Os comentários ficam por sua conta…

 

  • Rhuan

    O Thorin tem que morrer no filme para pelo menos corrigir o que fizeram com o segundo que pela a opinião de Tolkieniano foi horrivel.E esse mimimi de fã é insuportável

  • Thai Grey

    E os outros anões que morrem? Se for assim então, vamos começar a criar petições para que nossos personagens preferidos não morram. É lamentável, é duro, eu sei. Mas algumas mortes, por mais dolorosas que sejam, são necessárias.

  • https://twitter.com/_dramatizei Milena Vogado

    Isso não faz sentido, o Thorin TEM que morrer no fim da história. Eu particularmente não gosto muito dos filmes porque neles foi gasto muito tempo inventando histórias paralelas em vez de ser completamente fiel ao que está no livro, e isso deixou alguns dos detalhes criados por Tolkien em segundo plano. Chega a ser um pedido idiota, porque, mesmo que PJ tenha alterado algumas coisas -pequenas coisas- ao longo da história, seria um absurdo alterar o fim da trilogia dessa maneira! Mudar o tamanho da barba de um anão é uma coisa, mas o destino de sua vida é outra.

  • Gabriel de Almeida

    Cara, acho que algumas mudanças nos filmes até são legais como a invenção do “Olho de Sauron”, que os fãs sabem que não existe no livro, porém foi acrescentado o olho para facilitar o entendimento, porém deixar de matar um personagem que é morto pelo Deus Tolkien seria um erro grotesco, espero que isso não aconteça!

  • Suellen Christine S. Cordeiro

    fala sério, tenho pra mim de que quase 90% do motivo de toda essa “comoção” para que o Peter não mate o Thorin, é o fato do Richard ser bonito… duvido muito que se tivessem escolhido um ator não tão atraente, ou tivessem caracterizado o personagem como de fato ele é nos livros, esse pessoal ficaria com essa idéia na cabeça. desnessário apenas.

    • Anderson

      pois é fala sério, menina feia

  • Mateus “the White”

    Thorin tem q morrer no final, a culpa dessa fã chorona é toda do Peter Jackson que nao está sendo fiel ao livro nos principais detalhes, fazer do thorin galá é locura, no livro Tolkien nos dá uma bela liçao com a morte de escudo de carvalho, se ele nao morrer o filme nao pode ser considerado a mesma historia da terra media que tolkien nos proporcionou.

  • http://facebook.com/AHobbitcaverna Ricardo Carvalho

    Ridículo, me desculpem, mas na minha opinião isso seria um ato extremamente egoísta da parte do PJ e ainda mais dos fãs que estão assinando essa petição. Tenho certeza de que se Thorin Escudo-de-carvalho não fosse Richard Armitage e sim um anão com o visual perto do de Balin, nem metade dos fãs ia querer que ele ficasse vivo. Achei a declaração da “fã” no vídeo de que “não conseguiria viver com essa morte; não no filme” desrespeitosa e egoísta, típico de uma pessoa que só pensa na própria vontade. Tenho certeza de que grande parte deste público, são aquelas meninas do tumblr que fazem photosets inteiros de Bilbo e Thorin tendo relações amorosas e coisas relacionadas, levam muito para si que o filme tem o visual mais “moderno” e esquecem que acima de tudo, ainda é uma reprodução das obras de Tolkien.

  • Carú Camargo

    Mas o que?

  • Matheus

    se fossem fas mesmo, aceitariam a morte e entenderiam o que ela significa…

  • Paulo

    Discordo completamente! Se fizerem uma mudança dessa, uma outra massa de fãs (e digo que será a maioria, inclusive eu) ficarão revoltados. Então por favor, mate o Thorin mesmo.

  • ítalo Gonsalves

    A morte dele é fundamental para o desfecho do livro e a formação do bilbo, um bolseiro aventureiro :v

    sem zoeira, véi, já achei ruim o Thorin nao ser velho, horrivel o smau e gandalf serem mais burros que uma porta no segundo filme do Hobbit, se vier mais essa de fangirl conseguindo alterar um dos pontos principais do filme, desejo veemente que o Sr. PJ se aposente antes que os direitos autorais dos outros livros do Professor se tornem de domínio público, pq na boa, ele foderia ainda mais com a “punh#$% élfica” que ele faz ¬¬

  • Stephanie Melo

    Eu penso que se o Thorin não morrer, a história perde toda a lição, tipo não vai rolar aquela coisa toda do arrependimento do orgulho e bla bla bla… Mas a história já perdeu um pouco do sentido mesmo…Enfim, o que é um peido pra quem já está cagado neah?!