Saiba mais sobre O Hobbit, Senhor dos Anéis…

Entrevistamos Jemima Catlin, ilustradora de O Hobbit!

 

Tivemos a oportunidade de dialogar com a Jemima Catlin uma jovem que fez as ilustrações da recente edição ilustrada de O Hobbit. Para ver essa edição ilustrada que também foi lançada no Brasil pela editora Wmf Martins Fontes veja nossa vídeo resenha AQUI

Mesmo com a agenda superlotada, já que o livro foi lançado recentemente,  a Jemima Catlin prontamente respondeu nossas perguntas com todo carinho e atenção possível. Nos sentimos realmente felizes que ela gostou do site Tolkien Brasil.A entrevista foi realizada por Eduardo Stark e as fotos da Jemima foram enviadas por ela mesma. 

Jemima Catlin Holding The Hobbit - scaled down

1 – Me fale um pouco sobre sua vida e como você começou a ler Tolkien.

Nasci em Dorchester , em Dorset em 1986, e queria ser uma ilustradora desde muito pequena.  Li pela primeira vez O Hobbit  quando eu tinha 12 anos. É uma história maravilhosa e eu me senti muito perto do Bilbo ao longo de suas aventuras. Você descobre sua bravura com ele e se torna testemunha de tantos momentos emocionantes através de seus olhos .

2 – Quando você começou a pintar obras baseadas em Tolkien?

O primeiro desenho que eu fiz inspirado pelas obras de Tolkien foi uma ilustração de dois Ents para o plano de mesa da minha irmã em seu casamento. Então, quando eu estava na Universidade escolhi ilustrar Roverandom de JRR Tolkien, para um dos meus projetos acadêmicos. Foi então que um ano depois, em Novembro de 2010 fui escolhida para ilustrar O Hobbit .

 3 – O que Tolkien significa em sua vida?

Tolkien foi incrivelmente talentoso e eu gosto que seus livros nos introduz em diferentes mundo como a Terra-média. Eles são cheio de morais, aventuras empolgantes e personagens fascinantes! Eu vejo a arte de Tolkien como uma inspiração, bem como seus escritos. Eu o admiro muito e ele sempre terá um lugar no meu coração.

4 –  Quais artistas você se inspirou ?

Eu adoro o trabalho de Tove Jansson, E H Shepherds e Arthur Rackham. E eu também adoro as próprias ilustrações do Tolkien – elas foram a principal influência nos meus desenhos em O Hobbit.

5 –  O que você acha dos filmes de Peter Jackson?

Eu realmente gostei dos filmes de O Senhor dos Anéis, eu os assisti várias vezes! Meu favorito é a  ‘Sociedade do Anel’. Eu as cenas que eu mais gostei foram as do Condado – antes de tudo se tornar tão tenebroso! Eu gostei dos filmes de O Hobbit também, mas muitas cenas não são fiéis a história, mas estou tão apegada ao O Hobbit que eu sabia que iria discordar de alguns aspectos dos filmes.

 6 – Seu estilo é diferente dos ilustradores anteriores, como o Alan Lee, que buscava uma forma mais realista para as ilustrações. Porque você mudou o estilo?

Eu tentei ilustrar O Hobbit de um modo que poderia alcançar tanto adultos quanto crianças. Minha maior influencia foram as prórpias ilustrações do Tolkien. Eu realmente amei suas ilustrações e procurei permanecer fiel em como os personagens/paisagens seriam. Eu adoro o trabalho de Alan Lee, seu estilo é tão detalhado e foto-realista, mas muito diferente dos meus que eu percebo que ele não me influenciou.

Jemima Catlin Holding Deluxe - scaled down

7 – Há uma foto famosa do Tolkien sentado debaixo de uma árvore. A capa de O Hobbit ilustrado tem alguma relação com essa foto? É algo como o Bilbo sendo Tolkien?

A ilustração da capa para O Hobbit é inspirada pela capa de “The Red Fairy Book” (Livro Vermelho das Fadas) de Andrew Lang. Eu encontrei esse livro enquanto estava procurando “livro vermelho” no Google imagens buscando inspiração para a capa. A imagem frontal de “Red Fairy Book” mostra uma senhora deitada nas árvores, e isso me lembrou a famosa foto do Tolkien sentado no pé de uma árvore. E eu pensei que seria um desenho legal com o Bilbo na mesma posição que o Tolkien em sua foto, uma forma de incluí-lo em minha obra de alguma forma. Um mês depois, depois de desenhar a ilustração da capa, eu percebi que aquele “The Red Fairy Book” de Andrew Lang foi um dos livros favoritos de Tolkien quando criança e foi uma grande influência para ele! Esta coincidência assustadora me levou a desenhar o Bilbo ao pé de uma árvore na mesma posição que o Tolkien, e com as vinhas finais opostas – semelhante ao “The Red Fairy Book”.Bilbo tinha que estar voltado para o outro lado, embora de um modo que o tronco da árvore pudesse estar em torno de sua coluna –  então ficou ligeiramente disfarçado o fato de que ele estava sentado em uma posição semelhante à Tolkien.

 8 –  Você conheceu Christopher Tolkien ou Priscila Tolkien?

 Eu não conheci Christopher ou Priscilla Tolkien. Quando eu mostrei minhas ilustrações para Roverandom para a HarperCollins eles mandaram para a Tolkien Estate. Christopher Tolkien então me pediu para ilustrar O Hobbit um ano mais tarde, e meu trabalho foi aprovado pela Tolkien Estate completamente. Foi uma grande honra e muito empolgante ter recebido um pedido pelo filho de Tolkien para ilustrar o livro do seu pai e eu realmente gostei do projeto.

 9 – Qual é seu personagem favorite nos livros de Tolkien?

 Meu personagem favorito é provavelmente Bilbo, pois eu me sinto próxima a ele e me identifico com ele muito. Mas eu também amo Beorn, é fascinante que ele consegue se transformar em um urso, e amo isso dele morar com os animais que lhe servem comida!

 10 – Você tem outros planos para ilustrar outro livro de Tolkien?  Como o Roverandom ou Mestre Gil de Ham?

 Eu adoraria voltar a Roverandom um outro dia e o ilustrá-lo em um estilo similar ao O Hobbit. Eu também gostaria de ilustrar o Mestre Gil de Ham! Eu terei que esperar e ver se as oportunidades aparecem. 🙂

 11 – O Hobbit ilustrado por você foi lançado no Brasil também. Você tem uma mensagem para os Brasileiros fãs de Tolkien?

Muito obrigado por seu apoio, significa muito pra mim! Eu espero que vocês gostem das minhas ilustrações para O Hobbit!

12 – O que você achou do site Tolkien Brasil?

É excelente e cheio de artigos interessantes relacionados a Tolkien! Eu também gostei que você faz vídeos resenhas dos livros, é bom ver os livros visualmente e em profundidade, enquanto você os analisa. 🙂

Me and Squirrel small

Veja mais:

Vídeo resenha O Hobbit edição ilustrada Jemima Catlin

Facebooktwittergoogle_plusredditby feather

3 comentários

  1. Leonardo /

    Adorei a entrevista! 🙂

  2. Elmo Rocha Bezerra /

    A melhor edição de O Hobbit já lançada no Brasil, e provavelmente, no mundo.

  3. Rodrigo /

    Muito bom! Ah, esse mundo internético facilita nossa vida!

Deixar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *