Saiba mais sobre O Hobbit, Senhor dos Anéis…

Anunciado o livro “The Art of the Lord of the Rings” de C. Scull e W. Hammond!

Livros com ilustrações de Tolkien

Livros com ilustrações de Tolkien

Em uma época sem muitos recursos tecnológicos como atualmente, um divertimento muito comum praticado pelo professor Tolkien era fazer ilustrações e pinturas. Não com a pretensão de se tornar um artista renomado, mas apenas pelo simples prazer da arte.

Assim, além de vários manuscritos sobre aventuras em seu mundo de fantasia, o professor também deixou várias pinturas e ilustrações. Algumas delas conhecemos dos próprios livros. Como as versões de O Hobbit com capa e ilustrações no interior feitas pelo próprio Tolkien, bem como as versões do Senhor dos Anéis com capas ilustradas por ele também.

Em meio a várias ilustrações apenas algumas eram selecionadas para a publicação. Tolkien eram muito criterioso com seu trabalho e assim várias imagens, rascunhos, mapas foram arquivadas e não consideradas por muito tempo.

Essas ilustrações, junto com os rascunhos dos livros, foram vendidas pelo professor Tolkien para universidades que pudessem guardar esse material.  Após a morte de Tolkien em 1973, as ilustrações foram publicadas pela primeira vez em calendários em homenagem ao escritor.

Até que em 1979, seu filho Christopher Tolkien reuniu algumas dessas ilustrações e fez comentários em um livro chamado “Pictures by J.R.R. Tolkien”, publicado pela George Allen & Unwin (no Reino Unido) e pela Houghton Mifflin Company (nos E.U.A).

Apesar de ser um ótimo livro, o “Pictures” contém pouco mais de cinquenta ilustrações, não chegando nem mesmo 10% da quantidade de trabalhos feitos por Tolkien. Então, durante muitos anos os apreciadores de Tolkien procuravam por novas ilustrações em calendários e novos livros.

Em 1995, o casal de estudiosos Wayne G. Hammond e Christina Scull, publicaram o livro “J.R.R. Tolkien: Artist & Illustrator” que passou a conter mais de 200 reproduções de trabalhos artísticos de Tolkien, desde sua infância até o final de sua vida. O livro apresenta ilustrações de O Hobbit, O Senhor dos Anéis e também relacionadas ao Silmarillion. Os autores se preocuparam em trazer todo o contexto de cada ilustração e fornecem muitas informações biográficas. Esse livro passou a ser uma referência importante sobre Tolkien e suas ilustrações.

O casal W. Hammond e C. Scull se notabilizou por editar e comentar livros do Tolkien e com o passar do tempo escreveram livros de alta relevância para os estudiosos da vida e obra do professor. E em 2011 publicaram o livro “The Art of the Hobbit”.

“The Art of the Hobbit” contém praticamente todas as ilustrações, mapas, pinturas, projetos e rascunhos relacionados ao livro de O Hobbit. É um livro imprescindível para qualquer estudioso de Tolkien que quer se aprofundar no desenvolvimento da arte dessa magnífica história.

Mas apesar desses três livros conterem uma grande parte do material de ilustrações feitas por Tolkien, ainda existem coisas não publicadas ou que até foram publicadas, mas apenas em preto e branco, especialmente relacionadas com O Senhor dos Anéis.

 

THE ART OF THE LORD OF THE RINGS (A Arte de O Senhor dos Anéis)

 

De forma inesperada, foi anunciado hoje no blog pessoal do casal Wayne Hammond e Christina Scull que será publicado o livro “The Art of the Lord of the Rings” (A Arte de O Senhor dos Anéis).

“Nosso novo livro terá em torno de 240 páginas, bem mais se comparada com as 144 páginas de “The Art of The Hobbit”. Conterá 182 trabalhos artísticos (com 11 detalhes), tudo em cores, ao contrário das 104 artes (com 2 detalhes) de nosso livro anterior. Em aparência, o novo volume será semelhante ao design de “The Art of The Hobbit”, em um formato quadrado grande, mas desta vez sem as gatefolds (páginas em dobras dentro do livro) pois elas não parecem ser necessárias. A HarperCollins está trabalhando com um design bonito para a capa e a slipcase, mostrado aqui em um projeto.

art-of-lord-of-the-rings-trial-binding

Não é a versão final da capa do livro, é um projeto da HarperCollins

 Sobre a arte do novo livro, 101 imagens são inéditas, e das outras 81 imagens, 42 serão publicadas em cores pela primeira vez. Elas variam em tamanho a partir de um pequeno sinal desenhado em um manuscrito, apenas duas linhas de um elevado roteiro, que retratam as paredes de Caras Galadhon até o “Primeiro Mapa” da Terra Média, uma cópia de um trabalho elaborado feito com várias folhas coladas e medindo 455 x 499 mm. A resolução dos scans que recebemos da Marquette e da Bodleian Library, Oxford –  as duas coleções primárias da arte de Tolkien – são uniformemente elevadas. E uma vez que temos a tendência de mostrar as obras de arte no contexto, nossas reproduções apresentarão novos exemplos da escrita de Tolkien, das línguas Élficas e das varias inscrições em Tengwar e Cirth.

Nós ainda não temos uma data de publicação de ‘The Art of The Lord of the Rings’, mas não passará de 2015”.

 

Assim como é “The Art of the Hobbit”, esse novo livro será importante para todos aqueles que desejam se aprofundar nos temas relacionados ao mundo do Senhor dos Anéis. Até o momento não há nenhuma informação de algum desses livros com ilustrações de Tolkien serão publicados no Brasil.

Facebooktwittergoogle_plusredditby feather

Um comentário

  1. Jéferson C. Flores /

    Muito legal! Aguardo ansiosamente. ‘The Art of the Hobbit’ é de excelente qualidade e muito interessante. O novo com certeza deve vir no mesmo nível, quiçá melhor.

Trackbacks/Pingbacks

  1. Os livros de arte de J. R. R. Tolkien - Tolkien Brasil | Tolkien Brasil - […]             Segundo seus autores, este trabalho será ainda maior e mais complexo que seu antecessor Hobbit, e você pode…
  2. Novas publicações de livros de Tolkien em 2015 - Tolkien Brasil - […] Esse livro é de grande importância para a literatura Tolkieniana, pois faz parte de um grupo de livros sobre…
  3. Carpe Libri | [Notícias] “The Art of The Lord of the Rings”, livro com mais de 150 artes de Tolkien será publicado! - […] Traduzido por Tolkien Brasil. […]

Deixar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *