Saiba mais sobre O Hobbit, Senhor dos Anéis…

‘Nova’ carta escrita por J.R.R.Tolkien encontrada!

Burren society

Em maio desse ano a Burren Tolkien Society (Sociedade Tolkien Burren) localizada na Irlanda, irá promover um encontro internacional e convida a todos para verem as novidades que encontraram.

Para mais informações sobre o evento acesse: http://www.burrentolkiensociety.ie/

Segundos os idealizadores do evento o local (Burren na Irlanda) foi visitado por Tolkien e este  local poderia ter influenciado na criação da geografia da terra média. Há inclusive uma caverna que produz um som semelhante a “Gollum” e que poderia ter sido aí a origem do nome desse personagem (embora muitos dizem que tal análise não seja procedente).

Haverá momentos interessantes no encontro. Além da beleza da natureza local há duas grandes atrações.

Em primeiro lugar haverá um debate, estudo e exibição da carta de J.R.R.Tolkien para Rose Macnamara. Até então essa carta era desconhecida pelos estudiosos de Tolkien. E embora alguns duvidassem de sua autenticidade, pelas evidências apresentadas e pela caligrafia não se tem mais dúvidas que é um documento autêntico.

Durante sua vida J.R.R.Tolkien escreveu várias cartas para fãs, amigos, familiares e editores. E muitas dessas cartas foram reunidas por seu filho Christopher Tolkien e o biografo Humphrey Carpenter, em um livro conhecido como “As cartas de Tolkien” (publicado no Brasil pela editora Arte e letra em 2006). Ocorre que muitas cartas não foram catalogadas e incluídas nesse livro, esse é o caso da carta para Rose Macnamara.

A carta de Tolkien para Rose Macnamara é um documento que não está registrado entre aqueles mais conhecidos e é uma demonstração das amizades de J.R.R.Tolkien na Irlanda. Ela foi escrita em 12 de setembro de 1966. Veja o video abaixo em que a prórpia Rose Macnamara lê a carta enviada por Tolkien na integra:

 

 

Jeremy Prince foi aluno do Professor J.R.R.Tolkien em Oxford em 1964, época em que ganhou uma cópia autografada do livro ‘Tree and Leaf’ das mãos do próprio autor. Certamente milhares de pessoas gostariam de ter aulas com um dos maiores escritores do século XX e ainda ganhar uma cópia da primeira impressão, da primeira edição do livro “Tree and Leaf”. Durante o evento da Burren Tolkien Society Jeremy Prince relatará como foi a rápida convivência com o professor Tolkien e como eram as aulas dele.

Se você não conhece ainda o nosso canal no Youtube, por favor acesse e faça sua inscrição para receber os videos novos: https://www.youtube.com/user/tolkienbrasil

Agradecemos Peter Curtin, membro fundador da  Burren Tolkien Society (Sociedade Tolkien Burren) localizada na Irlanda, por disponibilizar os vídeos.

Facebooktwittergoogle_plusredditby feather

Sem comentários

Trackbacks/Pingbacks

  1. Veja a tradução inédita da carta de Tolkien sobre a esposa de Merry Brandebuque - Tolkien Brasil | Tolkien Brasil - […] alguma emerge de coleções particulares e vai a leilão (conforme já noticiamos AQUI1, AQUI2, AQUI3 e […]
  2. Carta assinada como 'Gandalf' escrita por Tolkien para um leitor! - Tolkien Brasil - […] Carta de Rose Macnamara […]
  3. Nova carta de Tolkien revela que W. H. Auden não gostou dos romances de O Senhor dos Anéis! - Tolkien Brasil - […] Aqui mesmo no Tolkien Brasil já publicamos uma notícia sobre uma nova carta (VEJA AQUI: http://tolkienbrasil.com/noticias/eventos/nova-carta-escrita-por-j-r-r-tolkien-encontrada/). […]
  4. Community Crier: Monday, April 22 - Sunday, April 28 | MyMiddle-earth - [...] Brasil “‘New’ letter written by JRR Tolkien found!”  (via Google [...]

Deixar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: