Saiba mais sobre O Hobbit, Senhor dos Anéis…

J.R.R. Tolkien no 1º Congresso de Literatura Católica

 

Em 29, 30 e 31 de agosto de 2018 acontecerá o primeiro Congresso Nacional sobre Literatura Católica. O evento será transmitido de forma online e abrirá portas para uma nova dimensão literária no Brasil.

O Congresso quase que imediatamente se destaca como o mais importante evento sobre o tema na História Brasileira. Isso por que o termo “Literatura Católica” terá uma nova compreensão a partir desse congresso.

Importante deixar claro que não se trata de um congresso destinado apenas a pessoas Católicas. Pois a própria literatura não está vinculada ou categorizada a um segmento de ideias ou religião. Porém, o enfoque das análises que serão feitas tem o enfoque católico, buscando entender as características que formam todo o complexo literário dentro desse âmbito.

Graças a facilidade tecnológica da internet e o empenho dos organizadores será possível reunir pela primeira vez grandes especialistas residentes em todos os lugares do Brasil, para falarem diretamente ao público sobre os autores que se dedicam. São pessoas que tornaram determinados escritores objeto de estudo e até parte de sua vida e meio profissional.

Além disso, o congresso resgata escritores que foram importantes em sua época, mas que com o tempo foram negligenciados pelos leitores e o público em geral.  E somado a esses estão também àqueles mais conhecidos do grande público, como é o caso de J.R.R. Tolkien, que se destaca como o maior escritor de fantasia do século XX e suas monumentais obras O Hobbit e O Senhor dos Anéis, que somam juntas quase meio bilhão de exemplares vendidos em todo mundo.

O fato de Tolkien ser um católico devoto e tradicional implica em inevitavelmente influências e fontes em seus escritos. E é por isso que o autor do Hobbit está inserido na Literatura da Civilização Ocidental e, especificamente, Católica. (para saber mais sobre Tolkien e a literatura católica acesse esse artigo AQUI).

Os escritores que serão tratados são os seguintes: Gilbert Keith Chesterton, George Bernanos, São Basílio Magno, George MacDonald, São Thomas More, Santa Teresa de Ávila, Padre Antonio Vieira, São Tomás de Aquino, Miguel de Cervantes, Charles Dickens, Santa Teresa de Lisieux, Dante Alighieri, São Bernardo de Claraval, Santo Agostinho, Luis Vaz de Camões, Clive Staples Lewis, J.R.R. Tolkien, Thomas Mann, Hugo de São Vítor, Gustavo Corção, Robert Hugh Benson, Severino Boécio, Joaquim Nabuco, Raimundo Lúlio, Alessandro Manzoni, Goeffrey Chaucer, Fiodor Dostoievski.

Certamente alguns desses nomes não são de escritores católicos (como exemplo C.S. Lewis ou George MacDonald), porém eles foram incluídos com as análises relacionadas à atmosfera católica que estão inseridos. A Gabriele Greggersen, que é tradutora e especialista em C.S. Lewis apresenta uma bela palestra que fala sobre o processo de conversão do autor com o auxílio de J.R.R. Tolkien.

Agnon Fabiano e Raul Martins Lima, grandes especialistas em G.K. Chesterton e que desempenham papel relevante junto a Sociedade Chesterton Brasil, apresentam aspectos importantes sobre o autor.

Os palestrantes do evento são os seguintes: Percival Puggina, Hermes Nery, Joel Gracioso, Sandro Alex Simões, Janaína Brito, Remo Mannarino Filho, Renato José de Moraes, Miguel López da Silveira, Joathas Bello, William Bottazzini, Thomas Giulliano, Felipe Simas, Diego Hernandez, Rafael Vitola Brodbeck, Agnon Fabiano, Ricardo da Costa, Francisco Escorsim, Paul Medeiros Krause, Gabriele Greggersen, Rodrigo Naimayer, Raul Martins Lima, Ives Gandra Martins Filho, Clístenes H. Fernandes, Sidney Silveira, Rafael Nogueira, Victor Sales Pinheiro, Carlos Nougué, Marcus Paulo Boeira, Rodrigo Gurgel, Henrique Elfes.

 

Ives Gandra Martins Filho e sua palestra sobre Tolkien

Aqueles convidados que irão tratar especificamente sobre Tolkien são o Ives Gandra da Silva Martins Filho e Eduardo Oliveira (você deve conhecer como Eduardo Stark, fundador do nosso site Tolkien Brasil).

O Ives Gandra apresentará um panorama geral da vida e obra do Tolkien. Enfocando seu aspecto filosófico e católico. Uma boa palestra para a introdução nas primeiras leituras. O Ives Gandra é um importante jurista brasileiro, ministro do Tribunal Superior do Trabalho e publicou dois livros sobre Tolkien.

Enquanto que Eduardo Oliveira (Stark) tratará sobre um tema mais específico que será a “A Origem Estética Católica do Legendarium de J.R.R.Tolkien com a ótica do Trivium”. A palestra resume em cerca de uma hora os três grandes aspectos do processo de criação do mundo imaginário do Tolkien, em um esquema que ecoa a noção das disciplinas clássicas Gramática, Dialética (ou lógica) e Retórica.

Além dessa duas palestras específicas, os outros palestrantes costumam citar Tolkien e correlacionar com os temas tratados. De modo que todos as palestras podem engrandecer o conhecimento sobre Tolkien de forma direta ou indireta.

Eduardo Oliveira (Stark) fundador do site Tolkien Brasil

O Congresso não apenas se destaca por conter o Tolkien como parte de suas análises. Mas também, e especialmente, por conter grandes pensadores e estudiosos contemporâneos (como os professores Carlos Nougé, Rodrigo Gurgel e Clístenes H. Fernandes) falando sobre os gênios antepassados da literatura e teologia. Certamente o conteúdo de todo o congresso será uma experiência engrandecedora para todos.

O empenho não está apenas no fato de se transmitir informações. Mas também parte de uma verdadeira vontade de mudar a situação educacional de nosso país. É realmente admirável como Joel Paulo Arosi e Eduardo Rocha viajaram por todo o Brasil com seu equipamento de filmagem e se aventuraram na busca do conhecimento de mentes diversas. Eles são como o Frodo e o Sam em uma jornada não por destruir o anel, mas para construir uma aliança que formará uma nova mentalidade que libertará os brasileiros. Os dois são como Dom Quixote e Sancho Pansa, viajando por terras europeias e com uma incansável vontade de imaginar e compreender o mundo de outra forma.

Certamente cada palestrante não se sentiu completamente satisfeito em tratar sobre aqueles temas em apenas uma hora. Isso por que a complexidade de cada um dos escritores demandaria horas e uma organização maior em temas centrais. Estamos certos que, com o sucesso do primeiro evento, outros trabalhos de alta qualidade irão surgir e será não apenas um evento histórico, mas realmente marcante para esta geração e as próximas.

Para saber como participar e como fazer sua inscrição acesse o seguinte Link AQUI.

Facebooktwittergoogle_plusredditby feather

Deixar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veritabanına bağlantı sağlanamadı
error: