Saiba mais sobre O Hobbit, Senhor dos Anéis…

Hoje é o DIA DE LER TOLKIEN!

 

tolkiensociety

Hoje é o dia de ler Tolkien! Se tornou tradição entre os fãs de J.R.R.Tolkien ler trechos ou capítulos de sua obra em comemoração no dia 25 de março.

Essa é uma iniciativa que começou em 2003 pela sociedade Tolkien Inglesa (que passou a ser internacional), a famosa TOLKIEN SOCIETY. Desde então esse grupo de fãs convida a todos os outros grupos de diversos países a lerem a obra de Tolkien nesse dia.

Em 2002 um jornalista perguntou ao comitê dessa sociedade: “‘Existe um dia dedicado informalmente para ler a trilogia, da mesma formar que o “bloomsday” é dedicado a Joyce?”. O Bloomsday é o único feriado no mundo dedicado a leitura de um livro (que não é religioso) e é comemorado na Irlanda, onde milhares de pessoas param o trabalho para ler James Joyce (especialmente o livro de Ulisses).

O comitê da sociedade Tolkien liderado na época por Chris Crawshaw então decidiu que era uma boa ideia e formaram o dia de ler Tolkien e assim foi estabelecido como data 25 de março.

Mas porque 25 de março foi escolhido como o DIA DE LER TOLKIEN?

Foi justamente nessa data que ocorreu a derrota de Sauron e o fim da Guerra do Anel nas histórias de O Senhor dos Anéis. É o início da quarta era, o início de dominação dos homens na terra. Assim é uma data de alto significado no mundo do Tolkien. É um marco histórico dentro da ficção tolkieniana. Nessa data também foram fundadas e criadas várias homenagens ao professor Tolkien.

O dia 25 de março é comemorado religiosamente também, especialmente pelos católicos, religião praticada por Tolkien. Nessa data comemora-se o dia da anunciação a Virgem Maria, o dia em que a Virgem Maria foi visitada pelo anjo Gabriel e foi informada do nascimento de Jesus Cristo.Quando o calendário “Anno Domini” foi criado por Dionysius Exiguus no ano de 525 d.c, ele afirmou que o começo do ano novo seria 25 de março, já que de acordo com a teologia católica a era da graça começou com o a encarnação de cristo.

O que fazer hoje?

 

O ideal seria reunir com um grupo de amigos e descontraidamente ler as partes que mais gostam das obras de Tolkien.

Não sendo possível reunir com os amigos em plena segunda feira, simplesmente preste sua homenagem nesse dia lendo a parte que mais gosta do livro para você mesmo e aproveite o momento especial e a beleza de ler Tolkien. Ou compartilhe o que leu com seus amigos pela internet (por exemplo aqui em nosso grupo no facebook)

Bom, eu já escolhi o meu trecho e você? então LEIA TOLKIEN HOJE!!!!

“Então o Capitão Negro se ergueu nos estribos e gritou numa voz apavorante, pronunciando em alguma língua esquecida palavras de poder e terror capazes de estraçalhar coração e pedra.
Três vezes gritou. Três vezes o grande aríete retumbou. E de repente, no último golpe, o Portão de Gondor partiu-se. Como se sob o efeito de algum feitiço explosivo, ele caiu aos pedaços: houve um clarão de luz cortante, e as portas se espatifaram no chão.
Para dentro cavalgou o Senhor dos Nazgúl. Uma grande figura negra contra as labaredas ao fundo, ele assomou, transformado numa enorme ameaça de desespero. Para dentro cavalgou o Senhor dos Nazgúl, pelo arco que nenhum inimigo jamais atravessara, e todos fugiam diante dele. Todos exceto um. Esperando ali, imóvel e calado no pátio diante do portão, estava Gandalf montado em Scadufax: Scadufax que era o único entre os cavalos livres da terra capaz de suportar o terror, imóvel, imperturbável como uma imagem esculpida em Rath Dinen.
— Não pode entrar aqui — disse Gandalf, e a enorme sombra parou. — Volte para o abismo que lhe foi preparado! Volte! Caia no nada que aguarda você e seu Mestre. Vá!
O Cavaleiro Negro jogou para trás o capuz e todos ficaram atônitos: ele tinha uma corôa real, e mesmo assim ela não repousava sobre nenhuma cabeça visível As labaredas rubras reluziam entre a corôa e os ombros largos e escuros protegidos pela capa. De uma boca invisível veio uma risada mortal.
— Velho tolo! — disse ele. — Velho tolo! Esta é a minha hora. Não reconhece a morte ao deparar com ela? Morra agora e pragueje em vão! — E com essas palavras ergueu a espada, de cuja lâmina escorriam chamas.
Gandalf não se mexeu. E naquele exato momento, em algum pátio distante da Cidade, um galo cantou. Cantou num tom estridente e cristalino sem se importar com feitiçaria ou guerra, apenas saudando a manhã que no céu, acima das sombras da morte, chegava com a aurora. E como em resposta veio de longe uma outra nota. Trombetas, trombetas, trombetas. Ecoaram fracas nas encostas escuras do Mindolluin. Grandes trombetas do norte, num clangor alucinado. Rohan finalmente chegara”.

 

Frodo-reading

  • Pingback: Novo site da Tolkien Society inaugurado! - Tolkien Brasil

  • http://www.facebook.com/IrisFern Iris Fern

    Poderia existir um grupo para se reunir de fato. Acho que se houvesse um evento no facebook muita gente compareceria. O encontro poderia ser mais frequente, ao invés de uma vez por ano. Assim, de forma mais simples, recriaríamos a ideia do grupo de leitura do Professor. :)