Saiba mais sobre O Hobbit, Senhor dos Anéis…

Artes inéditas de Tolkien serão exibidas esse ano!

Uma das exposições, um desenho a tinta de uma coruja chamada Owlamoo. A foto foi dada ao filho de Tolkien, Michael, que tinha pesadelos com a criatura. Foto: Tolkien Trust, 1992

——-

Saiu no jornal The Guardian, em 24 de março de 2018, a seguinte notícia traduzida para o Português:

———–

Três obras de arte inéditas de J.R.R. Tolkien serão exibidas pela primeira vez como parte de uma grande exposição que chegará às Bibliotecas Bodleian da Universidade de Oxford neste verão.

As três peças estarão entre raras pinturas e desenhos do autor da obra-prima da fantasia O Senhor dos Anéis, refletindo o fato de que seu gênio literário se estendeu à sua imaginação visual.

O material inédito foi divulgado ao The Guardian pela Bodleian antes do Dia de Leitura de Tolkien no domingo, realizado em 25 de março de cada ano, organizado pela Tolkien Society.

As obras de arte incluem um desenho delicado em estilo japonês de bambu da década de 1960. Seu título Linquë súrissë é em quenya, uma das línguas élficas altamente desenvolvidas que Tolkien criou. Traduzido fica como “grama ao vento”.

Desenho de Tolkien “grama no vento”, que data da década de 1960. A imagem nunca esteve em exibição pública antes.
Foto: Tolkien Trust 2018

Há também um rascunho em preto-e-branco dos anos 50 com letras élficas que pode ter sido um design de capa de livro, e uma pintura abstrata de 1914 dos anos como estudante de graduação na Exeter College, em Oxford.

Catherine McIlwaine, a arquivista de Tolkien, disse sobre as três obras de arte o seguinte: “Elas não se relacionam diretamente com as obras de fantasia, mas duas delas têm o texto élfico nelas, o que as liga diretamente aos escritos da Terra-média, o mundo imaginado onde O Senhor dos Anéis e O Hobbit foram colocados. ”

Ela descreveu a imagem como “muito intrigante”. “Parece-me um design de capa de livro… Se ele estava pensando em criar um novo trabalho ou se este era um artefato da Terra-média, eu simplesmente não sei. Não há mais nada parecido e não há indicação ao que se referiria ou do que ele estava pensando. Essa é para os futuros estudiosos.”

Tolkien desenhou este projeto, incorporando letras élficas na parte de trás de uma agenda para uma reunião na Merton College, Oxford em 1957. Nunca esteve em exibição pública antes. Foto: Tolkien Trust 2018

Tolkien, que ensinou anglo-saxão na Universidade de Oxford, desenhou isso no final de uma agenda para uma reunião da Merton College de 26 de novembro de 1957, dois anos antes de sua aposentadoria. O sucesso de O Senhor dos Anéis excedeu todas as expectativas e ele passou sua aposentadoria em Oxford retrabalhando O Silmarillion, seu primeiro trabalho nas lendas dos elfos.

Como a exposição refletirá, Tolkien foi um artista talentoso, com hobbits, elfos e magos despertando sua imaginação em palavras e imagens. Entre outras ilustrações de O Hobbit, ele projetou a capa da primeira edição de 1937, mostrando os picos das montanhas estilizadas, através dos quais o hobbit Bilbo Bolseiro viaja em suas aventuras.

McIlwaine disse que as três obras inéditas eram todas bem diferentes. “Você não olharia para elas e pensaria ‘isso é Tolkien’”, como você se faria com suas aquarelas. Essas imagens mostram que ele estava sempre experimentando sua obra de arte. Ele não tinha medo de experimentar estilos totalmente novos.”

A biblioteca Bodleian apresenta a maior coleção do mundo de material original de Tolkien, e a exposição será reforçada por importantes empréstimos, incluindo manuscritos de O Hobbit e O Senhor dos Anéis. Antecipando o enorme interesse na próxima exposição, a Bodleian está usando um sistema de ingressos pela primeira vez.

Tolkien vendeu os manuscritos de O Hobbit e O Senhor dos Anéis por £1.500 (um mil e quinhentas libras) para a Marquette University, em Milwaukee, quando se aproximava da aposentadoria, e começou a se preocupar com sua pensão.

McIlwaine disse: “Pela primeira vez, vamos ter alguns desses rascunhos manuscritos… juntos com nossa incrível coleção… É realmente emocionante.”

A exposição, intitulada Tolkien: Maker of Middle-earth, ocorrerá de 1º de junho a 28 de outubro.

———————

 

Facebooktwittergoogle_plusredditby feather

Deixar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veritabanına bağlantı sağlanamadı
error: