Saiba mais sobre O Hobbit, Senhor dos Anéis…

A importância do Fórum Literário Lewis e Tolkien!

fórum literário lewis e tolkien2

O Brasil está entre os dez países no mundo com grande quantidade de fãs do escritor J.R.R. Tolkien e isso implica em uma promoção de eventos e relações entre milhares de pessoas em prol de um gosto em comum.

Os filmes do diretor Peter Jackson serviu como um grande marketing para atrair novos leitores para as obras. Contudo, com o passar da euforia dos filmes de Peter Jackson os grupos de fãs parecem diminuir seu vigor e se reduzem apenas aqueles realmente interessados.

O Fórum Literário Lewis e Tolkien surge para mostrar que é possível manter um encontro anual. Um local e horário para os leitores e estudiosos do escritor C.S. Lewis e J.R.R. Tolkien que permita ampliar o conhecimento e estimular o debate sobre a obra desses grandes escritores.

A ideia surgiu com William Falcão, que é um admirador das obras de C.S. Lewis. Ao se mudar para Juiz de Fora (Minas Gerais) para estudos de mestrado em História fez amizade com Eliza Feres. De suas conversas tiveram a ideia de realiar um evento sobre C.S. Lewis em Juiz de Fora. O evento foi realizado em 2015 e tratou apenas do escritor de Crônicas de Nárnia.

Eliza Feres passou a ser a coordenadora do evento e decidiu ampliar a ideia para também tratar de Tolkien. Assim, em 2016 o evento passou a ser chamado de “Fórum Literário Lewis e Tolkien”.

C.S. Lewis e J.R.R. Tolkien eram grandes amigos. Ambos eram professores universitários e escritores, amantes do fumo de cachimbo e de longas conversas sobre cristianismo e cultura nórdica na literatura. A amizade foi tão forte a ponto de Tolkien afirmar que Lewis foi de fundamental importância no incentivo moral para que sua obra fosse publicada. Enquanto que Lewis realizou diversas resenhas do Hobbit e O Senhor dos Anéis em jornais de grande renome a fim de defender a obra de seu amigo.

Fórum Literário Lewis e Tolkien

As portas da Faculdade Metodista Granbery se abriram em 25 e 26 de novembro para acolher um bom número de interessados. O evento não exigiu retorno financeiro de quem se interessava, porém tiveram a boa vontade de aproveitar o momento e fazer um ato de ajuda a quem precisa.

A entrada foi condicionada a apenas doações de livros de literatura (novos ou usados) e/ou lápis de cor (em bom estado de uso) para doar a crianças e jovens em vulnerabilidade social por meio da Associação para Mobilização Educacional e Beneficente – AMEB que é uma associação civil sem fins lucrativos atuante no bairro Amazônia, Zona Norte de Juiz de Fora, que desenvolve uma gama variada de ações em prol dos morados do bairro e adjacências. 

Além de ser uma grata possibilidade de um evento anual entre os leitores desses grandes escritores que gostamos (preferimos Tolkien do que Lewis, obviamente, mas o Jack era um cara legal), o participante pode ajudar crianças com um ato de doação. É uma sintonia justa e proveitosa para todos.

Evidente que organizar e manter um evento como esse exige não apenas o esforço dos organizadores, mas especialmente de apoio financeiro de todos os interessados e estamos certos que os leitores desse site vão reconhecer a importância do evento.

O site Tolkien Brasil irá apoiar sempre o evento para que ele se fortaleça cada vez mais e que se consolide por anos e anos.

O evento para esse ano (2017) já tem data marcada e está sendo organizado com o mesmo empenho do que no ano anterior e ao que indica será realizado no Rio de Janeiro. Em breve iremos anunciar os detalhes em um novo texto aqui nesse site.

Aqui estão duas palestras que foram gravadas no I Fórum Literário Lewis e Tolkien:

PRIMEIRA PALESTRA:

 
SEGUNDA PALESTRA:
 

 

A Faculdade Metodista Granbery, que acolheu o evento fica na R. Batista de Oliveira, 1.145, em Juiz de Fora. A programação para do primeiro evento foi a seguinte:

25/11 – ANEXO II
17:20 – Abertura do evento
17:30 às 18:30 Contação de história – Ulisses Belleigoli. Escritor e contador de história.
18:40 – Abertura das palestras – AUDITÓRIO VITTÓRIO BERGO
19:00 – “Entre amigos: diálogos entre Lewis e Tolkien”
Palestrante: Edson Munck Jr. (UFJF) (Universidade Federal de Juiz de Fora)
20:00 “Lealdade e camaradagem na mitologia de Tolkien”
Palestrante: Humberto Schubert Coelho (UFJF)

26/11 – ANEXO II
15:00 – Oficina I – A simbologia e o imaginário em C.S.Lewis
Aline Gasperi – mestranda em Comunicação pela UEL (Universidade Estadual de Londrina)
16:00 – Oficina II – O universo de Tolkien: um sistema dentro do polissistema tradutório
Isabella Leite – estudante do curso de Letras da UFJF
17:00 às 18:30 – Sarau
19:00 – Palestra “Ciência e Sociedade em Lewis”
Palestrante: Luiz Adriano Borges (UTFPR)

facebooktwittergoogle_plusredditby feather