Saiba mais sobre O Hobbit, Senhor dos Anéis…

Smaug é o segundo mais rico personagem de ficção segundo Forbes 2013

smaugforbis2

Desde 2002 a famosa revista de negócios Forbes tem a ideia criativa de apresentar uma lista dos 15 personagens de ficção considerados mais ricos. Os escolhidos para a lista são personagens que aparecem em filmes, livros, desenhos, televisão, vídeo games, histórias em quadrinhos e citados por outras fontes.

A avaliação e o calculo das fortunas é feito com base nas informações prestadas pelos próprios veículos de informação dos personagens e tal como na vida real são alteradas de acordo com acontecimentos e as fortunas variam conforme o mercado e a economia dos personagens.Além disso, os personagens que não tinham sido avaliados anteriormente vão sendo acrescentados na lista.

Nessa lista não são levados em consideração personagens mitológicos ou folclóricos, a única exceção até então tinha sido o Papai Noel, que aparecia desde 2002 como o mais rico (com uma riqueza considerada infinita). Mas a partir de 2006 o papai Noel foi retirado da lista, segundo a Forbes “Ainda consideramos Papai Noel com sua riqueza infinita, mas nós o retiramos da lista depois de sermos bombardeados por cartas de crianças ultrajadas insistindo que Papai Noel é ‘real’. Nós não tínhamos levado em consideração a controvérsia existência do Papai Noel, mas depois de levarmos em conta as evidências físicas – entrega de brinquedos, leite e biscoitos entregues – nós consideramos que seria melhor retirá-lo da lista por consideração a isso”.

O Papai Noel tinha sido considerado o mais rico nas listas publicadas em 2002 e 2005 por sua fortuna infinita. Na lista de 2006, após retirar o papai Noel da série, o primeiro colocado passou a ser Oliver “Daddy” Warbucks (personagem da HQ Little Orphan Annie) com uma fortuna avaliada de $36.2 (trinta e seis bilhões de dólares). Em 2007, depois de sempre disputar o primeiro lugar, o Tio Patinhas foi considerado como o mais rico daquele ano com uma fortuna de $28.8 (vinte e oito bilhões de dólares).

No ano seguinte o Tio Patinhas ficou em segundo colocado, pois o Tio Sam (aquele que recruta os Soldados dos E.U.A) foi considerado o mais rico, com uma fortuna incalculável a princípio. Muitos consideram que na verdade o primeiro colocado ainda seria o Tio Patinhas com uma fortuna de $29.1 (vinte e nove milhões de dólares).

No ano de 2009 não teve uma lista, segundo a Forbes, foi uma consequência da crise financeira de 2008 que repercutiu nos investimentos dos ricos personagens. Mas em 2010 a lista foi novamente apresentada, tendo como o mais rico o vampiro da sagra Crepúsculo Carlisle Cullen, com uma fortuna de $34,1 (trinta e quatro bilhões de dólares).

ourodesmaug

Em 2011 novamente o Tio Patinhas é considerado o personagem de ficção mais rico. Mas o interessante na lista desse ano é que pela primeira vez Smaug foi considerado, tendo sua fortuna avaliada em $8,6 (oito bilhões de dólares), sendo considerado o sétimo da lista, abaixo de Tony Stark (Homem de Ferro) e acima de Bruce Wayne (Batman).

Mas a grande surpresa foi em 2012, em que o Smaug foi considerado o personagem da ficção mais rico. Segundo a Forbes sua fortuna estaria avaliada em cerca de $ 62 (sessenta e dois bilhões de dólares). Nesse ano o Tio Patinhas foi roubado por seu inimigo e não foi colocado na lista. A análise sobre a fortuna de Smaug sofreu um estudo mais aprofundado no final de 2011 e agora foi reajustada a um valor mais próximo.  As estimativas estão diretamente ligados ao tamanho de Smaug e na suposição de que ele está sentado sobre a maior parte do seu tesouro. Uma leitura mais literal do texto de Tolkien e comparação com o histórico (nomeadamente de John D. Rockefeller ou a família Rothschild) resultaria em uma estimativa muito maior, sendo bem mais que 870,000 milhões dólares americanos, de acordo com o artigo. Segundo a Forbes a aparição do personagem no filme dirigido por Peter Jackson “O Hobbit, uma Jornada inesperada” também poderia ter  servido para melhor analisar a fortuna do personagem.

Mas recentemente, em 31 de julho de 2013, a Forbes lançou a nova lista dos personagens mais ricos da ficção e o Smaug  passou a ser o segundo colocado, sendo o primeiro novamente o Tio Patinhas.Nesse ano a fortuna do dragão vermelho passou a ser avaliada em 54,1 bilhões de dólares. Segundo a Forbes, nos últimos meses,depois de concordar em aparecer na trilogia dos filmes do Hobbit (dirigidos por Peter Jackson), Smaug passa seus dias no Chateau Marmont (hotel de luxo de Hollywood).

Com lançamento do segundo filme da trilogia de O Hobbit, acredita-se que o dragão Smaug volte a ser considerado novamente o personagem mais rico da ficção, ou que seja retirado da lista pois… bem, não vamos dar spoiler aqui se você não leu os livros.

A fortuna de Smaug possui um valor quase que incalculável. Pois ele não possui apenas dinheiro e jóias (como é o caso do tio patinhas), mas o dragão tem pedras e itens mágicos dentro de sua fortuna que tem valores grandiosos. Como exemplo a pedra Arken (que para Thorin tem um valor incalculável), ou os vários objetos feitos de Mithril (que é mais valioso que o diamante puro), sem contar as espadas de guerreiros valorosos que tentaram enfrentar o terrível dragão etc.

De todo modo, bem sabemos que onde tem muitos tesouros o dragão Smaug logo aparece… então acho bom o Tio Patinhas contratar um forte sistema de segurança…

 

smaugrosto

Facebooktwittergoogle_plusredditby feather

2 comentários

  1. Daniel Sagara Jorge /

    mas tipo quem disse q o ouro e do smaug ?? Ele se apossou e depois morre no final e tudo volta pros anões -_-

  2. supernathan /

    O Tio Patinhas tem um sistema de segurança que nem os Irmãos Metralha, nem a Maga Patalójika conseguiram vencer, então tá tudo tranquilo 🙂 rs

Deixar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: