Saiba mais sobre O Hobbit, Senhor dos Anéis…

“Senhor dos Anéis, o Audiolivro” em Português será lançado pela Martins Fontes?

No Catálogo geral 2013 da editora Martins Fontes – selo Martins são apresentados os livros que são administrados pela editora. E na última página é mostrado quais seriam os próximos lançamentos do ano de 2013. Na última página desse documento (135) encontramos listado para lançamento ” O Senhor dos Anéis o audiolivro”. O que é uma grande surpresa para os fãs já que até o momento não nenhum tipo de mídia em áudio produzida no brasil relativa a Tolkien.

No mundo existem vários audiolivros das obras de Tolkien. A maioria já teve suas versões em audiolivro na língua original (inglês) e pode ser encontrado também audiolivros em Alemão, Holandês, Polonês, Espanhol etc. Mas nos países de língua portuguesa esse tipo de mídia ainda é inédito.

catalogo martins fontes

Mas nesse ano de 2013 não ocorreu o lançamento desse dito audiolivro. A editora preferiu publicar um pequeno livro “A última canção de Bilbo“. O que foi uma decisão acertada, já que esse livro tem sua importância dentro do legendarium de Tolkien. Mas então surge a dúvida: Será que a editora ainda irá lançar o audiolivro em 2014?  Interessante notar que o dublador do Gandalf no Senhor dos Anéis, o Hélio Vacari já participou do audio livro do livro “1808”, o que poderia ser uma possibilidade em um trabalho desse tipo novamente.

Ao que parece, a primeira tentativa de se publicar um audiolivro do Senhor dos Anéis no Brasil surgiu em 2006. Pesquisando no site de registro de livros no Brasil (ISBN), pode-se encontrar os dados de um audiolivro do senhor dos Anéis, cujo ilustrador é o Fernando Brun e os tradutores Telma Mendonça e Vanessa Ban.

audiobook

A princípio poderia- se imaginar que o anuncio do lançamento do audiolivro seria a concretização e publicação desse livro já registrado. Ocorre que ao pesquisar esse número de ISBN encontramos outro audiolivro e não o Senhor dos Anéis. O audiolivro substituto é chamado “Herói da Verdade” de Roberto Shinyashiki, com narração de Aguinaldo Filho e está com o mesmo número de ISBN do que deveria ser o audiolivro do Senhor dos Anéis. Percebe-se então que o audiolivro do Senhor dos Anéis de 2006 não chegou a ser publicado oficialmente e teve apenas o seu registro iniciado. Possivelmente a divisão dos selos da editora Martins Fontes possa ter prejudicado esse projeto e somente agora que ele está tomando fôlego novamente.

Então para sabermos se o audiolivro será publicado pela editora devemos esperar o lançamento do novo catálogo da editora para 2014.

De fato, a ideia é muito interessante, tendo em vista que muitos brasileiros preferem o uso de mídias a ler livros. Pois podem utilizar desses meios para se entreter nas suas atividades de rotina (deslocamento para escola, trabalho etc). Além disso, o audiolivro servirá como uma forma das pessoas com deficiência visual conhecerem a maior obra do século XX.

Embora elogiável a ideia, muitos fãs preferem que novos livros de autoria de Tolkien  sejam publicados no Brasil. Conforme publicado em artigo sobre o tema, há livros considerados importantes, embora simples e de poucas páginas, e são base para a consolidação do legendarium de Tolkien. Portanto, acredita-se que fosse mais salutar, no momento, buscar gerenciar os direitos para publicação desses novos livros.

Facebooktwittergoogle_plusredditby feather

2 comentários

  1. Bruno Serrão /

    com voz de robô.

  2. Junior Ryllie /

    Karamba, tomara que saia mesmo ! vai ser da hora!

Deixar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: