Saiba mais sobre O Hobbit, Senhor dos Anéis…

Saul Zaentz, fundador da Middle-earth Enterprises, morre aos 92 anos.

250px-Saul_Zaentz

Ontem (03 de Janeiro de 2014), faleceu o brilhante produtor de filmes Saul Zaentz, aos 92 anos, em sua casa em São Francisco, por complicações decorrentes do Alzheimer. Em sua carreira conseguiu ganhar três Oscar, por produção de “Um estranho no ninho” (1975), “Amadeus” (1984) e “O paciente inglês” (1996).

Saul nasceu em 28 de fevereiro de 1921. Com a Segunda Guerra Mundial serviu como soldado no exército dos E.U.A. Com o final da guerra retornou ao seu país e iniciou sua carreira na produção de música. Em 1955 ele entrou para a Fantasy Records trabalhando como gerente e vendedor por mais de dez anos. Em 1967, Zaentz e um grupo de investidores compraram a Fantasy, transformando-a na maior gravadora de jazz do mundo.

Em 1969 o professor J.R.R.Tolkien vendeu os direitos para os filmes do Hobbit e o Senhor dos Anéis para a United Artists. Posteriormente, em 1976 Saul Zaentz comprou esses direitos. Assim teve início a Tolkien Enterprises, um parte da companhia de Saul dedicada a administrar as produções do Senhor dos Anéis e o Hobbit.

Em 1978 Saul foi o produtor da animação de O Senhor dos Anéis, com direção de Ralph Bakshi. O filme contou a história de A Sociedade do Anel e as duas Torres. O  Retorno do Rei não chegou a ser produzido por escolha de Saul Zaentz.

Na década de 90 a Tolkien Enterprises licenciava direitos para produção de jogos de vídeo game e jogos de RPG baseados nos livros do Senhor dos Anéis e o Hobbit.

Em 1997 concedeu uma licença para produção dos filmes do Senhor dos Anéis ao diretor Peter Jackson, que recebeu apoio da New Line Cinema. Os filmes foram um sucesso no cinema e ganharam muitos prêmios entre os anos de 2001 e 2004.

Em 2008 a família Tolkien (Tolkien Estate) processou a New Line e empresas que fizeram os filmes do Senhor dos Anéis. Com isso a companhia de Saul Zaentz mudou o nome da Tolkien Enterprises para Middle-earth enterprises.

Tolkien_Enterprises

Acima logo da Tolkien Enterpises e logo da Middle-earth enterprises

Com o fim do processo em 2010, a Middle-earth enterprises licenciou os direitos para os filmes de O Hobbit e continuou seus trabalhos no licenciamento de novos jogos relacionados ao mundo de Tolkien. Contudo, em 2012 a família Tolkien processou a empresa por quebra de contrato na criação de jogos de casino com personagens do Senhor dos Anéis.

Zaentz produziu ainda vários filmes  “O último acerto”, “Three warriors”  e “Brincando nos campos do Senhor”. Sendo também produtor-executivo de “A costa do mosquito” de Peter Weir.

Saul Zaentz  deixou quatro filhos Dorian, Joshua, Athena, e Jonnie;  sete netos , e seu sobrinho, Paul Zaentz,  é um produtor.

Certamente seu nome será lembrado como um grande produtor, vencedor de Oscar e ampliador do universo de Tolkien nos cinemas e jogos.

 

Facebooktwittergoogle_plusredditby feather

Sem comentários

Deixar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: