Saiba mais sobre O Hobbit, Senhor dos Anéis…

Ordem de leitura dos livros de J.R.R.Tolkien

by Eduardo Stark

Desde que iniciamos o site a pergunta mais frequênte é sobre como ler as obras de Tolkien. Ou pelo menos uma sequência que for considerada correta. Finalmente decidimos responder ao nosso modo essa dúvida, de forma clara e objetiva em um texto.

A resposta para essa questão é muito complexa. Pois exige leitura atenta dos diversos livros de J.R.R.Tolkien. Há inclusive um programa que gera uma ordem de leitura de acordo com a sua edição de publicação em inglês (Veja aqui o Chronology Tolkien Calculator Tolkien)

Mas, rapidamente essa questão foi respondida em nosso podcast (veja esse episódio AQUI). Mas foi pedido um texto para que se possa imprimir e consultar ao longo da leitura.

Se você quiser saber mais sobre quais obras foram publicadas no Brasil de autoria de Tolkien ou sobre ele, pode olhar a nossa lista de livros registrados AQUI.

Em primeiro lugar não existe uma forma correta de se ler as obras de Tolkien. E sim etapas da leitura ou do quanto você pretende se aprofundar no estudo da obra. Assim, muito mais que uma ordem de leitura, a questão é o quanto se pretende aprofundar na leitura dos livros.

São cinco níveis diferentes de acordo com o grau de complexidade que o leitor pretende atingir.

Apresentamos sugestões de leituras. Pois cada pessoa tem sua forma de ler e buscar a leitura da obra. Evidente que nada impede que se siga uma sequência diferente das mencionadas, mas essa é a nossa recomendação para que se possa aproveitar melhor a leitura das obras do professor. Ou seja, você pode ler pela primeira vez O Hobbit e em seguida já partir para a leitura de O Silmarillon, mas recomendamos que leia O Senhor dos anéis antes.

As outras obras de Tolkien que não fala sobre a terra média podem ser lidas tranquilamente sem a necessidade de um guia de leitura, pois são obras isoladas em si, mas por questão de exigência foram incluídas de forma ilustrativas em algum desses níveis de leitura.

susane

Foto: Susane Soares

Nível 01 (um) – Básico (Ordem de publicação dos livros e Ordem cronológica simples)

 

Nessa fase, busca-se apenas entender o essencial, o mínimo sobre as obras de Tolkien. Geralmente são pessoas que só querem ter um passatempo com a obra de não se tornar um grande fã propriamente. Para isso recomenda-se a leitura dos seguintes livros nessa ordem de leitura:

1-      O Hobbit

2-      O Senhor dos Anéis

3-      O Silmarillon

4-      Os filhos de húrin

Esses livros se apresentam de acordo com a sua complexidade. O Hobbit por ser uma leitura rápida e fácil serve como verdadeira introdução ao universo Tolkien. Seguida de O Senhor dos anéis, que aumenta o nível de complexidade da história. Em seguida o Silmarillon, cujas histórias estão bem mais complexas, porém menos desenvolvidas em termos literários em prosa, mas é uma leitura básica para se entender o universo de Tolkien. E por último o livro Os filhos de húrin, que contem parte de sua história no Silmarillon, porém apresentar uma narrativa completa para se tornar um livro independente.

Alguns dizem que o livro “Contos Inacabados” deve ser colocado como quinto livro desse primeiro nível, mas é uma obra para quem quer se aprofundar, pois exige conhecimento prévio do leitor em relação as obras.

No caso das obras acima, pode-se ler tranquilamente cada obra sem ter necessidade de recorrer a outra (no sentido de apenas se divertir lendo, sem busca de aprofundamentos). Ou seja, você pode ler O Hobbit sem precisar ler O Senhor dos Anéis. Ou pode ler O Senhor dos anéis sem precisar ler O Hobbit. Mas, tendo em vista que se quer um aprendizado básico recomenda-se a ordem lista acima.

Nesse mesmo nível pode ser apresentada a ordem de leitura em ordem cronológica simples, que busca apresentar a sequencia da história com os livros básicos:

1-      O Silmarillon

2-      Os Filhos de Húrin

3-      O Hobbit

4-      O Senhor dos Anéis

5-      Contos Inacabados (como complemento das histórias)

Recomenda-se como livros complementares nesse nível de leitura da obra:

  • O Mundo mágico do Senhor dos anéis David Colbert
  • Você sabe tudo sobre O senhor dos anéis¿
  • As aventuras de Tom Bombadil
  • Perguntas e respostas sobre o universo Tolkien.

NÌVEL 02 (dois) – Intermediário (Ordem cronológica)

 

Se você já passou do primeiro nível, e pretende se aprofundar ainda mais nas obras de Tolkien deve seguir uma ordem mais complexa de leitura. A ordem cronológica pode proporcionar ao leitor essa complexidade maior. Nesse caso é necessário que se tenha também o livro “Contos Inacabados”, além dos livros básicos mencionados acima.

  1. Comece pelo livro O Silmarillon, em “Ainulindalë”  e depois  “Valaquenta”
  2. Em seguida continue em “Quenta Silmarillion” até o fim do Capítulo XX (O Silmarillion)
  3.  Leia por completo o livro “Os Filhos de Húrin”
  4.  Prosseguir com a leitura do “Quenta Silmarillion” lendo apenas os capítulos XXI e XXII (O Silmarillon)
  5.  No livro “Contos Inacabados” ler o Capítulo I da primeira parte dos Contos Inacabados “De Tuor e da sua chegada a Gondolin”
  6. Prosseguir com a leitura do livro O Silmarillon na parte “Quenta Silmarillion”, capítulos XXIII e XXIV.
  7. Leia na segunda parte dos Contos Inacabados, os seguintes capítulos:  I – Uma descrição da ilha de Númenor, II – Aldarion e Erendis, III – A linhagem de Elros: Reis de Númenor.
  8.  Leia por completo o “Akallabêth” no livro O Silmarillon.
  9. Em Contos Inacabados, leia na segunda parte o capítulo IV “A História de Galadriel e Celeborn” .
  10.  No livro O Silmarillon leia “Dos Anéis do Poder e da Terceira Era” até o 30º parágrafo.
  11. Leia em seguida  “Desastre dos Campos de Lis” do livro “Contos Inacabados”
  12.  Ler nos apêndices de O Senhor dos Anéis, O Retorno do Rei, o Apêndice “A”, em “Anais dos Reis e Governantes”, até o fim do tópico IV “Gondor e os herdeiros de anárion”.
  13. Leia o capítulo “Cirion e Eorl e a amizade entre Gondor e Rohan”, nos Contos Inacabados.
  14. No Apêndice “A” do livro O Senhor dos anéis, O retorno do rei leia por completo o tópico segundo “A casa de Eorl”.
  15. Ler no Apêndice “A” do livro O senhor dos anéis, o tópico  “parte da história de Arwen e Aragorn”
  16. Em Contos Inacabados leia a quarta parte nessa ordem: “Os Istari”, “Os Palantiri”, “Os Druedan”,
  17.  Leia no Apêndice “A” de O Senhor dos Anéis, O retorno do rei, “O Povo de Durin”
  18.  Leia “A Busca de Erebor”, na terceira parte do livro Contos Inacabados.
  19.  Leia por completo “O Hobbit”
  20. Leia por completo o livro O Senhor dos Anéis, a sociedade do anel
  21. Em Contos Inacabados leia “A Caçada ao Anel”
  22.  Leia o primeiro capítulo do livro O Senhor dos anéis, as duas torres.
  23.  Em Contos Inacabados leia  ”As Batalhas dos Vaus do Isen”
  24. Leia o segundo capítulo até o final do livro O Senhor dos Anéis, as Duas Torres
  25. Leia por completo O senhor dos anéis, o retorno do rei
  26. Retornando em “O Silmarillon” leia “Dos Anéis do Poder e da Terceira Era” partindo do 31º parágrafo até o final do livro.

Como forma de complementar a leitura das obras recomenda-se a leitura dos seguintes livros (todos publicados no Brasil):

  • Atlas da terra média
  • As Cartas de Tolkien
  • Explicando Tolkien de Ronald Kyrmse
  • O senhor do Senhor dos Anéis: o mundo de Tolkien
  • O Mundo de Tolkien: Fontes Mitológicas de “O Senhor dos Anéis”
  • Ética e ficção: de Aristóteles a Tolkien

Nível 03 (três) – Avançado (Ordem cronológica completa)

 

Se o desejo por se aprofundar nas histórias de Tolkien se torna ainda mais intenso, recomenda-se a ordem cronológica mais avançada.  Nessa lista, além dos livros básicos mencionados nos níveis anteriores, soma-se a coleção de 12 volumes “The History of middle Earth” (infelizmente ainda não publicada no Brasil).

A série the history of middle earth é composta por doze volumes, e apresenta diversos ensaios e textos não terminados de autoria de J.R.R.Tolkien, por isso muitos são considerados versões descartadas pelo autor posteriormente. Embora não sejam leituras “canônicas” propriamente (não foram postas como definitivas por Tolkien em vida), servem como complemento das lacunas das obras completas. Por isso a leitura desses textos devem ser feitos com um cuidado maior em observar determinadas coisas que não foram mais acolhidas no mundo de Tolkien.

Os doze volumes que forma a série de livros The History of middle Earth são:

  • The Book of Lost Tales 1 (1983)
  • The Book of Lost Tales 2 (1984)
  • The Lays of Beleriand (1985)
  • The Shaping of Middle-earth (1986)
  • The Lost Road and Other Writings (1987)
  • The Return of the Shadow (1988)
  • The Treason of Isengard (1989)
  • The War of the Ring (1990)
  • Sauron Defeated (1992)
  • Morgoth’s Ring (1993)
  • The War of the Jewels (1994)
  • The Peoples of Middle-earth (1996)

A ordem é basicamente a do nível anterior, com os acréscimos de algumas partes e capitulos dos livro da série the history of middle earth a seguir:

  1. Comece pelo livro O Silmarillon, em “Ainulindalë” e depois “Valaquenta”
  2. Como complemento leia “Ambarkanta” do livro “The Shaping of Middle-Earth” (volume IV da série History of Middle-Earth)
  3. Retorne ao Silmarillon e leia os capítulos I ao III.
  4. Como complemento do Capítulo III do Silmarillon leia “Cuivienyarna” do livro “The War of the Jewels” (volume XI da série The History of middle Earth)
  5. Volte a leitura de O Silmarillon e leia os Capítulos IV ao IX
  6. Como complemento ao capítulo IX leia “The Flight of the Noldoli” no livro “The Lays of Beleriand” (Volume III da série History of Middle-Earth)
  7. Em seguida continue em “Quenta Silmarillion” até o fim do Capítulo XIX (O Silmarillion)
  8. Como uma ampliação do Capítulo XIX do Silmarillon leia “The Lay of Leithian” do livro “The Lays of Beleriand” (Volume III da série The History of Middle Earth)
  9. Retorne ao Silmarillon e leia os capítulos XX e XXI
  10. Leia por completo o livro “Os Filhos de Húrin”
  11. Prosseguir com a leitura do “Quenta Silmarillion” lendo apenas o capítulo XXII (O Silmarillon)
  12. Como leitura complementar leia o conto “The Wanderings of Hurin” do livro “The War of the Jewels” (volume XI da série The History of middle Earth)
  13. No livro “Contos Inacabados” ler o Capítulo I da primeira parte dos Contos Inacabados “De Tuor e da sua chegada a Gondolin”
  14. Prosseguir com a leitura do capítulo XXIII do livro O Silmarillon na parte “Quenta Silmarillion”,
  15. Como complemento do Capítulo XXIII do Silmarillon leia o conto “The Lay of the Fall of Gondolin” no livro The Lays of Beleriand (Volume III da série History of Middle-Earth)
  16. Leia agora o capítulo XXIV do livro O Silmarillon.
  17. Como complemento leia o poema “The Tale of Eärendel” que está no “Book of Lost Tales II”(Volume II da série History of middle earth).
  18.  Leia na segunda parte dos Contos Inacabados, os seguintes capítulos: I – Uma descrição da ilha de Númenor, II – Aldarion e Erendis, III – A linhagem de Elros: Reis de Númenor.
  19.  Leia por completo o “Akallabêth” no livro O Silmarillon.
  20. Leia o texto “Tal-Elmar” do livro “The Peoples of Middle-earth” (Volume XII da série The History of middle Earth)
  21. “The Numenorean Chapters” do livro “The Lost Road and other Writings” (Volume V do The History of Middle-earth)
  22. Em Contos Inacabados, leia na segunda parte do livro o capítulo IV “A História de Galadriel e Celeborn”.
  23.  No livro O Silmarillon leia “Dos Anéis do Poder e da Terceira Era” até o 30º parágrafo.
  24. Leia em seguida “Desastre dos Campos de Lis” do livro “Contos Inacabados”
  25.  Ler nos apêndices de O Senhor dos Anéis, O Retorno do Rei, o Apêndice “A”, em “Anais dos Reis e Governantes”, até o fim do tópico IV “Gondor e os herdeiros de anárion”.
  26. Leia o capítulo “Cirion e Eorl e a amizade entre Gondor e Rohan”, nos Contos Inacabados.
  27. No Apêndice “A” do livro O Senhor dos anéis, O retorno do rei leia por completo o tópico segundo “A casa de Eorl”.
  28. Ler no Apêndice “A” do livro O senhor dos anéis, o tópico  “parte da história de Arwen e Aragorn”
  29. Em Contos Inacabados leia a quarta parte nessa ordem: “Os Istari”, “Os Palantiri”, “Os Druedan”,
  30.  Leia no Apêndice “A” de O Senhor dos Anéis, O retorno do rei, “O Povo de Durin”
  31.  Leia “A Busca de Erebor”, na terceira parte do livro Contos Inacabados.
  32.  Leia por completo “O Hobbit”
  33. Leia por completo o livro O Senhor dos Anéis, a sociedade do anel
  34. Em Contos Inacabados leia “A Caçada ao Anel”
  35.  Leia o primeiro capítulo do livro O Senhor dos anéis, as duas torres.
  36.  Em Contos Inacabados leia  “As Batalhas dos Vaus do Isen”
  37. Leia o segundo capítulo até o final do livro O Senhor dos Anéis, as Duas Torres
  38. Leia por completo O senhor dos anéis, o retorno do rei
  39. Leia “The Epilogue to The lord of the Rings”, do livro “The End of the Third Age” (volume 09 da série The history of middle earth).
  40. Retornando em “O Silmarillon” leia “Dos Anéis do Poder e da Terceira Era” partindo do 31º parágrafo até o final do livro.
  41. Como complemento leia “The New Shadow” do livro “The Peoples of Middle-earth” (volume 12 da série History of middle Earth)

Recomenda-se a leitura da série The history of middle earth por completo da forma como dito acima ou de forma inteiramente sequencial, como apresentado.

25-11-2012 089

 

Nível 04 (quatro) – Acadêmico (Sem ordem de leitura)

 

O nível acadêmico é aquele que busca estudar as obras de Tolkien com uma profundidade além da simples leitura. O estudo é mais detalhado e inclui aspectos científicos e de disciplinas vistas propriamente em academias. Portanto, não há propriamente uma ordem de leitura, mas uma aprofundamento da leitura que varia muito de estudo para estudo.

Pode-se estudar Tolkien sob vários prismas (literatura, linguística, psicologia, jurídica, social, política, filosófica etc). Mas as formas mais comuns de estudo são duas (ou pelo menos o que mais se observa nas universidades ou cursos que tratam sobre Tolkien.

Primeiramente estuda-se Tolkien sobre o ângulo de sua própria obra, que é chamado de Tolkienologia (Tolkienology, termo utilizado pelos fãs). Nesse foco de estudo, a base são as obras de Tolkien relacionadas a terra média, em que o estudioso toma essa obra como verdadeira ou pelo menos como um universo paralelo e que seja passível de se estudar como um objeto comum da realidade. Assim, o estudioso assume como verdadeiro o universo criado de Tolkien (dentro da perspectiva ao estudo) e passa a analisar esse mundo com uma perspectiva como se fosse real.

Na Tolkienologia pode-se estudar vários tópicos:

  • Debates sobre a natureza dos personagens da história e suas implicações dentro do Universo secundário.
  • Estudo do diversos tipos de calendários da terra média
  • Estudo da história antiga (primeira e segunda era)
  • Analise comparativa de dados, como o censo.
  • Estudo da Genealogia dos  personagens líderes ou reis (hobbits, elfos, anões etc)
  • Estudo da linguística Tolkieniana: Estuda as línguas das diversas raças da terra média (em especial as línguas élficas Quenya e Sindarin), bem como o estudo dos modos de escrita e sua possível utilidade atualmente
  • Estudo da cultura dos povos da terra média (folclore, lendas, tipos de roupa, comida etc)
  • Descrições astronômicas e forma do planeta e formações diversas (entre ela Geografia da terra média)
  • Estudo da moralidade, daquilo que é considerado correto ou não nas histórias e lendas da terra média.
  • Estudo de estratégias de Guerra, analisando as guerras anteriores e o que foi utilizado com acerto ou erro.

A segunda forma se estudar Tolkien de uma forma acadêmica é por meio da pesquisa do seu enquadramento dentro da literatura de fantasia e a sua importância. Ou ainda estudando os seus aspectos linguísticos propriamente (estudo das línguas élficas e sua relação com as línguas reais etc).

Especialistas (Tolkien Scholar)

Por último encontra-se os Especialistas. Não se trata propriamente de uma ordem de leitura e nem um chamado nível quinto, mas este é considerado o ponto alto daqueles que buscam estudar Tolkien de forma aprofundada.

Nesse estágio de conhecimento, a leitura é tão aprofundada que pode se ter a possibilidade de produção de uma obra de alta qualidade técnica.

Assim, além de ter um alto conhecimento da obra, em nível acadêmico e de forma geral, o estudioso de Tolkien busca exteriorizar o seu conhecimento através de uma obra. Assim, entende-se que a alta carga de conhecimento veio da análise detalhada das obras do professor Tolkien.

Nesse nível de conhecimento existem poucas pessoas que se destacam no mundo. Considero que os dois maiores especialistas vivos (ou o que podem falar com maior propriedade sobre as obras) são os filhos de professor: Christopher e Priscila Tolkien.

Em especial Christopher Tolkien, por ser o editor da maioria das obras póstumas de seu pai, além de comentar e organizar as obras. Ele foi uma das poucas pessoas que leu O Senhor dos Anéis antes de ser publicado e acompanhou todo o processo de elaboração dessa obra e da vida pessoal de seu pai.

Nomes que devem ser considerados nessa categoria em razão de suas obras são: Michael D. C. Drout, Colin Duriez, Verlyn Flieger, Tom Shippey, Douglas A. Anderson, Michael Martinez, Coren Olsen, John D. Rateliff, Ted Sherman, Janet Brennan Croft, David Salo, Jared Lobdell, Joseph Pearce e os brasileiros Ronald Eduard Kyrmse e Ives Gandra da Silva Martins Filho.

Evidentemente que esses não são todos os especialistas em Tolkien do mundo, mas são aqueles que apresentamos como destaque.

Pra complementar você pode assistir o vídeo do Ricardo e pode acompanhar os vídeos feitos por ele sobre livros e literatura no canal dele AQUI.

A ordem de leitura citada pelo Ricardo se enquadra na lista do Nivel 02.

 

 

Agradecemos ao Ricardo pela disponibilidade de uso do vídeo em nosso site. Obrigado.

  • Franklin Santos Barreto

    Olá, eu li O Hobbit e gostei tanto que me animei e comprei quase todas as obras de Tolkien , porém não sei se para compreender o universo dele preciso ler também as cartas e todo o resto (eu sei ao certo se são biográficos, fiquei com medo porque n sou chegado a biografias agradeçam a uma professa que tive). As obras que eu tenho são:

    O Hobbit
    O Senhor Dos Anéis (1,2,3)
    O Silmarillion
    Contos Inacabados
    Mestre Gil de Ham
    Roverandom
    As Aventuras De Tom Bombadil
    Os Filhos De Húrin
    A lenda De Sigurd e Gudrún
    Cartas Do Papai Noel
    Sr. Bliss
    Árvore e Folha
    A Queda De Arthur.

    o que vocês me aconselham??
    (curti muito o site. estão de parabéns!! ^^)

  • Caio Vinicius

    Muito boa explicação, se puder manda o mapa e a ordem cronológica… Show, parabéns pelo estudo.
    caioviniciuschaves@bol.com.br

  • Pingback: O Hobbit, de J.R.R. Tolkien | Crônicas do Andarilho

  • Luís Felipe

    Olá, estou querendo começar a ler os livros de Tolkien e me interessa a ordem cronológica e o mapa também. Estou deixando meu e-mail
    luisfelipesantoszxcv@hotmail.com

  • Ednei Monteiro

    Vou ler na ordem 2, mas ainda não tenho os filhos de húrin

  • Anderson Lira

    Muito com mesmo… gostaria de recebe, também, o a ordem de leitura… ( liralc@gmail.com ) grato.

  • Jefferson Carvalho

    Excelente vídeo! Gostei da forma sensata e didática da explicação dos livros. Realmente me motivou a iniciar essa jornada de leitura no Universo Tolkien.
    Gostaria se possível do mapa e ordem de leitura. Congrats!!
    jeffi.carvalho@gmail.com

  • Jefferson Carvalho

    Excelente vídeo! Gostei da forma sensata e didática da explicação dos livros. Realmente me motivou a iniciar essa jornada de leitura no Universo Tolkien.
    Gostaria se possível do mapa e ordem cronológica dos acontecimentos. Congrats!!
    jeffi.carvalho@gmail.com

  • Pingback: Tolkien, Freud e cia. | Analisando Lisa

  • Marina Dias

    Gosto de Senhor dos anéis desde a primeira vez que vi os filmes. Recentemente vi O Hobbit – Uma jornada inesperada, e meu interesse em conhecer toda a obra de Tolkien aumentou. Decidi ler os livros na ordem cronológica e gostaria de receber os mapas. Meu e-mail é marinadias21@outlook.com
    Desde já agradeço.
    E parabéns pelo site :)

  • Tassio Luan

    Olá, estou querendo começar a ler os livros de Tolkien e me interessa a ordem cronológica e o mapa também. Estou deixando meu e-mail (tassio.luan2013@gmail.com) e desde já agradeço pela ajuda. Abraços!

  • Vinicius

    Cara muito bom! Gostaria tb de receber o mapa e a ordem de leitura.
    piva_vinicius@hotmail.com

    Parabens fera

    • Ramon Pereira

      eu tambem

  • Pingback: 122º Aniversário de Tolkien - Dicas de Leitura | Só não pode tirar um!

  • Viviane

    Também queria receber o mapa e a ordem cronológica: vbatistuzzo@gmail.com.
    Agradeço!

  • André Gustavo

    Adoraria receber o mapa e a ordem de leitura. (andr3gustavo@gmail.com) Excelente vídeo. Parabéns!!!

  • Maurício Caetano Neto

    Também quero receber a lista cronológica e o mapa. (mauricio.cneto@hotmail.com) Obrigado pelo vídeo!

  • gabriel

    oi,por favor voce poderia me mandar o mapa e a ordem cronologica dos livros e qual é o melhor modo para quem nunca teve contato com os livros de tolkien como eu
    o meu email é (gabrielalmeida1820@gmail.com)

  • Rodolfo Ferreira

    Olá, estou querendo começar a ler os livros de Tolkien e me interessa a ordem cronológica. Estou deixando meu e-mail (rodolforj93@hotmail.com) e desde já agradeço pela ajuda. Abraços!

  • Leandro

    man gostaria q vc me envia-se a ordem cronologica dos livros a serem lidos, tipo como vc falo ai, q tem q parar em uma parte e começar no outro livro, meu imail é, lzinho2008@hotmail.com se vc poder manda eu agradeço, e o mapa tbm ^^ parabens pelo site ^^ . . ..

  • Talitha Victoria

    Nunca gostei muito do filme, isso é porque só assisti quando criança, mas sempre tive curiosidade de ler os livros de Tolkien mais ainda do que ver os filmes, ontem mesmo peguei uma horda de e-books com minha amiga, e tinha a coleção completa do ‘Senhor das rodela’ e lendo a introdução de todos achei muito interessante. Vou seguir a primeira lista “básico”, e depois “intermediário”, tive impressão de que J. R. R. Tolkien é um excelente artista.

  • Gabriel Braz

    Eu adoraria receber a lista cronológica e o mapa, já que é a primeira vez que vou ler um livro de Tolkien. (gabrielzimgyn@hotmail.com) . Obrigado pelo vídeo.

  • Claudete Chiappini

    Excelente! Já li o Hobbit e o Senhor dos Anéis, mas essa forma cronológica parece muito mais interessante! Gostaria de receber a lista do Ricardo! Já achei o mapa e agradeço a dica! Parabéns para o Ricardo e para o site!

  • Alexandre Cristiano

    Adoraria receber, também, a ordem cronológica de leitura, no e-mail já citado no comentario anterior;
    Grato.

  • Alexandre Cristiano

    Adoraria receber o mapa citado no vídeo em meu e-mail (alexandrecristiano19@gmail.com).
    Agradecido.

  • Rodrigo Barros

    Gostaria de recebera imagem do mapa e também a lista cronológica, estou iniciando minhas leituras tolkienianas e acredito que cronologicamente me fará mais sentido se seguir estas dicas. Abraços

  • israel henrique

    manda este mapa para meu e-mail(henrique274@hotmail.com), desde já agradecido. israel henrique

  • Ytaguacy Jones

    Caramba gostei muito desse site e dos niveis de leitura.

  • André Piancó

    Olá, nunca cheguei a ler nenhum livro de Tolkien, mas sempre gostei bastante dos filmes. Agora penso em começar e gostaria de seguir a ordem cronológica dos fatos. Por isso queria saber se vale a pena comprar diretamente da harper collins em inglês ou se a leitura em inglês é muito densa de tal forma que é preferível comprar em português.
    Ainda, se aconselhável comprar em inglês, gostaria de saber se vale a pena pagar mais caro pelas edições deluxe. Se possível, indicar lojas virtuais do Brasil com preço acessível aos livros importados de Tolkien, caso não valha a pena deverei comprar diretamente da loja oficial (virtual) dos livros de Tolkien (UK).
    Agradeço desde logo,
    Abraços e parabéns pelo site.

    • Maiza Depaula

      Vale a pena comprar tudo do Tolkien, inglês ou português, se possível compre nas duas linguas.. rsrsrs Não se arrependerá! Tolkien é o cara.

  • Guest

    Eu já li O Hobbit, O Senhor dos Anéis e pretendo continuar as leituras. Eu conheço uma boa parte da história do Silmarillion. Pretendo dar uma aprofundada no meu conhecimento, mas não acho que a ordem do nível 2 seja viável pra mim, pois já li quatro livros que esse nível vai trazendo aos poucos. O que acha de eu ler O Silmarillion, Os Filhos de Húrin, Contos Inacabados nessa ordem?
    *Entre esses livros lerei As Aventuras de Tom Bombadil, Cartas do Papai Noel e outras obras tangenciais.

    • http://tolkienbrasil.com/ Tolkien Brasil

      É uma boa ordem de leitura assim também. Lembrando que Contos inacabados tem partes que remetem ao hobbit e ao senhor dos anéis e que seria melhor ler em conjunto com essas obras.

  • Pingback: O Senhor Dos Anéis Livros Complementares [J. R. R. Tolkien] | Top Livros

  • Pingback: O Senhor Dos Anéis Trilogia [J. R. R. Tolkien] | Top Livros

  • Pingback: O Hobbit [J. R. R. Tolkien] | Top Livros

  • Matheus Zarpellon

    Eu estou querendo comprar as edições em inglês de:

    The Hobbit 75th Anniversary
    Lord of the Rings 50th Anniversary

    onde recomendam achar/fazer a compra?

    • http://tolkienbrasil.com/ Tolkien Brasil

      Existem vários sites na internet que vendem livros importados. Só procurar bem que você acha.

  • Nataniel Carvalho

    Existe a possibilidade dos 12 livros “The History of middle Earth” serem lançados em português aqui no Brasil?

    • http://tolkienbrasil.com/ Tolkien Brasil

      Até o momento não vemos essa possibilidade. Custa muito caro comprar os direitos dos 12 volumes. E não há certeza de vendas dos livros. Estamos na torcida para que a Martins Fontes compre os direitos e traduza… mas é complicado.

  • Nataniel Carvalho

    Ola pessoal, pq de acordo com o grau 2, onde me enquadro, descartaram a leitura do capitulo 2 parte 1 dos Contos Inacabados (O conto dos filhos de Húrin), Tolkien mudou a estória? Obrigado e me desculpem pelo português

    • http://tolkienbrasil.com/ Tolkien Brasil

      Essa parte está inclusa no livro Os filhos de húrin.

  • Ronaldo Hoch

    E aqueles livros, do Tom Bombadil e Sobre contos de fadas? Não tem ordem dentro da cronologia, mas são sobre a Terra Média correto?

    • http://tolkienbrasil.com/ Tolkien Brasil

      O Sobre contos de fadas são ensaios acadêmicos de Tolkien sobre fantasia e um conto no final do livro. A relação com a terra média é indireta, pois não conta nenhuma história da terra média. As aventuras de tom bombadil fazem parte do livro vermelho, portanto também entra dentro da leitura sobre a terra média, mas é um livro que pode ser lido independentemente dos demais e não está propriamente dentro da cronologia das histórias.

  • http://twitter.com/augusto_rec Cesar

    Parabéns, ao site por mais um artigo sensacional! Eu geralmente recomendo a lista 1 p/quem está começando e a lista 2 para quem já conhece.

    • http://tolkienbrasil.com/ Tolkien Brasil

      Obrigado César. Estamos cada vez mais tentando melhorar. Heheh

  • http://twitter.com/LuisFelipe19_98 Felipe

    Eu li O Hobbit, O Silmarillion, Contos Inacabados e anos depois descobri o Senhor Dos Aneis e vi que aquela era a continuação de O Hobbit e não O Silmarillion.

  • http://www.facebook.com/carlosbakura Carlos Bakura

    Eu recomendaria : Silmarilion, Contos Inacabados, Os Filhos de Hurin, O Hobbit e por Fim os 3 do Senhor dos Anéis!

    • http://tolkienbrasil.com/ Tolkien Brasil

      O livro Contos Inacabados também pode ser lidos junto com o Silmarillon dessa forma que você colocou Carlos, mas é recomendável ler como complemento, pois tem histórias das três eras e exige, portanto, conhecimento dos livros anteriores. Por isso colocamos naquela ordem, pois para ler contos inacabados por completo deve-se entender antes essas outras histórias dos livros básicos. Ou seja, não tem como ler Os Contos Inacabados na parte que fala sobre a batalha do vau do isen (que está na terceira era), sem antes ler O senhor dos anéis. A forma como você sugere pode ser utilizada por aqueles que já conhecem e já leram todas as obras. Mas é uma recomendação válida também.Obrigado pelo comentário.

  • http://seismilenios.blogspot.com.br/ Ana Carolina Nonato

    Olá!

    Uau! Achei muito legal esta divisão por níveis. Sou fã de Tolkien, mas acho que só cheguei ao nível intermediário de aprendizado. Com certeza vou para o avançado. ;D Obrigada pelas dicas!

    • Felipe

      poxa pena que tolkein n esta mais vivo se não poderiamos desfrutar de mais livros e mais historias da terra média e de todo o conhecimento dele