Saiba mais sobre O Hobbit, Senhor dos Anéis…

O que os fãs de Tolkien podem esperar de 2017

91571_1

O ano que vem será especial para quem é leitor de J.R.R. Tolkien. Várias datas importantes serão comemoradas ao longo de todos os meses. Geralmente as editoras fazem edições especiais ou lançam algo novo para celebrar as datas e quem ganha com isso são os colecionadores fãs de Tolkien

Aqui estão algumas dessas datas comemorativas:

 

  • 125 anos de nascimento de Tolkien: O professor nasceu em 03 de janeiro de 1892, portanto, logo no início do ano já temos essa grande comemoração do dia que nasceu o grande escritor.
  • 100 anos do início da Terra-média: Foi em 1917 que Tolkien começou a escrever os primeiros contos relacionados ao seu mundo. Tendo início os primeiros escritos em seu caderno que ficou conhecido como “The Book of Lost Tales”. O lançamento do livro Beren e Lúthien tem uma certa relação com essa data.
  • 80 anos da publicação do ensaio Beowulf: The Monsters and the Critics. Em 01 de junho de 1937 Tolkien publicou esse importante ensaio que mudou a forma de se pensar sobre o Beowulf. Esse texto foi republicado em outros livros posteriormente e em uma edição especial com comentários no inicio desse século. Mas nada impede de ser relançado em uma nova edição especial.
  • 80 anos da publicação de O HOBBIT: A maravilhosa aventura de Bilbo Bolseiro completa oitenta anos em 22 de setembro de 1937. Nesse ano já foi lançada a edição do Hobbit facsmile (que reimprime a primeira edição de 1937). Mas podemos esperar algo novo da editora. Existem áudios do Tolkien lendo o hobbit que nunca foram publicados anteriormente e que há planos para ser lançado em CDL. Além de ser provável o relançamento da premiada edição ilustrada por Alan Lee.
  • 80 anos do início da escrita de O Senhor dos Anéis: Tolkien começou a escrever o primeiro capítulo de O Senhor dos Anéis em 16 de dezembro de 1937. Oitenta anos em que o professor começava sua jornada de quase 12 anos de escrita dessa grande saga.
  • 50 anos da publicação de Ferreiro de Bosque Grande: Lançado em 9 de novembro de 1967, esse foi o último livro do professor publicado em vida. Em 2014 foi relançada uma edição com material adicional e comentários, porém nada impede que haja uma nova edição especial.
  • 40 anos da publicação de O Silmarillion: Após a morte do professor em 1973, seu filho decidiu reunir o material de seus contos e publicar em um livro em 15 de setembro de 1977. Desde então o Silmarillion é um sucesso literário e objeto de cobiça de diretores para ser adaptado em filmes e séries. Talvez será publicado uma edição especial capa dura.
  • 10 anos da publicação de Os Filhos de Húrin: Após longos anos sem publicar nada novo relacionado a Terra-média, Christopher Tolkien editou esse livro e publicou em 16 de abril de 2007, sendo um grande sucesso literário. Talvez uma edição comemorativa seja lançada, mas sem planos no momento.

Além de celebrarmos todas essas datas, em 04 de Maio de 2017 será lançado o livro BEREN E LÚTHIEN, com edição e comentários de Christopher Tolkien, em que reúne os materiais de seu pai sobre a lenda romântica de uma elfa e um humano. Talvez seja o último livro lançado pelo Christopher Tolkien sobre o legendarium, já que este senhor tem atualmente noventa e dois anos de idade.

Aqui no Brasil será lançada a nova versão de As Aventuras de Tom Bombadil e talvez até mais um novo lançamento.

Capa de "Beren and Lúthien", arte de Alan Lee (clique para ampliar).

Capa de “Beren and Lúthien”, arte de Alan Lee

facebooktwittergoogle_plusredditby feather