Saiba mais sobre O Hobbit, Senhor dos Anéis…

Novo site da Tolkien Society inaugurado!

 ogimage1

 

THE TOLKIEN SOCIETY é uma das associações mais antigas de leitores e fã de Tolkien do mundo. Inicialmente formada por pessoas da Inglaterra, posteriormente se tornou uma associação internacional, acolhendo fãs de todas as partes do mundo.

O grupo se reuniu informalmente em 6 de novembro de 1969, e teve seu registro em 15 de janeiro de 1972, mais tarde obtendo o status de entidade de caridade.

Provavelmente você deve imaginar que o primeiro grupo seriam leitores jovens e empolgados com as histórias do professor Tolkien na época do lançamento do Senhor dos Anéis. Porém, a grande idealizadora da Tolkien Society e sua primeira diretora foi uma senhora de setenta anos a VERA CHAPMAN, que entendia a necessidade de um estudo aprofundado das obras do Tolkien e de forma séria e coerente, justamente na época em que os movimentos hippies estavam a todo vapor lendo Tolkien e imaginando que as ervas dos hobbits eram uma alegoria a maconha (o que deixava Tolkien muito constrangido e irritado).

Foto de Emil Johansson

Foto de Emil Johansson

O Contato da Tolkien Society com J.R.R.Tolkien

Nos seus últimos anos de vida o professor Tolkien conseguiu ver o surgimento da Tolkien Society. Naquela época os membros haviam até feito a proposta de que ele seria o presidente da associação. Porém, devido ao tempo com os escritos do Silmarillion, Tolkien não assumiu o cargo na prática, mas recebeu como um título de honra e a Vera Chapman seria formalmente a diretora.

Com a morte do Tolkien em 1973, a Tolkien Society ofereceu a presidência para o herdeiro literário Christopher Tolkien, que recusou a proposta dizendo que seu pai deveria permanecer como presidente dessa sociedade para sempre. Assim, em 1974 foi decidido que J.R.R.Tolkien seria o presidente da Tolkien Society in perpetuo. E a vice presidência passou a ser da Priscila Tolkien, filha mais nova do professor (que ocupa o cargo de vice presidente até hoje).

O novo site e o início de um novo tempo

 

Quando a internet ainda estava dando seus primeiros passos e o mundo ainda não conhecia seu potencial (como atualmente), Lester Simons desenvolveu o primeiro site da Tolkien Society. De forma que todos pudessem ter acesso, o estilo do site era composto de poucas imagens e mais textos. Com o falecimento de Lester Simons em 1997 , Andrew Armstrong assumiu a responsabilidade do site sendo o novo webmaster, cargo que mantem até o momento, mas que pretende logo passar a diante.

O antigo site pode ser visto abaixo, feito com Html:

Tolkien society website1

 

Vendo a necessidade de atualização do site de forma urgente, o atual diretor da Tolkien Society, Shaun Gunner estabeleceu como prioridade a atualização do site para adequação aos novos tempos da internet. O novo site contou com a colaboração de Emil Johansson (conhecido pelo site do  the Lord of the Rings Project),  Daniel Helen e Andrew McMurry, que transformaram e atualizaram o site como vemos hoje.

Shaun disse que o novo site “Representa uma Sociedade aberta e vibrante que está ansiosa; Mostra a Sociedade no seu melhor como uma comunidade de amigos; e se concentra em todas as coisas que importam para os membros e visitantes“. Shaun acrescenta: “Contudo, isto não é um “trabalho finalizado”. Vários outros aplicativos estão sendo trabalhados, como um fórum, uma galeria de fotos, uma loja e um catálogo de arquivo da Sociedade. “

De acordo com Daniel Helen: ” tem diso um prazer fazer parte do projeto. Já se passou muito tempo, mas a Tolkien Society deseja um site atraia o público moderno e ajuda a reunir os fãs de Tolkien por todo o mundo”. (original: It’s been a pleasure to be a part of the project – it’s been a long time coming but the Tolkien Society deserves a website which appeals to modern audiences and help bring Tolkien fans from around the world together).

 

tolkien society nov lay2

Todos os anos a Sociedade se reúne na véspera do aniversário de Frodo e Bilbo (22 de Setembro) para promover as obras de Tolkien e tudo relacionado. Além disso, a Tolkien Society publica mensalmente periódicos acadêmicos sobre Tolkien e realiza eventos para premiar os destaques do ano relacionados a Tolkien.

Em mensagem enviada ao Tolkien Brasil e todos os fãs Brasileiros o atual diretor da Tolkien Society, Shaun Gunner diz o seguinte:

“A sociedade está interessada em acolher os fãs de Tolkien de qualquer parte do mundo, inclusive o Brasil. Eu sei que cada vez mais pessoas no Brasil estão conhecendo as obras de Tolkien e espero que o maior número possível irá se juntar a Tolkien Society e se tornar uma parte desta irmandade mundial de fãs”.   (original: The Society is keen to welcome Tolkien fans from anywhere in the world, including Brazil. I know that more and more people in Brazil are coming to Tolkien’s works and I hope that as many as possible will join the Tolkien Society and become a part of this worldwide fellowship of fans).

Todos os anos a Tolkien Society convoca os fãs de todo o mundo para celebrar Tolkien em diversas datas. Vejam algumas dessas datas comemorativas publicadas no Tolkien Brasil:

Aniversário de Tolkien

Dia de ler Tolkien

Facebooktwittergoogle_plusredditby feather

Sem comentários

Deixar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: