Saiba mais sobre O Hobbit, Senhor dos Anéis…

Jornal oficial do Vaticano publica artigo sobre J.R.R.Tolkien

Sir David Moxon, bispo fã de Tolkien
Sir David Moxon, bispo fã de Tolkien

Em 31 de janeiro de 2014 o jornal oficial do Vaticano o “L’OSSERVATORE ROMANO” publicou um texto relacionado a teologia do Senhor dos Anéis. O artigo foi escrito pelo  Sir David Moxon, arcebispo de Canterbury.

Uma publicação desse tipo só comprova a aproximação que os clérigos católicos tem em relação as obras de Tolkien. Como já noticiado o Papa Francisco até citou as obras de Tolkien em um de seus sermões enquanto cardeal na Argentina (veja aqui)  e um grupo de clérigos europeus planeja buscar a canonização do professor Tolkien (veja aqui).

O artigo ocupa duas páginas do jornal e contém imagens do Tolkien e de cenas da Terra média. O título “Fundamentalmente religioso e católico” é uma referência a frase do professor Tolkien em uma de suas cartas em que afirma que o Senhor dos Anéis seria uma obra fundamentalmente católica.

Em em 27 de fevereiro de 2003, esse mesmo jornal já havia apresentado uma resenha favorável ao Senhor dos Anéis em um artigo anônimo, dizendo que essa obra traria “ecos dos evangelhos”  E que o “encantamento que nos seduz e ajuda a esclarecer um significado profundo do que poderia ser imediatamente aparente” e que a mundo de fantasia de Tolkien é “como uma projeção do mundo real, onde homens são movidos por paixões, guiados por sentimentos, escravos do egoismo, mas aberto a valores de amizade, lealdade, generosidade, amor – mais forte que a vontade do poder que devastaria a humanidade“.

Agora, no artigo do Sir David Moxon, que é diretor do centro Anglicano em Roma, apresenta suas interpretações teológicas sobre a obra de Tolkien. O artigo ressalta o fato do professor Tolkien não gostar de interpretações que levassem a “mensagens ocultas” sobre sua obra, mas o autor do artigo não descarta a possibilidade de se enxergar elementos católicos nas obras.

Segundo David Moxon “Tolkien tem sido comparado a um joalheiro que, tendo trabalhado na modelagem de um lindo diamante que a natureza gerou para ele pedregulhos das rochas duras das eras, e tendo trabalhado na modelagem e refinando por muitos anos, finalmente levantou a joia sob o sol e começou a ver pontos de refleção da luz vindo de seus vários lados e Deus deu a graça”.

Você pode conferir o artigo completo na página 12 do jornal acessando esse LINK:

Ultimamente tem se tornado comum a visita de clérigos ao túmulo do professor Tolkien. Como exemplo podemos ver abaixo Claudio Lo Sterzo, membro da Cavalaria Mariana e seus amigos:

católico sacerdotes visitam tolkien

Facebooktwittergoogle_plusredditby feather

Sem comentários

Trackbacks/Pingbacks

  1. Pastor acusa Tolkien e Lewis de serem satanistas! - Tolkien Brasil - […] Jornal oficial do Vaticano publica artigo sobre J.R.R. Tolkien […]
  2. Tradução do “Livro de Jonas” da Bíblia feita por Tolkien será publicada! - Tolkien Brasil - […] Jornal oficial do Vaticano publica artigo sobre J.R.R. Tolkien […]

Deixar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *