Saiba mais sobre O Hobbit, Senhor dos Anéis…

Inaugurado o primeiro museu dedicado a Terra Média de J.R.R.Tolkien!

526362_10201783002753966_105888362_n

O mês de setembro de 2013 pode ser considerado um marco temporal entre aqueles que admiram as obras de Tolkien. Foi inaugurado o primeiro museu dedicado exclusivamente ao universo criado por Tolkien, o chamado GREISINGER MUSEUM.

Embora já inaugurado, o museu só terá abertura ao público em 01 de outubro desse ano, onde diversas pessoas do mundo inteiro poderão visitar esse belo local e ver a incrível coleção de livros raros, pinturas, esculturas etc.

O projeto teve início com a coleção privada de seu idealizador, o Bernd Greisinger. Que colecionava diversos livros ao longo de vários anos. Em 2008 ele começou um projeto mais avançado e decidiu montar um museu dedicado ao mundo criado por Tolkien.

Bernd Greisinger deixa claro que não se trata de um museu dedicado a J.R.R.Tolkien, mas a sua obra e tudo relacionado a ela. Segundo ele cabe a família Tolkien promover um museu sobre o professor, possivelmente na Inglaterra, onde há diversos locais que poderiam servir como museu (antigas casas em que Tolkien morou etc).

 

Veja o trailer oficial do museu, com legenda em português:

 

O museu traz detalhes e imagens que estão claramente influenciadas pela visão artística que são apresentadas nos filmes de Peter Jackson.Mas também explora os mais diversos aspectos artísticos sobre esse mundo, possuindo mais de 600 pinturas feitas por mais de 100 grandes pintores das obras de Tolkien.

Além disso, o museu conta com mais de 3.000 livros de J.R.R.Tolkien. Sendo muitos deles assinados pelo próprio. Há por exemplo as edições de O Hobbit desde 1937 até 1999 (ou além). Além de versões das primeiras edições dos livros em diversas línguas.

Cada sala apresenta um toque especial e é temática. Por exemplo temos a sala com aspecto arquitetônico do reino de Gondor, outro com aspecto da floresta de fangorn etc.  A entrada do museu é uma replica fiel do Bolsão (Bag End) que vemos nos filmes de Peter Jackson, e ao adentrar verifica-se a confortável toca de Hobbit.

1013380_676977535652619_1891039605_nBernd Greisinger, fundador do Museu que leva seu sobrenome

A coleção inclui também centenas de objetos colecionáveis, como espadas, bonecos, esculturas etc. E a tendência é sempre aumentar, pois há dois filmes do Hobbit para serem lançados e isso irá gerar ainda mais objetos colecionáveis.

Veja um pouco como foi o dia de inauguração do museu Greisinger:

O Greisinger Museum é considerado até o momento como a maior coleção relacionada ao universo de Tolkien no mundo e cumpre bem o seu papel em suprir uma grande lacuna,  pois até o momento não há nenhum local, parque ou museu sobre Tolkien e suas obras.

No início desse ano ocorreu a especulação de que as empresas que administram os filmes de Peter Jackson estariam planejando montar um parque temático sobre a Terra média. A companhia que administra os direitos dos filmes havia registrado oficialmente dados sobre um possível museu. (veja a notícia sobre o parque AQUI). Mas no momento não temos nada de concreto ainda.

O museu do Greisinger está localizado na pequena região de Jenins, na Suíça e está esperando os fãs de Tolkien brasileiros.

1236627_717728361577536_1717238077_n

 

Você pode conferir novidades e fotos do museu na página do facebook AQUI ou pelo site oficial do museu AQUI.

 

facebooktwittergoogle_plusredditby feather