Hoje o filho mais querido do professor Tolkien completa 88 anos de idade. Christopher Tolkien nasceu em 21 de novembro de 1924, sendo o terceiro filho de Edith e J.R.R. Tolkien.
Ao longo de sua vida sempre esteve auxiliando o seu pai nos escritos do Senhor dos anéis. Sendo ele e o escritor C.S. Lewis os primeiros leitores dos escritos de Tolkien sobre o Senhor dos Anéis, Silmarillon e a terra média em geral.
Enquanto Christopher Tolkien lutava contra os nazistas na Segunda Guerra Mundial, J.R.R. Tolkien escrevia o Senhor dos Anéis e mandava os capítulos ao filho Christopher que os lia no campo de batalha e comentava sobre aquilo que achava pertinente e passível de alteração na obra.
Após a morte do professor Tolkien em 1973, Christopher Tolkien passou a ser o líder da Tolkien Estate, entidade que representa os interesses dos descendentes de J.R.R.Tolkien e o legado.
Em 1976, Baillie Tolkien, esposa de Christopher Tolkien editou o livro As Cartas de Papai Noel.
Em 1977, Com o auxilio de Guy Gavriel Kay, o filho do criador da terra média publicou o escrito mais precioso de seu pai: O SILMARILLON.
Desde essa época Christopher Tolkien se empenhou em reunir todos os escritos de seu pai e publicá-los em uma coleção de 12 volumes conhecida como THE HISTORY OF MIDDLE-EARTH (ainda sem previsão de publicação no Brasil). Essa coleção de livros foi sendo publicada entre os anos de 1983 a 1996.
Entre as obras mais recentes em que esteve envolvido como editor ou comentarista do livro foram Os filhos de Húrin, lançado em 2007 e ainda A lenda de Sigurd e Gundrun publicado em 2009.
Recentemente foi anunciado que no ano que vem será lançado mais um livro em que atua como editor dos textos não terminados de J.R.R Tolkien, o livro terá o título de The fall of Arthur, e conta parte da história do rei Arthur (veja a noticia AQUI).
Vejam os livros de J.R.R. Tolkien em que Christopher atuou como editor:
- 1975: Sir Gawain and the Green Knight, Pearl and Sir Orfeo
- 1977: The Silmarillion
- 1979: Pictures by J.R.R. Tolkien
- 1980: Unfinished Tales of Númenor and Middle-earth
- 1981: The Letters of J.R.R. Tolkien (editor com Humphrey Carpenter)
- 1983: The Monsters and the Critics and Other Essays
- 1983: The Book of Lost Tales Part One
- 1984: The Book of Lost Tales Part Two
- 1985: The Lays of Beleriand
- 1986: The Shaping of Middle-earth
- 1987: The Lost Road and Other Writings
- 1988: Tree and Leaf
- 1988: The Return of the Shadow
- 1989: The Treason of Isengard
- 1990: The War of the Ring
- 1992: Sauron Defeated
- 1993: Morgoth’s Ring
- 1994: The War of the Jewels
- 1996: The Peoples of Middle-earth
- 2007: The Children of Húrin
- 2009: The Legend of Sigurd and Gudrún
- 2013: The Fall of Arthur
Do primeiro casamento de Christopher Tolkien, nasceu Simon Tolkien, que é conhecido atualmente como advogado e escritor de livros, e que recentemente explicou como tem sido um carma ser membro da família Tolkien após os filmes de Peter Jackson (veja a reportagem sobre a maldição Tolkien AQUI).
Christopher Tolkien também ficou conhecido por ser o representante da Tolkien Estate em diversos processos judicias relativos a direitos autorais que envolvem as obras de Tolkien (veja mais no artigo O Senhor dos tribunais AQUI).
Em 2008, a Tolkien Estate processou os distribuidores e produtores dos filmes do Senhor dos Anéis reclamando o valor de 200 milhões por descumprimento do contrato que assegurava a familia Tolkien o direito de 7 % sobre os lucros dos filmes. Tal processo foi finalizado em 2010 com um acordo milhonário, mas acabou por adiar a produção do filme O Hobbit.
E nessa segunda, 19 de novembro de 2012 foi aberto um processo contra a Warner bross e a New Line por usarem de forma indevida o merchandising das obras de Tolkien, em especial em jogos e outras coisas. (veja a notícia AQUI).
Christopher Tolkien é atualmente o maior especialista em Tolkien vivo, pois sendo o filho do próprio escritor, pode participar de todo o processo de criação da terra média em especial entre os anos 30 e 50 do século XX. Além de publicar e comentar as obras póstumas de seu pai.





Sem comentários
Trackbacks/Pingbacks