Saiba mais sobre O Hobbit, Senhor dos Anéis…

Faleceu Faith Tolkien, primeira esposa de Christopher Tolkien

escultura tolkien – faith tolkien

De acordo com o publicado em 1 de Novembro de 2017, no jornal The Times, faleceu Faith Tolkien,a primeira esposa de Christopher Tolkien, herdeiro de J.R.R. Tolkien. Faith foi uma professora e escultora, tendo feito um busto em homenagem a Tolkien.

A nota publicada no The Times é a seguinte:

Faith Tolkien (née Faulconbridge) faleceu pacificamente em 24 de outubro de 2017 com 89 anos de idade. Dedicada mãe e avó. Professora e escultora. Funeral na Igreja de Corpus Christi, 88 Wharton Road, Headington, Oxford, OX3 8AJ, 6 de novembro, às 14h.[1]

Faith Lucy Tilly Faulconbridge, nasceu em 1928, filha de F. T. Faulconbridge, a quem Tolkien havia conhecido em sua juventude quando estudava na King Edward’s School, em Birmingham. Faith estudou Inglês na St. Anne s College, em Oxford, tendo concluído o curso em 1950, e mais tarde estudou escultura na Oxford City Art School. Ela se casou com Christopher Tolkien em 2 de abril de 1951. Eles tiveram um filho, Simon, que nasceu em 1959. Em 1964 Christopher e Faith se separaram, e o casamento foi dissolvido em 1967.

Faith Tolkien ficou mais conhecida por seus trabalhos de bustos em bronze, alguns exibidos na Royal Academy, por volta de 1958. Faith fez uma escultura do próprio Tolkien como presente da aposentadoria do mesmo como professor de Oxford em 1959.Em 1966 o busto foi feito em bronze e foi colocado na English Faculty Library. Outros trabalhos que ela fez estão Iris Murdoch e, postumamente, C.S. Lewis.

De acordo com Simon Tolkien, filho de Faith, que se tornou escritor e advogado, a  sua mãe “poderia capturar a essência de uma pessoa em seus bustos: essa indescritível individualidade que distingue cada humano entre os bilhões de rostos que foram ou serão[2].

Grande parte de seu trabalho, desde o início dos anos 80, é marcada com o selo da religião católica: ela produziu uma Madonna e Criança para a Capela da Universidade de Birmingham (em 1968) e várias obras entre 1985 a 1988 para a Igreja Dominic Barberi, Oxford, Igreja do Corpus Christi, Headington (Oxford), Igreja de São Maria em Harvington e a Igreja do Sagrado Coração (Sutton Coldfield). Seu último trabalho foi um inspirado em um mosaico em São Clemente, Roma. A obra das estações na Igreja do Corpus Christi é conhecida como “The Tolkien Stations of the Cross” “A estação da cruz Tolkien”.

 

Faith Tolkien se manteve católica fervorosa até o final de sua vida. Sobre um de seus trabalhos na Igreja, sobre as estações de Cristo, ela disse que: “O dia da bênção e celebração das estações pelo Bispo Crispian Hollis foi um dos dias mais felizes da minha vida. Que continuem a fazer parte do culto na igreja de Corpus Christi e inspirar e falar com todos os que os contemplam, é minha melhor recompensa[3].

Em agosto de 1994, o Padre Robert Murray, amigo pessoal de J.R.R. Tolkien, escreveu um artigo chamado “Faith Tolkien: A Theologian among Sculptors” e publicado no “The Month 255, nº 1520”. Nesse texto Murray ressalta as ideias de Faith Tolkien em relação a teologia e escultura.

Ao avançar a idade, Faith Tolkien foi diagnosticada com o mal de Alzheimer. E devido a isso ela deixou os estúdios e encerrou sua produção de artes. Logo ela passou a morar em um lar de idosos, onde definhou pacificamente no último mês.

Faith Tolkien escultura

—————–

[1] Faith Tolkien (née Faulconbridge) passed away peacefully on 24th October 2017 aged 89. Devoted mother and grandmother. Teacher and sculptress. Funeral at Corpus Christi Church, 88 Wharton Road, Headington, Oxford, OX3 8AJ, 6th November, at 2pm.

[2]http://www.independent.co.uk/arts-entertainment/books/features/five-minute-memoir-how-my-mother-the-sculptress-coped-with-alzheimers-8364496.html

[3] The day of the blessing and celebration of the stations by Bishop Crispian Hollis was one of the happiest days of my life. That they continue to be part of the worship in Corpus Christi church and to inspire and speak to everyone who contemplates them, is my best reward. (http://corpuschristiheadington.co.uk/artists-introduction/).

Facebooktwittergoogle_plusredditby feather

Deixar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: