Saiba mais sobre O Hobbit, Senhor dos Anéis…

Falece Robert Hardy, aluno de Tolkien e Lewis e ator de Harry potter

Robert Hardy, que foi aluno de J.R.R. Tolkien e C.S. Lewis e também ator nos filmes de Harry Potter, faleceu hoje (03 de agosto de 2017) conforme informou sua família. Hardy tinha 91 anos e uma carreira brilhante em filmes e séries, bem como nos campos da linguística e história.

Timothy Sydney Robert Hardy, nascido em 29 de outubro de 1925, começou sua carreira como ator aparecendo na peça Henry V, de William Shakespeare e na TV em 1960 atuando em An Age of Kings. Também na TV, interpretou Siegfried Farnon na série britânica de longa duração All Creatures Great and Small.

Durante seus estudos universitários, entre 1943 e 1944 ele teve como tutor pessoal em literatura inglesa, o professor C.S. Lewis. E após isso teve também como professor de Anglo-saxão J.R.R. Tolkien. Com a Segunda Guerra Mundial, Hardy serviu ao seu país nas forças aéreas britânicas. Realizou treinamentos no estado do Texas nos Estados Unidos. Com o fim da guarra continuou seus estudos e se graduou.

Hardy lembrava de sua época de estudante com Tolkien. Em entrevista concedida em 2011 para a BBC de Londres ele lembra do seu primeiro dia de Aula.

Certa vez seu professor chegou na sala pela primeira vez e colocou seis xícaras na mesa. E cobrindo os olhos pediu a que cada um dos estudantes falasse por mais ou menos um minuto. Verificando os sotaques de cada aluno, Tolkien identificou com precisão completa de qual parte do país eles vieram.  Sobre Hardy Tolkien disse “Robert Hardy é evidentemente das fronteiras galesas – Shropshire, Montgomeryshire, mas falou com uma lamentável influência de Londres”. E rindo Hardy disse “Ele estava absolutamente certo”

Robert Hardy interpretou em várias oportunidades Churchill e nos filmes da série Harry Potter o personagem Cornelius Fudge, ministro da magia.

Segundo seus filhos Emma, Justine e Paul “Pai também é lembrado como um linguista meticuloso, um ótimo artista, um amante da música e um campeão da literatura, bem como um respeitado historiador, e um importante especialista em arcos longos”.

—————–

Se você é fã de Harry Potter recomenda-se a leitura desse artigo AQUI.

Facebooktwittergoogle_plusredditby feather

Deixar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: