Saiba mais sobre O Hobbit, Senhor dos Anéis…

Escritores famosos que foram influenciados por J.R. R. Tolkien

Escritores influenciados por Tolkien

Escritores influenciados por Tolkien

Hoje, 29 de Julho de 2014, comemoramos 60 anos da publicação de O Senhor dos Anéis, A Sociedade do Anel. É uma data em que lembramos como a trilogia dos anéis é importante para nós como fãs e admiradores das obras do professor J.R.R. Tolkien.

Embora seja um tremendo sucesso, muitas pessoais ainda não conseguem gostar de O Senhor dos Anéis. Esse é o tipo de livro que ou se gosta completamente ou apenas não se gosta.Tal como o professor Tolkien mesmo disse “O Senhor dos Anéis é daquelas coisas. Se você gosta, gosta. Se não gosta faz booo”.

Mas, mesmo para aqueles que não gostam da obra maior de fantasia, atribuí-se ao professor Tolkien o reconhecimento como sendo o parâmetro ou o marco histórico da literatura de fantasia da atualidade.

Desde que foi publicado O Senhor dos Anéis atingiu milhões (ou bilhões¿) de pessoas pelo mundo e trouxe influências em diversas áreas: música, pintura, poesia, escultura, arquitetura, biologia, astronomia, cinema etc. A trilogia é tão cheia de significados que consegue atingir diversos níveis de conhecimento de uma forma bem interessante.

Mas vamos reter a atenção nas influências que o professor Tolkien teve no campo da literatura, já que essa é área que ele conseguiu maior repercussão.

Hoje em dia é comum ler livros de fantasia medieval, jogar RPG (Jogo de interpretação de personagens), se divertir com jogos em que heróis usam espadas e magias em mundos de fantasia etc. Mas muitos não sabem que tudo isso começou com a expansão da literatura de Tolkien pelo mundo.

Através do sucesso literário de O Senhor dos Anéis, o mundo começou a admirar a literatura de fantasia e um novo estilo de literatura começou a se formar. Praticamente se tornou obrigatório entre os bons escritores de fantasia a leitura de O Senhor dos Anéis e outras obras de Tolkien.  Nisso, muitos reconhecem na figura de Tolkien como sendo o PAI DA FANTASIA MODERNA.

Vejamos alguns escritores que foram influenciados por Tolkien em suas obras.

 

 

 

C.S. Lewis

 

cslewis

C. S. Lewis

 

Lewis parece ter sido o primeiro escritor que reconheceu em Tolkien uma certa genialidade. Eles eram grandes amigos em Oxford e puderam ter longas conversas sobre fantasia. Nessa época Lewis teve acesso aos originais de O Senhor dos Anéis e conseguiu escutar o próprio Tolkien lendo e comentando os capítulos em formação.

Foi tendo contato com a obra de Tolkien que Lewis escreveu “As Crônicas de Nárnia”, em que criou um mundo de fantasia próprio e cheio de elementos inspirados no Senhor dos Anéis. Como o Tolkien era muito perfeccionista demorou mais para terminar o Senhor dos Anéis, e Lewis conseguiu publicar As Crônicas de Nárnia, antes mesmo de O Senhor dos Anéis.

Lewis também escreveu o livro “As Cartas de um Diabo a Seu Aprendiz” que foi dedicado ao Tolkien. Também escreveu a Trilogia Cósmica, em que o personagem principal é um filólogo, uma clara alegoria ao próprio Tolkien.

Veja um artigo sobre o livro As cartas de um diabo a seu aprendiz e a opinião de Tolkien sobre o livro AQUI.

 

Isaac Asimov

 

Isaac Asimov

Isaac Asimov

 

O escritor de ficção cientifica Isaac Asimov foi um leitor intenso de Tolkien, tendo lido mais de cinco vezes O Senhor dos Anéis e chegou a escrever um artigo sobre O Um Anel. As influências diretamente na obra de Asimov não são tão visíveis, mas alguns pontos estão em suas obras.

Veja mais sobre Isaac Asimov como fã de Tolkien AQUI.

 

George R. R. Martin

 

George R R Martin

George R R Martin

 

Conhecido mundialmente pelo seus livros de sucesso nas “Crônicas de Gelo e Fogo” ou Guerra dos Tronos, George R.R. Martin desde pequeno foi um leitor do professor Tolkien e em diversas oportunidades faz questão de ressaltar a importância dos livros de Tolkien em sua vida como escritor.

Veja mais sobre G. R. R. Martin como fã de Tolkien AQUI.

 

Neil Gaiman

 

Neil Gaiman

Neil Gaiman

 

O escritor Neil Gaiman também reconhece a importância de Tolkien como base para seus livros. Gaiman é conhecido por ser o escritor de diversos títulos famosos como Stardust e Sandman.

Veja mais sobre Neil Gaiman como fã de Tolkien AQUI.

 

Stephen King

 

stephen_king-coming-to-boulder

Stephen King

 

No prefácio da edição de 2003 de The Gunslinger (primeiro volume da série Torre Negra), o renomado escritor Stephen King admite ter sido influenciado por Tolkien, em especial O Senhor dos Anéis, para questões como nome, lugares e línguas de suas histórias.

 

Marion Zimmer Bradley

 

Marion Zimmer Bradley

Marion Zimmer Bradley

 

Como escritora Marion Z. Bradley ficou conhecida por seus livros da série Brumas de Avalon, em que reconta a lenda do Rei Arthur com uma visão mais feminina da história. Na década de 60 do século XX Bradley costumava escrever textos sobre o professor Tolkien e chegou até mesmo a escrever fanficts no universo de Tolkien, tendo como protagonista a personagem Arwen.

 

J. K. Rowling

 

J. K. Rowling

J. K. Rowling

 

A escritora de Harry Potter é natural do mesmo país que o professor Tolkien e como várias crianças e jovens leu O Hobbit e O Senhor dos Anéis. Há diversos elementos das histórias de Tolkien em Harry Potter, embora as histórias sejam em estilos diferentes.

Christopher Paolini

 

Christopher Paolini

Christopher Paolini

 

O Jovem escritor Christopher Paolini é conhecido por seus livros da série “Eragon”, utilizando de vários elementos de fantasia, em especial os dragões. Paolini admite sua influência do professor Tolkien e da lenda de Beowulf.

 

Outros escritores

 

É impossível numerar a quantidade de escritores que atualmente leram ou vão ler O Senhor dos Anéis e o tomar como base para algo. Pode-se destacar nomes como Diana W. Jones, A. S. Byatt, Lisa Goldstein, Úrsula Le Guin, Iris Murdoch, Mary Renault, Orson Scott Card..

O nome de J.R.R. Tolkien já se encontra marcado na história da literatura e mesmo passado 60 anos da publicação de O Senhor dos Anéis, e mais de 75 anos da publicação do Hobbit, ele ainda continua agradando gerações de milhares de leitores e de novos escritores.

Facebooktwittergoogle_plusredditby feather

6 comentários

  1. Lucas Ribeiro /

    Esse Christopher Paolini pode até se inspirado nos livros de Tolkien, mas Eragon nem chega aos pês da obra do professor.

  2. Lucas Ribeiro /

    Bom…. posso confessar que até agora a muito se fala sobre as verdadeiras influências de J.K. Rowling, mas eu mesmo não encontrei elementos de J.R.R.Tolkien em sua obra… só sei que a maior influência dela foram os livros de As Crônicas de Nárnia da qual ela mesma fala que andava com uma copia de baixo do braço.

  3. Falando de Brasil, um dos maiores (talvez o maior) escritor de fantasia fantástica nacional, Eduardo Spohr foi muito e diretamente influenciado por Tolkien.

  4. Luiz Fernando /

    Têm ainda o Terry Brooks de A Lenda de Shannara, fortemente influenciado por Tolkien

  5. Peter Jackson /

    Na minha opinião, faltou um dos escritores de fantasia norte-americano, que também construiu uma obra literária impecável: Patrick Rothfuss.

Trackbacks/Pingbacks

  1. J.K. Rowling ama O Hobbit e acha que Tolkien é genial! - Tolkien Brasil | Tolkien Brasil - […] de G.R.R. Martin (veja o artigo aqui) e Stephen King (veja o artigo aqui) e outros escritores (veja aqui).…
  2. O ator Vin Diesel jogava D&D com o personagem Melkor! - Tolkien Brasil - […] escritores são e foram influenciados por seu mundo imaginário encantador (veja escritores que foram influenciados por Tolkien AQUI). Mas,…

Deixar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: