Saiba mais sobre O Hobbit, Senhor dos Anéis…

Conheça o bairro com mais de 50 ruas com nomes de personagens do mundo de Tolkien!

Foto da avenida Tolkien em Geldrop

Foto da avenida Tolkien em Geldrop

 

 “Ei, eu te encontro na Rua Gandalf, para depois irmos na rua Frodo encontrar nossos amigos para a festa que ocorrerá na casa da rua Aragorn” Essa parece ser uma conversa estranha, mas não para algumas pessoas que moram na cidade de Geldrop, onde mais de cinquenta ruas tem os nomes de personagens do mundo de Tolkien.

A Annemarie Diepenbroek é uma fã de Tolkien que tem o privilégio de morar em um local muito especial. Ela mora na rua BOFUR. Sim. Ao que parece o nome de um dos personagens do livro O Hobbit. Mas se fosse apenas isso até que seria considerado normal, pois pelo mundo há diversas homenagens com nomes de ruas e locais baseados nas obras de Tolkien. Mas o que chama a atenção é que o bairro em que ela mora está cheio de ruas com nomes de personagens e homenagens a Tolkien (A maioria dos nomes é anterior ao lançamento dos filmes do Senhor dos Anéis). Os nomes das ruas do bairro incluem os nove membros da sociedade do anel e outros personagens dos livros Senhor dos Anéis, Silmarillion e o Hobbit.

A cidade de Annemarie se chama GELDROP, com cerca de trinta mil habitantes e se localiza nos Países Baixos (conhecido popularmente como Holanda). O bairro é feito de casas residencias normais, sem qualquer referência a Tolkien. O que é apenas peculiar são os nomes das ruas mesmo. As pessoas que moram ali provavelmente não são grandes fãs do professor Tolkien. Segundo Annemarie, elas dificilmente chegaram a ler os livros e talvez tenham apenas visto os filmes e agora tenham notado (ou não) os nomes de suas ruas.

Caso você tenha alguma dúvida, pode ver as ruas e os nomes pelo google maps AQUI.

A principal via do bairro é a AVENIDA TOLKIEN (Laan van Tolkien), e as outras ruas estão nomeadas de acordo com a localidade. Ao norte estão as ruas dos homens de Gondor: Faramir, Boromir, Denethor, Aragorn. Um pouco mais abaixo está, descendo a Rua Aragorn, podem ser encontradas as ruas de Rohan: Theoden, Eomer, Eowyn. Mais ao sul há a parte do bairro dedicada aos elfos: Galadriel, Arwen, Legolas, Celeborn, Nimrodel, Amroth e a rua Lorien.

Quase todos os nomes de anões que aparecem no Hobbit e Senhor dos anéis estão ali, localizados na parte oeste: Bifur, Bofur, Bombur (que é a rua mais larga), Balin, Dwalin, Dori, Ori, Fíli, Kíli, Farin (avô de Balin e Dwalin), Thorin, e depois Durin, o pai dos anões. Próximo a essas ruas há  Erebor, a montanha solitária, e as ruas Gimli e Pippin, próximos a rua Peregrin.

Na parte noroeste há nomes como Yavanna, Frodo, Elrond, Palantir e o misterioso Tom Bombadil. (imagina… morar em uma rua chamada Bombadil?). Já na parte nordeste do bairro há nomes dedicados aos numenorianos como: Cirion,  Anarion, Elendil, Valandil, Elros, Silmarien. Todas as ruas possuem nomes de personagens do lado bom, com exceção de Saruman ( que inicialmente era um personagem bom, mas foi para o lado de Sauron, o senhor do escuro, durante a história do Senhor dos Anéis).

Ao centro estão os nome de Gandalf e Sam, mas nota-se que nenhuma rua se chama BILBO BOLSEIRO (Bilbo Baggins).. Mas o nome da escolinha das crianças do bairro é chamado de  “De Hobbit” (O Hobbit).

de hobbit

Annemarie vive há mais de seis anos naquele bairro e agora decidiu tirar umas fotos das placas das ruas e nos enviou as fotos.  Ela não sabe quem foi o fã que deu os nomes da rua e não sabe como foi o processo de escolha desses nomes, mas ela acredita que algum político da cidade seja um leitor de Tolkien e decidiu prestar essa homenagem ao professor . Confira abaixo as fotos enviadas por ela:

 

 

Facebooktwittergoogle_plusredditby feather

4 comentários

  1. Cássia Silva /

    Passa lá na rua Gandalf pra pegar erva de fumo.

  2. Cris Mião /

    Acho que em vez de Fili/Peregrin Fili/Durin deveria ser Fili/Kili. E eu moraria na Kili.

  3. mariana /

    showww

  4. Italo Giuliano Barsan /

    Passa la no Gamdalf, vira a proxima a direita em Bofur, passando Aragorn vc vera Frodo do lado dele esta Faramir, é a quarta casa da direita, número:7391

Trackbacks/Pingbacks

  1. CarissaRaman.com − Has Middle-Earth joined the eurozone? - […] the Guardian about Geldrop’s fantasy district. Map from Bing Maps. Street sign picture from this page at Tolkien Brasil…
  2. O projeto de lei da "Praça Professor Tolkien" em São Paulo! - Tolkien Brasil | Tolkien Brasil - […] Na Europa e pelo mundo afora, existem diversas homenagens ao nome do professor. Monumentos, praças, ruas e até nomes…
  3. Mais de 50 ruas de uma cidade holandesa são inspiradas por personagens de O Senhor dos Anéis | Revoada.net - […] Por exemplo, a cidade de Kings Langley, a 34 km de Londres, no Reino Unido, resolveu mudar seu nome…
  4. Ruas com nomes de personagens Tolkien - […] http://tolkienbrasil.com/noticias/diversas/conheca-bairro-ruas-personagens-mundo-tolkien/ […]
  5. Conheça Geldrop a cidade que tem 50 ruas com nomes de personagens do Senhor dos Anéis! : Fail Wars - […] nomenclatura das ruas não tem nenhum motivo aparente, segundo o site Tolkien Brasil, do qual retiramos a matéria, é…

Deixar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *