Saiba mais sobre O Hobbit, Senhor dos Anéis…

Christopher Tolkien é premiado com a Medalha Bodley

chris-tolkien-500-francois-deladerriere

Foto: François Deladerriére.

Por: Sérgio Ramos.

Publicado em: 31/10/2016.

Pouco mais de 10 dias após o anúncio de mais um livro de J. R. R. Tolkien editado por seu filho (saiba mais AQUI), Christopher Tolkien é agraciado com a Medalha Bodley, uma premiação promovida pela Bodleian Libraries, da Universidade de Oxford, para pessoas que fizeram contribuições extraordinárias nos campos da literatura, cultura, ciência e comunicação.

Desde a morte de J. R. R. Tolkien (1973), seu filho Christopher vem realizando o trabalho monumental de editar os textos não publicados de seu pai. Entre eles, destacam-se O Silmarillion, Contos Inacabados, a série de 12 volumes The History of Middle-earth, Os Filhos de Húrin e Beren and Lúthien, que sairá em 2017.

Christopher Tolkien é um acadêmico que integrou os Inklings, grupo de escritores britânicos que contava com seu próprio pai e C. S. Lewis, entre outros. Seu trabalho editorial sobre os escritos de J. R. R. Tolkien é apoiado por sua carreira acadêmica na Universidade de Oxford. Ele estudou inglês no Trinity College e recebeu um Bacharelado em Letras em literatura (Inglês Antigo). Ele se tornou um Fellow e tutor em língua inglesa no New College e conferencista em Literatura e Língua Inglesa Antiga, de 1964 a 1975.

Richard Overden, bibliotecário da Bodley, afirmou:

A contribuição de Christopher Tolkien como erudito e editor tem sido imensa. Sem sua dedicação e comprometimento, as obras de seu pai não teriam alcançado uma audiência tão ampla e sem sua erudição e academicismo a obra de J. R. R. Tolkien não teria sido apresentada tão plenamente e com tanta autoridade.

Já Christopher Tolkien declarou:

Embora eu nunca tenha procurado remotamente algo desse tipo, acho especialmente bem-vindo receber a Medalha Bodley, na medida em que isso afirma o significado único da criação de meu pai e concede um digno lugar na Republic of Letters ao academicismo em Tolkien. Me dá um prazer especial que o prêmio venha e seja concebido pela Bodleian, onde grande parte dos manuscritos do meu pai se encontram e onde tenho memórias felizes da grande biblioteca em si.

As bibliotecas que integram as Bodleian Libraries abrigam a maior coleção de manuscritos e de desenhos originais de Tolkien do mundo. O Arquivo Tolkien é mantido na Bodleian desde 1979. A última adição ao arquivo é um raro mapa da Terra-média anotado pelo autor, que foi adquirido em maio de 2016 (saiba mais AQUI). A Bodleian está atualmente desenvolvendo uma grande exposição de Tolkien, que será aberta na Weston Library em 2018.

O grupo de ganhadores passados da Medalha Bodley inclui a professora clássica Mary Beard, o físico Stephen Hawking, o diretor de cinema Sir Nicholas Hytner, o escritor Hilary Mantel, o escritor e ator Alan Bennett e o inventor da World Wide Web, Sir Tim Berners-Lee.

Facebooktwittergoogle_plusredditby feather

Deixar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: