Saiba mais sobre O Hobbit, Senhor dos Anéis…

Carta assinada como ‘Gandalf’ escrita por Tolkien para um leitor!


gandalf reading

Em uma época sem internet de fácil acesso como atualmente, em que as primeiras televisões em cores estavam sendo vendidas e os telefones eram considerados como objetos de alto valor, a forma mais utilizada de contato entre as pessoas era ainda a mesma de muitos séculos passados: Cartas.

Desde o lançamento de O Senhor dos Anéis em 1954, várias cartas estavam sendo enviadas para a casa do professor Tolkien. E ele fazia questão de responder atentamente cada uma delas em seu pequeno escritório. Algumas levantam novas hipóteses e informações sobre suas histórias da Terra-média e outras faziam brincadeiras, outras apresentavam verdadeiros tratados filosóficos.

Em 1981, Christopher Tolkien e Humphrey Carpenter reuniram várias dessas cartas e publicaram no livro  ”As Cartas de Tolkien”, uma bela coletânea das cartas escritas ao longo da vida do professor. Mas esse livro não contemplou todas as cartas, até por que muitas delas eram desconhecidas na época (e algumas ainda são), pois estavam guardadas com seus respectivos endereçados.

Com o passar dos anos novas cartas foram sendo descobertas, especialmente aquelas que eram enviadas para leilão  na internet. Atualmente são mais de 200 novas cartas com conteúdos diversos. E nessa semana foi encontrada mais uma, com um toque especial.

A Holanda foi o primeiro país a traduzir e publicar o Senhor dos Anéis logo após seu lançamento e naquele país obteve um relativo sucesso. Em 1958, um leitor de Tolkien Holandês enviou uma carta ao professor Tolkien, o convidando para tomar uma xícara de chá.  Em resposta a carta Tolkien escreveu o seguinte:

carta tolkien

Mantenha a chaleira acesa!  Procure-me especialmente em momentos improváveis. Mas, infelizmente, tenho que voltar ao Água a negócios.

Gandalf

2 Astron

Além de ser uma carta escrita pelo professor Tolkien, simulando uma carta enviada pelo Gandalf, é interessante os detalhes. Primeiramente a assinatura do Gandalf em letra comum e em seguida a letra “Unque” do alfabeto Tengwar, que corresponder a letra “G” nesse sistema de escrita dos elfos. E logo abaixo há a referência a data em “2 Astron”.

Nos apêndices de O Senhor dos Anéis, o Retorno do Rei, você poderá encontrar uma parte que trata sobre o calendário dos Hobbits. E lá existe o mês chamado “Astron”. Esse mês corresponde basicamente ao mês de abril, mais especificamente aos dias entre 23 de março de 21 de abril. Na carta podemos ver que menciona o segundo dia, então poderíamos concluir que foi escrita no dia 25 de março de nosso calendário.

Importante ressaltar que Tolkien não entendia que o personagem Gandalf o representava dentro de suas histórias. Tolkein chegou a dizer que: “Não sou Gandalf, sendo um Subcriador transcendente neste mundinho. No que diz respeito a algum personagem ser “como eu”, este é Faramir — exceto que me falta o que todos os meus personagens possuem (deixe os psicanalistas notarem!): Coragem”.

A carta ainda permanece com seu dono (ou com sua família), que não quis se identificar, mas que decidiu digitalizar a carta com ajuda do nosso amigo Henk Brassien (http://www.hobbithunter.nl/).

 

 Veja outras cartas encontradas:

Carta de Rose Macnamara

Carta sobre W. H. Auden

  • Matheus Gonçalves

    Peter Jackson fará uma trilogia com esta carta…

  • Kyoshi Matsushita

    Mto bom! hehehe
    Sem contar a letra maravilhosa na carta…