Saiba mais sobre O Hobbit, Senhor dos Anéis…

Aranha descoberta no Brasil é batizada “Smeagol” de O Senhor dos Anéis

landumoema smeagol

Atualmente quase cem tipos de animais descobertos levam o nome cientifico baseado nas obras de Tolkien. E recentemente mais um se junta a essa lista, agora protagonizados por descobertas cientificas feitas no Brasil.

Uma nova espécie de aranha foi descoberta em uma rede cavernas em Minas Gerais (onde reside o fundador desse site, coincidência¿ hehehehe). Os cientistas encarregados decidiram fazer uma referência ao Senhor dos Anéis dando o nome cientifico de “Laudumoema smeagol”.

A descoberta foi publicada em forma de artigo no site journal Zookeys, em que mostra as diferenças as descobertas anteriores das aranhas Landumoema encontradas por Ricardo Pinto da Rocha e Marcos R. Hara em 1996 e 2008, respectivamente.

A aranha Smeagol tem nome científico Landumoema smeagol, e nunca havia sido vista antes em nenhum lugar do planeta. Seu corpo tem partes transparentes, mas ela é toda amarela, e sem pelos.

De acordo com o pesquisador Ricardo Pinto da Rocha, que conversou com a Fox News sobre a descoberta, a aranha Smeagol vive em áreas fora de proteção ambiental do governo, e está ameaçada pela extração de madeira e pedras na região.

O pesquisador também descobriu que a aranha é cega, e por isso vive em ambientes fechados, como as cavernas onde foi encontrada. Diferente de muitas espécies de aranha, esta não tem um olho sequer em sua face.

gollumtvspot1

“Seu nome combina com a sua biologia”, diz o especialista em aracnídeos Christopher Buddle da McGill University do Canadá, referindo-se ao fato de que Smeagol passou anos isolado em uma caverna e acabou se tornando o pálido Gollum. Da mesma forma, o aracnídeo perdeu a maior parte de sua pigmentação após gerações vivendo em cavernas escuras, úmidas.

No artigo publicado por Ricardo Pinto da Rocha, na parte de Etimologia pode ser ler o seguinte:

O epíteto específico refere-se ao Hobbit chamado Sméagol, criado por J.R.R. Tolkien, sendo o nome original do Gollum – o morador das cavernas localizadas abaixo das Montanhas Sombrias da Terra-média do livro O Senhor dos Anéis.

Muitos fãs já reclamam que o nome da aranha deveria ser Shelob (Laracna) ou mesmo Ungoliant, ao invés de Smeagol, afinal a descoberta foi de uma aranha. Contudo, percebe-se a intenção de homenagear a obra de Tolkien de um modo diferente.

Facebooktwittergoogle_plusredditby feather

2 comentários

  1. Ikaro Henrique /

    Ele descobriu, ele dá o nome que quiser.

  2. Thiago A. /

    Legal 🙂

Deixar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *