Saiba mais sobre O Hobbit, Senhor dos Anéis…

O Anel de ouro Romano que não inspirou Tolkien

anel tolkien romano

Em uma recente exposição (patrocinada pelo tesouro nacional inglês) na cidade de Silchester, localizada na Inglaterra, está um anel que teria inspirado o escritor JRR Tolkien a escrever O Hobbit e a trilogia do O Senhor dos Aneis.

O proprietário administrador do anel Dave Green, explique que há mais  para a história do que o anel – um local da era do ferro em que havia trabalho de minas conhecido como “a colina dos anões”, uma maldição ao ladrão que roubar o anel, e uma forte ligação com o próprio Tolkien.

O anel estava na coleção da família Chute (que por gerações estavam interessado na política, coleta e pesquisa de antiquidades) por séculos antes que a casa veio para o National Trust em 1930.

“Eu estava olhando para o anel para mostrar um visitante, e eu caminhei direito depois disso (foi quando  eu decidi que realmente tive que fazer mais sobre essa coisa incrível”, disse Green.

Com uma sala de exposições dedicada a Tolkien, a casa agora tem uma trilha de anões para as crianças e um novo playground com túneis circulares e montes verdes que  lembram a casa de Bilbo, o Bolsão. (veja o video das crianças brincando nesse playground AQUI).

O anel foi provavelmente encontrado em 1785 por um fazendeiro que estava arando a terra a alguns quilômetros de distância entre as paredes de Silchester, um dos locais mais enigmáticos relativo aos romanos no país – uma cidade que floresceu antes da invasão romana, e que foi abandonada por volta do século 7 e nunca foi reocupada.

O anel feito de ouro contem uma inscrição em latim “Senicianus viver bem em Deus”, e também há uma imagem da deusa Vênus. É maior do que a média e pesa 12 gramas.

 

Comentário de Eduardo Stark

(o comentário a  seguir reflete apenas a opinião de seu escritor e não do site tolkienbrasil.com)

Bem,  vamos ver se  é assim que acontece: Tolkien tem um anel de ouro nas históriras e os Romanos tem um anel de ouro também. Portanto, o anel de ouro dos Romanos é o anel de Tolkien?

Salomão tinha um anel de ouro, reis tinham anéis de ouro, milhares de pessoas nesses tantos anos da existência humana tiveram uma anel de ouro. O que faria desse anel algo que pudesse inspirar Tolkien?

Ainda que Tolkien tivesse tido a ideia de se inspirar nesse anel para suas histórias isso muda alguma coisa? Creio que Frodo ainda teria que carregar o fardo até a montanha da perdição.

A verdade é que provavelmente Tolkien nem se quer sabia da existência desse anel Romano. Não há nenhuma referência a esse anel em seus escritos (e acredite são várias cartas, vários manuscritos e livros etc). Muitos dizem que Tolkien na verdade teria se inspirado nas histórias nórdicas sobre o anel de nibelungo. Mas é sempre bom repetir a frase do professor sobre essa comparação “Ambos os anéis eram redondos, e é aí que a semelhança termina“.

Mas como se trata de um memorial em homenagem a Tolkien, e assumindo que o projeto é feito por voluntários e patrocinado pelo tesouro nacional como um projeto social, podemos ignorar o fato de que Tolkien não se inspirou nesse anel e apenas ‘sermos felizes’ assumindo que esse anel tem alguma relação com a vida ou obra de Tolkien. Tudo pelo bem das crianças…

Atualização 12 -03-2014

Comentário de Christina Scull e Wayne Hammond

Alguns dias após a publicação dessa notícia os comentários dos especialistas Christina Scull e Wayne Hammond são categóricos e são no mesmo sentido que o Eduardo Stark ressaltou:

“Não há nenhuma evidência, ou boa razão para acreditar que Tolkien foi inspirado pelo anel Romano, por razões outras que tenho mostrado aqui e em vários fóruns de discussão sobre Tolkien: que o anel, como primeiro apareceu na primeira edição de O Hobbit, não tinha uma “maldição”, se alguém quer usar essa palavra para descrever a natureza do Anel como desenvolvido depois por Tolkien. Um desejoso pensamento, de fato, como Larry escreve, do tipo que temos visto desde o tempo dos filmes do Senhor dos Anéis, e ainda estamos vendo com os filmes Hobbit em lançamento, com tantas alegações de conexões de Tolkien baseadas em sua maioria em ideias duvidosas, alguns dos quais tem sido invenções puramente. As manchetes da imprensa não ajudam também. Algumas nessa história do anel diziam que ele “deveria ter inspirado Tolkien”, enquanto outros diziam “inspirado por Tolkien”, transformando a suposição em um fato e  para leitores indiscriminadamente “poderia ter” seria considerado como “teve”.       (Versão em inglês: Nor is there any evidence, or good reason to believe, that Tolkien was inspired by the Roman ring, for reasons others have put forward here and in various Tolkien discussion forums, e.g. that the Ring, as it first appeared in the first edition of The Hobbit, did not have a “curse”, if one wants to use that word to describe the nature of the Ring as later developed by Tolkien. Wishful thinking, indeed, as Larry writes, of the sort we’ve seen since the time of the Lord of the Rings films, and are still seeing with the Hobbit films in release, with so many claims of Tolkien connections based on the most dubious of ideas, some of which have been outright invention. Press headlines don’t help, either: some of those for the ring story said that it “may have inspired Tolkien”, while others said “inspired Tolkien”, turning a supposition into a fact — and for undiscriminating readers, “may have” will be taken to mean “did”).

Para quem não conhece, a Christina Scull e o Wayne Hammond escreveram o livro J.R.R.Tolkien Companion and Guide Chronology, que narra a vida de Tolkien dia a dia em tópicos, assim os escritores tiveram acesso a diversos documentos biográficos do professor (até mesmo os diários) e esse casal também editou livros do Tolkien (como Roverandom e outros).

Fonte: http://www.guardian.co.uk/books/2013/apr/02/hobbit-tolkien-ring-exhibition

Fonte2: http://www.bbc.co.uk/gloucestershire/films/tolkien.shtml

Fonte3: https://www.youtube.com/watch?v=2mMxjzaSoTs

Fonte4: https://www.youtube.com/watch?v=7X80JkIsgOo

Fonte5: https://www.youtube.com/watch?v=wbr_q-jL1FI

Fonte6: https://groups.yahoo.com/neo/groups/mythsoc/conversations/topics/24198

Facebooktwittergoogle_plusredditby feather