Saiba mais sobre O Hobbit, Senhor dos Anéis…

Pe. Paulo Ricardo: “Eu canonizaria o livro O Senhor dos Anéis!”

É comum padres católicos dos Estados Unidos ou Inglaterra lerem as obras de Tolkien e ficarem fascinados com o conteúdo dos livros, e em especial pelo fato de que J.R.R.Tolkien era um católico fervoroso, que teve parte de sua criação por um padre e um de seus filhos seguiu o sacerdócio. Muitos padres até utilizam em seus sermões ou seminários algumas citações ou referências as histórias do Universo criado por Tolkien.

Mas após os filmes, ocorreu uma maior disseminação das obras de Tolkien pelo mundo. Chegando com maior intensidade ao Brasil, Argentina etc. Um exemplo disso foi o Cardeal Argentino Bergoglio (atual Papa Francisco) que em um sermão fez referências a história presente no livro O Hobbit. (veja mais sobre isso AQUI e o sermão completo original AQUI).

No Brasil, estudantes e jovens católicos admiram as obras de Tolkien e as utilizam não apenas como uma fonte de entretenimento, mas uma busca pela compreensão e interpretação das obras sob um ponto de vista católico. Como exemplo temos o Diego Klautau e o Guilherme Freire, palestrantes aqui no Tolkien Brasil em algumas oportunidades.

Além deles, nomes importantes em nosso cenário nacional católico, adotam as obras de Tolkien e possuem um especial carinho pelos livros do professor. Como exemplo temos o ministro Ives Gandra Martins Filho, católico e adepto da Opus Dei (veja uma entrevista em vídeo com ele AQUI), dentre outros.

Mas estamos falando hoje, especialmente do Padre Paulo Ricardo. Ele já fez alguns pequenos vídeos que podem ser vistos na internet (AQUI) falando sobre a relação de Tolkien com o catolicismo e comentando sobre a espiritualidade no Senhor dos Anéis.

149301_512804235462792_1875853813_n

Padre Paulo Ricardo

No dia 24 de setembro de 2013, o Padre Paulo Ricardo apresentou uma palestra transmitida ao vivo pela internet, e o tema era justamente O SENHOR DOS ANÈIS.

Nessa brilhante palestra o padre apresentou um pouco de seu ponto de vista sobre a vida do professor Tolkien, ressaltando sobretudo os aspectos católicos da vida e da obra do Tolkien.

Durante a palestra ele disse algo muito interessante. E que é muito bom, até mesmo para os que não são católicos. Ele disse que canonizaria, se pudesse, o livro O Senhor dos Anéis, por seus elementos implícitos e de cunho católico.

A palestra é divertida e envolvente. Dados importantes são apresentados de uma forma clara e didática. E logo no início, algo muito legal, o padre inicia a palestra com um cumprimento em élfico.

Você pode conferir a palestra completa, e posterior resposta a perguntas dos internautas, abaixo:

Resumo: A luta contra o Mal, o peso do fardo carregado por um inocente para a salvação do mundo, o valor do amor e da amizade, a união em torno de um objetivo comum, todos esses valores cristãos são retratados de maneira fantástica na trilogia “O Senhor dos Anéis”, do grande escritor católico J.R.R. Tolkien. Nestes dias em que se recordam os 40 anos de sua morte, nada melhor que adentrar ao mundo criado por ele, enxergando por trás de seu imaginário a história da salvação oferecida por Cristo aos homens.

 

Outro comentário importante do padre Paulo, é que ele disse brevemente que pode haver a possibilidade de que algum dia ele faça um curso específico sobre Tolkien.

No site do sacerdote há vários cursos religiosos, alguns gratuitos outros em modalidade paga, que apresentam um sistema muito eficaz de aula e com a possibilidade de participação das pessoas ao vivo.

Bem, nós do site Tolkien Brasil apoiamos essa iniciativa do curso e mais palestras do Padre Paulo. Por isso pedimos a todos que acompanham o site que acessem a caixa de contatos do site do Padre e envie pedidos para que o curso seja iniciado. Para fazer esse contato clique  AQUI e deixe sua mensagem do quanto gostaria de participar desse curso sobre Tolkien ou mesmo pedidos para novas palestras.

Facebooktwittergoogle_plusredditby feather
  • Matheus Vieira da Cunha

    Eu já rezo para Tolkien a um tempão, sempre vi ele como um exemplo de estudante e católico.

  • dsam

    Não consegui enviar a mensagem ao PE. Paulo Ricardo.Mas gostaria que ele soubesse, que os filmes,ainda nao li toda a obra, ajudam-me a encontrar respostas ao vazio existencial de nosso tempo. Abre espaço na minha mente para entender a açao de deus em minha historia. E e so o começo. Assim os cursos deveram ajudar tambem a muitos. e dar esperança aos coraçoes sombrios como Mordor , e que precisam encontrar a Luz …para voltar a sorrir e sentir o vento , a beleza das montanhas , o gosto dos morangos e o desejo de viver no a vida simples do condato. No final da contas e tudo o que a humanidade quer e nao sabe. O mundo tecnologico , frito e solitario nao e o mundo para os homens viverem …..espero que façam chegar ao padre minha experiencia com a obra .

  • Andrea Machado

    Já curtia Tokien, com o interesse e o pronunciamento do padre Paulo Ricardo então, que também gosto demais, a coisa ficou completa.

  • Pingback: Pastor acusa Tolkien e Lewis de serem satanistas! - Tolkien Brasil()

  • Pingback: Grupo de religiosos quer tornar J.R.R.Tolkien um Santo da Igreja Católica! - Tolkien Brasil()

  • Michael Christian

    Meu tem um padre de uma paróquia muito próxima da minha casa que tbm tem a mesma opnião!