Saiba mais sobre O Hobbit, Senhor dos Anéis…

Como se diz feliz ano novo em élfico?

 

Na língua Quenya, há duas formas distintas (variações na verdade) de se dizer Feliz Ano novo, que é traduzido como “Tenha um feliz ano novo”, apenas “Feliz ano novo”. A riqueza linguista é muito interessante e toda uma lógica criativa, demonstrando a genialidade do professor Tolkien.

As formas mais comuns em Quenya de se dizer essa expressão são:

Ná alya i vinya coranar!  ou  Ná alya i vinya loa!  ou Nauva alya i vinya coronar!

 

1)ou Nauva

A primeira palavra utilizada é “Ná”, que é o verbo “Ser-Estar” empregado em sua forma simples, podendo ser traduzido simplesmente como “É”, (como na frase ringa na, que significa: está frio) ou ainda é usado como uma forma de afirmação (algo como “Sim” ou “assim é”).

Talvez o termo correto a ser utilizado seja NAUVA ao invés de . Pois a expressão nauva é a forma futura do verbo Ser-Estar (ná). Ou seja, nauva significa “Será”. Assim, por exemplo: “nauvan” significa “eu serei” Ao dizer significa que se está afirmando que ”é” um bom ano e não que “será” um bom ano.

Mas, há também o termo “Nai” como em “Nai Eru lye mánata” (Que Deus te abençoe). “Nai” exprime a ideia de vir a ser, algo a se concretizar.

Mas o uso da forma “Ná” é mais adotado entre os fãs e portanto, foi o destacado aqui.

 

2) Alya

A palavra Alya exprime a ideia de algo que é bom. Por isso pode significar prospero, rico, abundante, abençoado, dentre outros.Portanto, pode ser empregado como também “feliz”.

Em nosso mundo (não na terra média) Alya é um nome comum utilizado para mulheres de vários países do mundo em especial na Rússia, Indonésia, Israel, Índia, Paquistão e Iram. Sendo que na língua árabe significa céu, paraíso. Enquanto que em hebraico significa crescimento, ascensão. Alya é o nome de uma famosa cantora da Yugoslavia) e também é o outro nome da estrela Theta Serpentis.

 

3) “i”

O termo “i” é usado em Quenya como os artigos “o”, “os”, “a”, “as” (como em I-Eldanyárë – a história dos elfos). E pode ser usado também como pronome relativo “que”.

 

4) Vinya

Significa jovem, novo, fresco, que está por vir. Não se sabe ao certo se Tolkien recusou ou não essa palavra. Mas para esse caso usamos o sentido de “novo”.

Vinya era o nome dado originalmente pelos próprios numenorianos à sua ilha.

 

5) loa ou Coranar

O termo “loa” significa literalmente “crescimento”, usado para um ano solar (= coranar) quando ocorre as mudanças sazonais são verificadas. Pode ser também traduzido como “tempo de cultivo”. A forma loa é também usada como um possível cognato do Sindarin  “ló” (pântano), mas precisamente porque tem relação com “ano”, esse cognato Quenya não está em uso.

A palavra “Coranar”, tem significado semelhante ao de “loa”. Coranar significa circulo solar ou ano solar.

Pode-se usar, portanto, tanto Loa, quanto Coranar, pois ambas tem o mesmo sentido. Basta você pronunciar e ver qual você entende que seja mais agradável.

 

PRONUNCIA

Não entraremos em detalhe quanto a pronuncia, pois poderemos nos alongar demais nesse artigo. Por isso, reocmendo que assista ao video abaixo, feliz pelo pastor da igreja luterana na Finlândia Petri Tikka. Que é declaradamente especialista em Tolkien, com mestrado em teologia chamado”God in Tolkien’s Work”. Alguns de seus sermões na Igreja de sua cidade são baseados na Bíblia e sua relação com os ensinamentos de Tolkien.

UM ANO NOVO TODO EM ÉLFICO

 

Que tal fazer um brinde ao ano novo e gritar Ná alya i vinya coranar!

Em seguida você pode se dirigir a algum amigo que saiba élfico também e dizer Anar caluva tielyana (O sol brlhará sobre o seu caminho), ao qual ele poderá responder “Valar Valuvar” ( A vontade dos valar será feita).

Então, tenham todos um bom ano novo. E que o ano de 2013 seja um ano abençoado, cheio de alegrias, e especialmente com grandes novidades acerca do grandioso legado deixado pelo professor Sir. J.R.R.Tolkien.

 

Ná alya i vinya coranar!

 

Namárië

Facebooktwittergoogle_plusredditby feather

Deixar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: