Saiba mais sobre O Hobbit, Senhor dos Anéis…

Entendendo os astros e o Universo de Tolkien

 by Eduardo Stark

Muitas pessoas perguntam sobre as nomenclaturas de lugares que em geral não estão em mapas, especialmente aqueles mencionados no Silmarillion.  Pensando nisso fiz uma espécie de simplificador em uma imagem (abaixo) e devido as perguntas explicarei os nomes rapidamente em um texto objetivo.

A imagem que segue não representa todas as fases que o mundo já passou. O mundo de Tolkien vai sendo mudado conforme o passar das eras. Essa ilustração representa o Universo e as toda criação de Eru Ilúvatar nos tempos da 1ª era e 2ª era. Mas é apenas um indicativo para as nomenclaturas e isso deve ser deixado bem claro. Por exemplo, o Helcaraxe não existia mais na época da 2ª era, da mesma forma que Númenor não estava no mapa na 1ª era.

Importante ressaltar também que esse texto não deve ser substituído pela leitura atenta da obra de Tolkien. Somente lendo diretamente os escritos do professor é que se pode chegar a alguma conclusão, ou seja, não tome esse texto como parâmetro parta sempre da fonte (nesse  caso O Silmarillion e os livros de A História da Terra Média).

arda e o universo

REGIÕES IMATERIAIS

 

SALÕES ETERNOS (ou Salões sem fim, Palácio eterno): Provavelmente a primeira coisa criada por Eru Ilúvatar foi os Salões eternos. Esse lugar é algo completamente imaterial onde o próprio Eru faz a sua moradia, sendo imaterial é eterno e infinito, não tendo limites em tempo, espaço etc. Sabe-se apenas que os Salões Eternos se difere do abismo e do Vazio. Durante a criação do mundo material alguns dos Ainur (seres angelicais criados por Eru) deixaram os Salões Eternos, mas a grande maioria permaneceu junto a Eru. Importante ressaltar que nenhuma alma que nasceu em terras materiais vai para os Salões Eternos, ou seja, este não é a mesma coisa que o Céu na mitologia cristã. Existem duas partes dos Salões Eternos o Firmamento e o Abismo.

FIRMAMENTO é a parte dos Salões Eternos considerada mais elevada.

ABISMO é a parte dos Salões Eternos mais profunda.

VAZIO (ou o Nada): O Vazio é o contrário de toda a existência, seja ela material ou imaterial. Melkor perambulou pelo Vazio a procura da Chama Imperecível no inicio dos tempos, porém não teve sucesso. O Vazio está separado de tudo o que existe e por isso alguns dizem ser eterno, mas não há certeza sobre isso e muitos preferem dizer que essa é apenas uma região não habitada no espaço.

 

REGIÕES MATERIAIS

 

ËA (o mundo criado): é tudo o que foi criado materialmente por Eru Ilúvatar. Seria o equivalente ao nosso Universo (que inclui todos os astros, planetas, galáxias etc). Os Ainur que vivem nos Salões Eternos chamam ËA de ‘pequeno reino’. É dentro de ËA que se situa os Círculos do Mundo.

CÍRCULOS DO MUNDO: é a região que está entre Arda e o Vazio. São nos Círculos do Mundo que os astros estão (Sol, Lua, estrelas etc). É dividido em três regiões básicas: Vista (onde ficam as nuvens e os pássaros podem voar), Ilmen (região atmosférica acima de Vista, onde fica a lua), Menel (região onde ficam as estrelas, alguns dizem ser o mesmo que Vaiya), Vaiya (região acima de Ilmen onde fica o Sol, seria o equivalente a nossa galáxia).

ARDA: seria o equivalente a nosso planeta Terra. Durante a primeira e segunda eras o mundo era plano. Existindo a parte de cima com dois continentes básicos: Aman e a Terra Média. E a parte de baixo chamada de Ambar.

AMBAR: É o equivalente a Crosta Terrestre. A parte de baixo de Arda. É conhecida por ser as raízes do mundo.

TERRA MÉDIA: é o nome do continente onde se situavam as regiões de Beleriand, Gondor etc. È onde os homens, elfos e anões nasceram e desenvolveram a maior parte de suas vidas. Após a Guerra da Ira uma grande parte do continente foi destruída durante a batalha dos Valar contra Morgoth (toda a região de Beleriand e partes adjacentes). Nisso, foi criada a ilha de Númenor para habitação dos humanos que lutavam em favor dos Valar, o que deu início a Segunda Era.

AMAN: é o continente onde habitam os Valar, Maiar e elfos que foram convidados para ali morar. A região onde os elfos vivem é chamada de Eldamar, que fica na região costeira do lado da Terra Média. A região onde os Valar vivem é chamada de Valinor, que fica na região interior do continente. Valinor é dividida em várias regiões de acordo com o Valar que ali habita. Por exemplo: Yavanna vive nos “Pastos de Yavanna”, Nienna nos “Salões de Nienna”, Oromë nas “Florestas de Oromë”, Mandos nos “Salões de Mandos” e por aí vai.

Durante a primeira e a segunda era, ainda existia a possibilidade de qualquer mortal embarcar em um navio e atravessar o mar chegando ao continente de Aman. Era possível, porém não permitido pelos Valar. Mas com a tentativa de invasão dos Númenorianos durante a segunda Era, os Valar decidiram retirar Aman dos Círculos do Mundo. Dessa forma existiam apenas três formas de se chegar a Aman durante a Terceira Era e depois: 1 – Por concessão dos Valar (aplicado aos elfos que poderiam pegar um barco e chegar a Aman) 2 – Por morte (ao falecer a alma do ser vai para os Salões de mandos, onde aguarda) 3 – Atravessando a Estrada Reta por meio da navegação (pelo que se sabe apenas Aelfwine conseguiu atravessar essa estrada e chegar em Tol Eressea por volta do ano 980 d.c).

Para um maior aprofundamento sobre mapas recomenda-se o livro “ATLAS DA TERRA MÉDIA”, que você pode conferir a vídeo resenha clicando AQUI.

Outras dúvidas e questionamentos por gentileza poste em nosso grupo no facebook.

Facebooktwittergoogle_plusredditby feather

7 comentários

  1. Felipe /

    Existe vida após a morte no universo tolkien?

  2. Egleidson /

    Na verdade, depois da invasão numenoriana, é o próprio Eru quem intervém e não uma decisão dos Valar, tornando a própria Arda em uma esfera (Como a Terra Atual) e retirando Valinor do Alcance dos mortais, sendo que somente os elfos poderiam encontrar o que se chama de A Rota Plana que leva Valinor

  3. José Henrique Vaskys Lima /

    Bacana esse mapa! Incluiria também as praias de fora (onde os humanos ficam após morrerem, como foi o caso do encontro da Lúthien com o Beren) e os mares circundantes. Parabéns!

    • Não sabia sobre as praias de fora. Para mim, os humanos que morriam “ninguém sabia o que acontecia com eles”.
      Eu sempre tive curiosidade de saber para onde os anões, hobbits, homens e orcs iam depois de morrer.

    • A segunda morte de Beren e Luthien né? A primeira eles ficam com Mandos (acho)

Trackbacks/Pingbacks

  1. Lendo Tolkien – Início ♥ | - […] Stark pela ajuda e pelo link explicativo que ele me passou sobre o assunto e que me ajudou muito,…

Deixar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: