Saiba mais sobre O Hobbit, Senhor dos Anéis…

Ainulindalë – análise geográfica

Se inscreva no nosso canal para receber os vídeos novos com mais análises AQUI.

================================

Regiões Imateriais:

 

Salões Eternos (ou Salões sem fim, Palácio eterno, Mansões Eternas): uma das primeiras coisas criadas por Eru Ilúvatar. É um considerado um lugar completamente imaterial onde o próprio Eru faz a sua moradia, sendo imaterial é eterno e infinito, não tendo limites em tempo, espaço etc. Sabe-se apenas que os Salões Eternos se difere do abismo e do Vazio. Durante a criação do mundo material alguns dos Ainur deixaram os Salões Eternos, mas a grande maioria permaneceu junto a Eru. Existem duas partes dos Salões Eternos: o Firmamento e o Abismo. O Firmamento é a parte dos Salões Eternos considerada mais elevada. Enquanto o Abismo é a parte mais profunda dos Salões Eternos. Não existe a noção de tempo nos salões eternos.

Belas Regiões: são os lugares criados por Ilúvatar para que os Ainur habitassem. São separadas do Vazio e estão nos Salões Eternos.

Vazio: O Vazio é a ausência de toda a existência, seja ela material ou imaterial. Melkor perambulou pelo Vazio a procura da Chama Imperecível, porém não teve sucesso, pois ela não está no Vazio. O Vazio está separado de tudo o que existe, não se sabe se é finito ou eterno, por isso é preferível dizer que essa é uma região não habitada e sem existência. Não existe a noção de tempo no Vazio.

Regiões Materiais:

 

Ëa (o mundo criado): é tudo o que foi criado materialmente por Eru Ilúvatar, através da Chama Imperecível. Seria o equivalente ao nosso Universo (que inclui todos os astros, planetas, galáxias etc). Está caracterizado por matéria, tempo e espaço. Dentro de Ëa se situa os Círculos do Mundo.

Círculos do Mundo: é a região que está entre Arda e o Vazio. Estão nos Círculos do Mundo os astros (Sol, Lua, estrelas etc). É dividido em três regiões básicas: Vista (onde ficam as nuvens e os pássaros podem voar), Ilmen (região atmosférica acima de Vista, onde fica a lua), Menel (região onde ficam as estrelas, alguns dizem ser o mesmo que Vaiya), Vaiya (região acima de Ilmen onde fica o Sol, seria o equivalente a nossa galáxia).

Arda: seria o equivalente ao planeta Terra.

 

Facebooktwittergoogle_plusredditby feather

2 comentários

  1. Leonardo Araujo /

    Eu achei bem legal sua representação. É de grande ajuda para aqueles que, como eu, estão iniciando agora no universo de Tolkien.
    Só tem um detalhe. Você disse que Arda é “equivalente” à Terra, mas Tolkien disse (não lembro onde li isso) que os contos do Hobbit e do Senhor dos Anéis correspondem a um passado fictício do mundo real. Sendo assim Arda não seria equivalente à Terra, mas a própria Terra.

Deixar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: