Saiba mais sobre O Hobbit, Senhor dos Anéis…

Rainha da Espanha declara ser fã de J.R.R. Tolkien!

Letícia da Espanha

Letícia da Espanha

Parece comum entre as famílias das realezas europeias lerem e admirarem as obras de J.R.R. Tolkien. A rainha Elisabeth II conheceu pessoalmente o professor e o nomeou Commander da Ordem do Império Britânico, bem como o Príncipe Charles e o Príncipe Williams já declaram sua paixão pelo Universo de Tolkien. Margrethe, Rainha da Dinamarca, também é fã das obras do professor de Oxford há mais de três décadas. E o Papa Francisco já declarou sua admiração pela obra de Tolkien.

Esses são até o momento os nomes de monarcas famosos que publicamente demonstraram seu afeto por Tolkien. Mas certamente devem existir outros leitores monarcas que admiram a obra de Tolkien e que ainda não declaram em público. Foi o caso da Rainha Letícia da Espanha, que recentemente declarou seu afeto por Tolkien.

Letizia Ortiz, rainha da espanha

Letizia Ortiz, rainha da espanha

Letizia Ortiz Rocasolano, conhecida Letícia da Espanha, é a atual rainha consorte da Espanha, casada com o rei Filipe VI. Filha de uma enfermeira e de um jornalista, Letícia seguiu a carreira do pai como jornalista em radio e jornal televisivo da Espanha, até que se casou com Felipe VI em 2004.

Ontem, 21 de Abril de 2015, durante o evento  37ª edición de los Premios de Literatura Infantil El Barco de Vapor y Juvenil Gran Angular, a Rainha da Espanha declarou ser uma leitora de Tolkien e o quanto isso foi importante em sua vida.

Boa noite a todos. Entregar os prêmios SM tornou-se uma doce rotina que aguardo com alegria a cada ano. Não sabem como o que eu digo é verdade. Porque aqui falamos de ler, mas não para viajar ou para habitar mundos, nem mesmo para voar. Ler para aprender a pensar. E poder assim viajar, habitar mundos e, claro, voar.

E como essa é a noite dos grandes começos, deixe-me falar sobre esse começo…. “Quando o Sr. Bilbo Bolseiro de Bolsão anunciou que em breve celebraria seu onzentésimo primeiro aniversário com uma festa de especial grandeza, houve muito comentário e agitação na Vila dos Hobbits”. É o começo de um livro que teve um significado especial em meus primeiros dias como uma leitora, há muitos anos. Compartilhar com vocês o fato de que Tolkien foi uma das minhas leituras mais antigas e mais belas, dá uma ideia do quão confortável e como sou grata por estar de volta aqui reconhecendo o trabalho de dois jovens autores que agora são ganhadores de dois importantes prêmios de  literatura infantil e juvenil.

A citação feita pela Rainha está no início do Capítulo I, Uma Festa Muito Esperada, de O Senhor dos Anéis, A Sociedade do Anel.

Veja o vídeo completo do evento abaixo. O discurso da rainha da Espanha começa no minuto 55:00.

facebooktwittergoogle_plusredditby feather