Saiba mais sobre O Hobbit, Senhor dos Anéis…

Obama admite influência de Tolkien e o cita em discurso!

 

O professor J.R.R. Tolkien é um dos mais bem sucedidos escritores da história mundial em toda a existência humana.

A sua capacidade de influenciar a cultura popular no século XX até hoje é muito forte. A Prova disso são as celebridades, estudiosos e  governantes, que leram (ou durante sua infância ou depois) as obras e tiraram delas algum ensinamento. Um exemplo disso é o presidente dos E.U.A, Barack Obama. Que leu o Senhor dos Anéis e o Hobbit e teve influências de suas histórias na sua vida.

“Eles não eram apenas algumas histórias de aventura, mas eram histórias que me ensinaram sobre os problemas sociais. Ensinou-me sobre como as pessoas interagem umas com as outras … sobre como algumas pessoas são boas e algumas pessoas são cruéis. E sobre a história deles. E sobre o quanto as pessoas tem desafios em suas vidas” – BARACK OBAMA, presidente dos Estados Unidos, sobre os livros O Hobbit e o Senhor dos Anéis (lidos em sua infância e adolescência).

 

OBAMA CITA FRASE DE O SENHOR DOS ANÉIS EM DISCURSO

 

Em 24 de fevereiro de 2009, em um longo discurso, o então eleitor presidente Barack Obama cita uma frase de um dos personagens do Senhor dos Anéis. Veja o trecho do discurso proferido ao congresso:

Eu sei que é fácil perder de vista esta verdade, tornando se cínico e duvidoso, consumidos pelo que é pequeno e trivial.  Mas em minha vida, eu também aprendi que  a esperança é encontrada em lugares improváveis, e que a inspiração muitas vezes não vem daqueles que são mais poderosos ou uma celebridade, mas dos sonhos e aspirações de Americanos comuns que não são nada além de comuns.  (I know that it is easy to lose sight of this truth – to become cynical and doubtful; consumed with the petty and the trivial. But in my life, I have also learned that hope is found in unlikely places; that inspiration often comes not from those with the most power or celebrity, but from the dreams and aspirations of Americans who are anything but ordinary).

 

Pose-se dizer que esse seria apenas um trecho normal em meio a um discurso do Obama. Mas o comentarista e jornalista Aaron Zelinsky, em texto sobre o discurso do presidente, comenta que essa seria uma citação um pouco alterada do livro O Senhor dos Anéis, em especial de uma fala do personagem Gildor:  “Courage is found in unlikely places.”

O comentário de Aaron Zelinsky é o seguinte:

“Não temam, fans do Hobbit. Vocês não foram deixados de lado nesse discursos! J.R.R.Tolkien é o progenitor dessa frase. Na Sociedade do Anel, Gildor Inglorion declara que “A coragem é encontrada em lugares improváveis.” (Fear not, Hobbit-fans. You have not been left out of the speech! J. R. R. Tolkien is this phrase’s progenitor. In The Fellowship of the Ring, Gildor Inglorion declares that, “Courage is found in unlikely places.)

No filme do Senhor dos Anéis, a sociedade do anel,  Peter Jackson modificou essa frase, passando-a para Galadriel, respondendo a Frodo após olhar o espelho: “Até mesmo as menores das criaturas podem mudar o curso do futuro”. No filme de O Hobbit, uma jornada inesperada, foi aplicado esse mesmo sentido na fala de Gandalf com Galadriel em Valfenda.

Em 29 de abril de 2015, o presidente Obama é entrevistado novamente sobre suas preferências literárias quando jovem e responde que leu O Hobbit e o Senhor dos Anéis “que ainda continuam sendo populares até hoje”.

OBAMA O SENHOR DOS ANÉIS – O JOGO

A questão foi levada um pouco a sério pelos fãs. Tanto que criaram na internet um jogo chamado “OBAMA LORD OF THE RINGS”, em que o personagem do jogo é o próprio Obama, tentando resolver os problemas da Terra – Média e destruir o Um anel na montanha. Confira o link abaixo e divirta-se passando o tempo nesse joguinho feito em flash.

Obama Lord Of The Rings – Help Obama destroy Sauron’s only ring

obamagame

Fonte: http://www.arcadestreet.com/obama-lord-of-the-rings.htm

Fonte: http://www.huffingtonpost.com/aaron-zelinsky/obamas-rhetorical-inspira_b_169727.html

Fonte: http://www.huffingtonpost.com/2009/02/24/obama-speech-tonight-vide_n_169671.html

Facebooktwittergoogle_plusredditby feather

Sem comentários

Trackbacks/Pingbacks

  1. Presidente da Ucrânia Petro Poroshenko compara “Nova Rússia” com “Mordor” de O Senhor dos Anéis - Tolkien Brasil | Tolkien Brasil - […] Tolkien e referências as suas obras são rotineiramente utilizados em discursos de políticos (exceto no Brasil, até hoje não…

Deixar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: